Passeios à beira-mar ajudam a combater a insónia

Um estudo revelou que caminhar próximo ao mar é mais benéfico para o sono do que passear em outros ambientes ao ar livre, como parques ou montanhas.

A pesquisa contou com a participação de 100 ingleses com idades entre 21 e os 82 anos, que foram divididos em dois grupos. O primeiro fez caminhadas no litoral, enquanto o segundo caminhou em parques e montanhas.

O trabalho concluiu que uma caminhada perto do mar antes de dormir aumentou o tempo de sono em cerca de uma hora, enquanto aqueles que realizam um passeio no interior, longe do mar, tiveram apenas 12 minutos adicionais.

Segundo a pesquisa, um passeio pela costa também traz à tona bons pensamentos relacionados com família e a infância, além de estimular a reflexão.

Eleanor Ratcliffe, psicóloga e principal autora do estudo comissionado pela organização de conservação da natureza britânica National Trust, afirma que ainda não foi possível encontrar uma razão específica que explique este resultado.

Há, contudo, uma possível explicação: os sons do oceano, a brisa e a pressão atmosférica são mais adequadas ao relaxamento e, portanto, à indução do sono.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.