Médico retirado à força de avião da United Airlines com overbooking

Vários vídeos divulgados esta segunda-feira mostram um passageiro a ser arrastado pelo chão para fora de um avião da United Airlines, no Aeroporto Internacional de Chicago, nos Estados Unidos.

Segundo os meios de comunicação locais, a United Airlines já teria avisado os passageiros que o voo estava “sobrelotado”, ou seja, que a empresa tinha vendido mais bilhetes do que o número de lugares disponíveis.

Como eram necessários lugares para funcionários da própria companhia aérea que tinham de estar em Louisville, no dia seguinte, a United Airlines procurou voluntários para trocar de voo, oferecendo reembolsos de até 800 dólares (750 euros), mas ninguém aceitou abandonar o avião.

Assim, a companhia usou um programa de informática para escolher aleatoriamente quatro passageiros que seriam convidados a ficar em terra, e um dos selecionados foi o indivíduo em questão.

Os vídeos foram publicados por outros passageiros e mostram três polícias que se aproximam do indivíduo que já estava sentado e lhe pedem que desista de viajar. Mas, quando o homem se recusou a sair, foi arrastado com agressividade.

De acordo com o Courier-Journal, o homem era um médico que estaria a viajar para ver pacientes num hospital em Louisville, na manhã seguinte.

Depois de ser arrastado e expulso do avião, o homem obteve permissão para voltar para o avião e apareceu “a sangrar e desorientado“, segundo testemunhas locais.

Um porta-voz da United Airlines confirmou que “o voo 3411 tinha excesso de passageiros” e “depois de procurarem voluntários, um dos passageiros recusou sair e foram chamadas as autoridades”.

No mês passado, a mesma companhia aérea esteve envolvida noutra polémica ao impedir que duas raparigas embarcassem num voo por não cumprirem o código de indumentária da companhia ao usarem leggings.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se eu tivesse dinheiro para viajar nunca mais viajaria nessa companhia….

    Agora é vestir o fato de treino e ir dar a voltinha habitual ao centro comercial.

RESPONDER

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …

Luso-canadiano quer criar 25 murais dedicados a Amália Rodrigues

Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues. “O …

MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado no processo da compra de ações da ESFG

O Ministério Público e o Banco de Portugal pediram, esta segunda-feira, ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que mantenha a coima de 75 mil euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra …

Na luta contra a pandemia, Taiwan tinha alguns trunfos na manga (e o conflito com a China era um deles)

A resposta de Taiwan no combate à pandemia de covid-19 tem sido elogiada por profissionais de saúde pública em todo o mundo. Os conflitos geopolíticos com a China, a experiência em doenças respiratórias e a …

Autarca de Seul acusado de assédio. 500 mil pessoas contra funeral de 5 dias

O funeral do ex-presidente da Câmara de Seul, cujo corpo foi encontrado na semana passada, realizou-se esta segunda-feira, apesar da petição que contestava a utilização de fundos públicos para a cerimónia. De acordo com o jornal …

Governo exige que Bélgica retire Alentejo e Algarve de zonas arriscadas

O ministro dos Negócios Estrangeiros exigiu, esta segunda-feira, que a Bélgica retire o Alentejo e o Algarve da lista de áreas consideradas arriscadas, sujeitando viajantes destas regiões a "maior vigilância". "Para mim, foi com surpresa que, …