Parto da filha mais nova de Rangel foi pago pelo alegado testa-de-ferro

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

A factura do hospital privado onde nasceu a filha mais nova do magistrado Rui Rangel, fruto do relacionamento com Rita Figueira, foi paga pelo filho do advogado José Santos Martins, considerado pelo Ministério Público como o “testa-de-ferro” do juiz desembargador.

Emitida em Junho de 2012, a factura tinha o nome de Rita Figueira, que era então companheira de Rangel e mãe da bebé, mas o pagamento de 3130 euros ao Hospital dos Lusíadas, uma unidade privada, foi feito por Bernardo Santos Martins, filho do advogado José Santos Martins, avança o Correio da Manhã.

José Santos Martins é considerado o grande “testa-de-ferro” de Rangel, sendo responsável por vários depósitos em numerário feitos em contas do juiz. Além disso, há registos de que pagou diversas despesas de Rangel, incluindo facturas de telemóvel e prestações do seu carro.

Santos Martins movimentaria o dinheiro que, na realidade pertenceria ao magistrado, através das contas do filho e de contas no estrangeiro. Pai e filho são arguidos na investigação que envolve também Rangel.

O levantamento do sigilo bancário, nomeadamente às contas do juiz e das suas ex-mulheres, designadamente à também juíza desembargadora Fátima Galante, igualmente arguida no processo, permitiu detectar “um emaranhado de ligações e de promiscuidades”, refere o CM.

Às contas de José Santos Martins e do filho terão chegado “centenas de milhares de euros de José Veiga”, frisa a publicação. O ex-empresário de futebol é considerado um dos grande “corruptores” do juiz, com contrapartidas financeiras que serviriam para pagar alegados favores judiciais.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, também é arguido no caso, igualmente porque terá beneficiado de ajudas de Rangel em processos judiciais. O dirigente desportivo terá chegado a dizer, numa escuta telefónica interceptada durante a investigação, que ia “apertar” com Rangel para obter um favor no âmbito de um processo fiscal.

O jornal Sol adianta que o empresário Álvaro Sobrinho também estará a ser investigado no caso, sob suspeita de podr “ter subornado Rui Rangel através do seu advogado João Rodrigues”. Sobrinho não foi, ainda, constituído arguido.

O Ministério Público suspeita que Rangel recebeu, entre 2007 e 2017, cerca de 900 mil euros de pessoas que tinham processos judiciais em curso, em troca de favores nestes casos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um que ficava bem no Panteão Nacional da Vergonha. Onde as gentes poderiam ir passear ao domingo e aliviar-se.

RESPONDER

Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou "rochas brilhantes" relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua. De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado …

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …