/

Partidos parlamentares contam gastar 7,4 milhões na campanha

1

Mário Cruz / Lusa

Os orçamentos partidários para a campanha das eleições legislativas já foram entregues à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

Os partidos estão a planear gastar 7,4 milhões de euros na campanha, sendo que a despesa total prevista é 27% abaixo do que o que gastaram em 2015.

De acordo com o Diário de Notícias, só o Bloco de Esquerda e o PAN aumentaram os orçamentos em relação a 2015. Os bloquistas planeiam gastar mais 16,74% do que nas últimas legislativas, chegando quase ao milhão de euros.

Já o PAN prevê gastar 138 mil euros, no total. O partido prevê gastar 61 mil euros na “estrutura”, 20 mil em “folhetos e programas Braille”, 19 mil para “deslocações, dormidas, refeições em campanha”, 17 mil para outdoors e 4500 nos tempos de antena das televisões e rádios. A rubrica dos “brindes” foi reduzida a zero.

Por outro lado, o PSD é o partido que mais prevê poupar face às últimas legislativas. A rubrica onde está prevista a maior poupança é na “conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado”. Há quatro anos, o PSD gastou quase um milhão de euros nessa despesa. Já o CDS, que em 2015 viu os gastos finais ficarem 49,6% acima do planeado, tem em vista gastar 700 mil euros neste ano.

Em 2015, o PSD e o CDS avançaram coligados – exceto nos Açores e na Madeira – mas estabeleceram entre si um ratio de peso relativo nas despesas de cada um dos partidos de 77% (para o PSD) contra 23% (CDS) – o PSD orçamentou nesse ato eleitoral 2,3 milhões de euros mas acabou por gastar 3,6 milhões – um desvio de quase 55%.

Em 2015, a CDU foi a única das formações com assento na Assembleia da República sem derrapagem nas contas – pelo contrário, a coligação liderada pelos comunistas acabou por gastar menos do que o que tinha orçamentado. Agora, os comunistas apontam para uma despesa total na ordem dos 1,2 milhões de euros – menos 15,8% do que o que gastaram há quatro anos.

O PS é o partido que orçamenta a campanha mais cara, num valor pouco abaixo dos 2,5 milhões de euros. Os comícios e espetáculos serão a fatia mais dispendiosa da campanha, seguidos da propaganda, comunicação impressa e digital, onde os socialistas planeiam gastar 508,1 mil euros.

ZAP //

1 Comment

  1. “Os partidos estão a planear gastar 7,4 milhões de euros na campanha” e eu pergunto: e quanto pensam em gastar para limparem a sujeira que fizeram ao fixar cartazes e pinturas?
    estao sempre preocupados no ambiente, mas quando chegam a estas alturas, todos esquecem-se do ambiente
    porque nao fazem uma campanha sem sujarem?
    se pensam gastar assim tanto é porque sabem que depois o dinheiro dos contribuintes lhes vai cair no bolso
    se deixassem de dar esse dinheiro, ja o estado podiam investir em coisas bem melhores (hospitais, escolas, etc)
    se acabassem com o financiamento dos partidos, ja nao tinhamos tantos partidos a concorrer e as ruas estavam mais limpas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.