Partidos parlamentares contam gastar 7,4 milhões na campanha

Mário Cruz / Lusa

Os orçamentos partidários para a campanha das eleições legislativas já foram entregues à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

Os partidos estão a planear gastar 7,4 milhões de euros na campanha, sendo que a despesa total prevista é 27% abaixo do que o que gastaram em 2015.

De acordo com o Diário de Notícias, só o Bloco de Esquerda e o PAN aumentaram os orçamentos em relação a 2015. Os bloquistas planeiam gastar mais 16,74% do que nas últimas legislativas, chegando quase ao milhão de euros.

Já o PAN prevê gastar 138 mil euros, no total. O partido prevê gastar 61 mil euros na “estrutura”, 20 mil em “folhetos e programas Braille”, 19 mil para “deslocações, dormidas, refeições em campanha”, 17 mil para outdoors e 4500 nos tempos de antena das televisões e rádios. A rubrica dos “brindes” foi reduzida a zero.

Por outro lado, o PSD é o partido que mais prevê poupar face às últimas legislativas. A rubrica onde está prevista a maior poupança é na “conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado”. Há quatro anos, o PSD gastou quase um milhão de euros nessa despesa. Já o CDS, que em 2015 viu os gastos finais ficarem 49,6% acima do planeado, tem em vista gastar 700 mil euros neste ano.

Em 2015, o PSD e o CDS avançaram coligados – exceto nos Açores e na Madeira – mas estabeleceram entre si um ratio de peso relativo nas despesas de cada um dos partidos de 77% (para o PSD) contra 23% (CDS) – o PSD orçamentou nesse ato eleitoral 2,3 milhões de euros mas acabou por gastar 3,6 milhões – um desvio de quase 55%.

Em 2015, a CDU foi a única das formações com assento na Assembleia da República sem derrapagem nas contas – pelo contrário, a coligação liderada pelos comunistas acabou por gastar menos do que o que tinha orçamentado. Agora, os comunistas apontam para uma despesa total na ordem dos 1,2 milhões de euros – menos 15,8% do que o que gastaram há quatro anos.

O PS é o partido que orçamenta a campanha mais cara, num valor pouco abaixo dos 2,5 milhões de euros. Os comícios e espetáculos serão a fatia mais dispendiosa da campanha, seguidos da propaganda, comunicação impressa e digital, onde os socialistas planeiam gastar 508,1 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os partidos estão a planear gastar 7,4 milhões de euros na campanha” e eu pergunto: e quanto pensam em gastar para limparem a sujeira que fizeram ao fixar cartazes e pinturas?
    estao sempre preocupados no ambiente, mas quando chegam a estas alturas, todos esquecem-se do ambiente
    porque nao fazem uma campanha sem sujarem?
    se pensam gastar assim tanto é porque sabem que depois o dinheiro dos contribuintes lhes vai cair no bolso
    se deixassem de dar esse dinheiro, ja o estado podiam investir em coisas bem melhores (hospitais, escolas, etc)
    se acabassem com o financiamento dos partidos, ja nao tinhamos tantos partidos a concorrer e as ruas estavam mais limpas

RESPONDER

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …