Partidos parlamentares contam gastar 7,4 milhões na campanha

Mário Cruz / Lusa

Os orçamentos partidários para a campanha das eleições legislativas já foram entregues à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos.

Os partidos estão a planear gastar 7,4 milhões de euros na campanha, sendo que a despesa total prevista é 27% abaixo do que o que gastaram em 2015.

De acordo com o Diário de Notícias, só o Bloco de Esquerda e o PAN aumentaram os orçamentos em relação a 2015. Os bloquistas planeiam gastar mais 16,74% do que nas últimas legislativas, chegando quase ao milhão de euros.

Já o PAN prevê gastar 138 mil euros, no total. O partido prevê gastar 61 mil euros na “estrutura”, 20 mil em “folhetos e programas Braille”, 19 mil para “deslocações, dormidas, refeições em campanha”, 17 mil para outdoors e 4500 nos tempos de antena das televisões e rádios. A rubrica dos “brindes” foi reduzida a zero.

Por outro lado, o PSD é o partido que mais prevê poupar face às últimas legislativas. A rubrica onde está prevista a maior poupança é na “conceção da campanha, agências de comunicação e estudos de mercado”. Há quatro anos, o PSD gastou quase um milhão de euros nessa despesa. Já o CDS, que em 2015 viu os gastos finais ficarem 49,6% acima do planeado, tem em vista gastar 700 mil euros neste ano.

Em 2015, o PSD e o CDS avançaram coligados – exceto nos Açores e na Madeira – mas estabeleceram entre si um ratio de peso relativo nas despesas de cada um dos partidos de 77% (para o PSD) contra 23% (CDS) – o PSD orçamentou nesse ato eleitoral 2,3 milhões de euros mas acabou por gastar 3,6 milhões – um desvio de quase 55%.

Em 2015, a CDU foi a única das formações com assento na Assembleia da República sem derrapagem nas contas – pelo contrário, a coligação liderada pelos comunistas acabou por gastar menos do que o que tinha orçamentado. Agora, os comunistas apontam para uma despesa total na ordem dos 1,2 milhões de euros – menos 15,8% do que o que gastaram há quatro anos.

O PS é o partido que orçamenta a campanha mais cara, num valor pouco abaixo dos 2,5 milhões de euros. Os comícios e espetáculos serão a fatia mais dispendiosa da campanha, seguidos da propaganda, comunicação impressa e digital, onde os socialistas planeiam gastar 508,1 mil euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os partidos estão a planear gastar 7,4 milhões de euros na campanha” e eu pergunto: e quanto pensam em gastar para limparem a sujeira que fizeram ao fixar cartazes e pinturas?
    estao sempre preocupados no ambiente, mas quando chegam a estas alturas, todos esquecem-se do ambiente
    porque nao fazem uma campanha sem sujarem?
    se pensam gastar assim tanto é porque sabem que depois o dinheiro dos contribuintes lhes vai cair no bolso
    se deixassem de dar esse dinheiro, ja o estado podiam investir em coisas bem melhores (hospitais, escolas, etc)
    se acabassem com o financiamento dos partidos, ja nao tinhamos tantos partidos a concorrer e as ruas estavam mais limpas

RESPONDER

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …