Partido Trabalhista enfrenta onda de demissões

lewishamdreamer / Flickr

Jeremy Corbyn, o novo líder do 'Labour', o Partido Trabalhista britânico

Jeremy Corbyn, o líder do ‘Labour’, o Partido Trabalhista britânico

Vários membros do Partido Trabalhista já se demitiram e outros devem-no fazer ainda este domingo, em protesto contra o líder Jeremy Corbyn.

Depois do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, o país vive num clima de indignação e incertezas.

Além dos “arrependidos” que exigem um novo referendo, chegou agora a onda de incertezas ao Partido Trabalhista britânico.

Tudo começou depois do líder Jeremy Corbyn ter afastado na noite de sábado o responsável pelos Negócios Estrangeiros do seu gabinete sombra.

Em causa estavam as declarações de Hilary Benn, que admitiu, no rescaldo do referendo, que perdeu a confiança na capacidade do seu líder para liderar o “Labour”.

Agora, de acordo com a BBC, sucedem-se as demissões que podem levar o partido da oposição a uma profunda crise.

O protesto começou este domingo com a porta-voz da Saúde, Heidi Alexander, a apresentar a sua demissão.

“Aqueles que vão ser mais atingidos pelo choque económico associado ao voto pela saída da União Europeia precisam de uma oposição forte, tal como as comunidades que receiam o aumento dos níveis de intolerância, ódio e divisão”, escreveu.

Seguiu-se Lucy Powell, com a pasta da Educação, Kerry McCarthy, responsável pela pasta do Ambiente, Lilian Greenwood, responsável no partido pelos Transportes, Gloria de Piero, a responsável no partido pelas políticas para os jovens e a secretária do Tesouro Seema Malhotra.

A estes membros junta-se ainda, Ian Murray, responsável do Partido Trabalhista na Escócia.

Segundo os media ingleses, os membros do partido não acreditam que o atual líder seja capaz de vencer as eleições que podem acontecer nos próximos meses, depois da recente demissão de David Cameron.

Também se destaca o facto de Corbyn ter tido um fraco envolvimento na campanha pela permanência do país na UE.

Para já, o líder trabalhista garantiu que não se demite do cargo mas as próximas demissões, que devem continuar a suceder-se durante o dia de hoje, podem vir a mudar este cenário.

Os aliados de Corbyn garantem que este vai permanecer no cargo, como é o caso do chanceler John McDonnell que diz que o seu líder “não vai a lado nenhum”. A ele juntam-se os membros Andy Burnham, Diane Abbott e Emily Thornberry.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …