Partido Trabalhista enfrenta onda de demissões

lewishamdreamer / Flickr

Jeremy Corbyn, o novo líder do 'Labour', o Partido Trabalhista britânico

Jeremy Corbyn, o líder do ‘Labour’, o Partido Trabalhista britânico

Vários membros do Partido Trabalhista já se demitiram e outros devem-no fazer ainda este domingo, em protesto contra o líder Jeremy Corbyn.

Depois do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, o país vive num clima de indignação e incertezas.

Além dos “arrependidos” que exigem um novo referendo, chegou agora a onda de incertezas ao Partido Trabalhista britânico.

Tudo começou depois do líder Jeremy Corbyn ter afastado na noite de sábado o responsável pelos Negócios Estrangeiros do seu gabinete sombra.

Em causa estavam as declarações de Hilary Benn, que admitiu, no rescaldo do referendo, que perdeu a confiança na capacidade do seu líder para liderar o “Labour”.

Agora, de acordo com a BBC, sucedem-se as demissões que podem levar o partido da oposição a uma profunda crise.

O protesto começou este domingo com a porta-voz da Saúde, Heidi Alexander, a apresentar a sua demissão.

“Aqueles que vão ser mais atingidos pelo choque económico associado ao voto pela saída da União Europeia precisam de uma oposição forte, tal como as comunidades que receiam o aumento dos níveis de intolerância, ódio e divisão”, escreveu.

Seguiu-se Lucy Powell, com a pasta da Educação, Kerry McCarthy, responsável pela pasta do Ambiente, Lilian Greenwood, responsável no partido pelos Transportes, Gloria de Piero, a responsável no partido pelas políticas para os jovens e a secretária do Tesouro Seema Malhotra.

A estes membros junta-se ainda, Ian Murray, responsável do Partido Trabalhista na Escócia.

Segundo os media ingleses, os membros do partido não acreditam que o atual líder seja capaz de vencer as eleições que podem acontecer nos próximos meses, depois da recente demissão de David Cameron.

Também se destaca o facto de Corbyn ter tido um fraco envolvimento na campanha pela permanência do país na UE.

Para já, o líder trabalhista garantiu que não se demite do cargo mas as próximas demissões, que devem continuar a suceder-se durante o dia de hoje, podem vir a mudar este cenário.

Os aliados de Corbyn garantem que este vai permanecer no cargo, como é o caso do chanceler John McDonnell que diz que o seu líder “não vai a lado nenhum”. A ele juntam-se os membros Andy Burnham, Diane Abbott e Emily Thornberry.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …