/

Projeto Mutante. Governo chinês terá apoiado secretamente criação de bebés editados geneticamente

Xinhua

Vários altos funcionários do Partido Comunista Chinês terão apoiado a criação de bebés geneticamente modificados, apesar de o Governo do país ter condenado He Jiankui, cientistas que criou os primeiros no final de 2018.

No final de 2018, o mundo científico foi abalado pela notícia de que um cientista chinês chamado He Jiankui havia criado secretamente os primeiros bebés humanos geneticamente modificados do mundo.

Num livro chamado “O Projeto Mutante: Por Dentro da Corrida Global para Modificar Geneticamente Humanos”, segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, o antropólogo cultural Eben Kirksey examinou o impacto desses estudos.

Segundo Kirksey, o projeto tinha vários apoiantes e colaboradores – e até obteve o apoio de vários funcionários importantes do Partido Comunista durante o seu trabalho inicial.

Kirksey revelou ainda que estas experiências eram um “segredo aberto” na comunidade académica.

Até certo ponto, isso não é surpreendente. Em fevereiro de 2019, o STAT relatou que a China provavelmente tinha financiado algumas das investigações de He Jiankui. Além disso, um grupo de cientistas internacionais tinha conhecimento do trabalho do cientista chinês.

Em 2018, Jiankui revelou como deu origem a duas gémeas resistentes ao VIH, desativando um gene que codifica uma proteína que permite que o vírus entre nas células, salientando que se encontram num estado “normal e saudável”. Na mesma conferência, também acrescentou que havia um terceiro bebé que pode nascer igualmente alvo de embriões geneticamente modificados.

Porém, o apoio não durou muito tempo. He desapareceu depois de as suas experiências terem recebido atenção internacional, tendo o Governo chinês rapidamente distanciado-se do seu trabalho. He foi condenado a três anos de prisão em dezembro de 2019.

A comunidade científica também denunciou rapidamente o seu trabalho, que pretendia garantir aos bebés imunidade ao VIH. Colegas disseram que He tinha “ido por atalhos” e até mesmo forjado avaliações éticas das suas experiências.

O consenso é que é muito cedo para dizer quais são as consequências a longo prazo de mexer no código genético em embriões humanos vivos.

Outros estudos já descobriram que a edição de genes pode induzir mudanças indesejadas em embriões humanos. Um deles estudo, por exemplo, descobriu que uma pequena edição para reparar um gene em embriões humanos para tratar a cegueira hereditária resultou na eliminação de grandes faixas de um cromossomo inteiro.

No seu livro, Kirksey argumentou que pode ser demasiado tarde para interromper totalmente a investigação de edição de genes. Porém, o que ainda está em debate é quanto tempo demorará até que os efeitos de tais esforços sejam sentidos pela população em geral.

Kirksey também discute as pressões sociais subjacentes que podem levar ao desejo de editar doenças geneticamente – e, eventualmente, talvez levar a bebés projetados que foram editados por genes para serem mais inteligentes, fortes ou saudáveis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.