Projeto Mutante. Governo chinês terá apoiado secretamente criação de bebés editados geneticamente

(dr) Xinhua

Vários altos funcionários do Partido Comunista Chinês terão apoiado a criação de bebés geneticamente modificados, apesar de o Governo do país ter condenado He Jiankui, cientistas que criou os primeiros no final de 2018.

No final de 2018, o mundo científico foi abalado pela notícia de que um cientista chinês chamado He Jiankui havia criado secretamente os primeiros bebés humanos geneticamente modificados do mundo.

Num livro chamado “O Projeto Mutante: Por Dentro da Corrida Global para Modificar Geneticamente Humanos”, segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, o antropólogo cultural Eben Kirksey examinou o impacto desses estudos.

Segundo Kirksey, o projeto tinha vários apoiantes e colaboradores – e até obteve o apoio de vários funcionários importantes do Partido Comunista durante o seu trabalho inicial.

Kirksey revelou ainda que estas experiências eram um “segredo aberto” na comunidade académica.

Até certo ponto, isso não é surpreendente. Em fevereiro de 2019, o STAT relatou que a China provavelmente tinha financiado algumas das investigações de He Jiankui. Além disso, um grupo de cientistas internacionais tinha conhecimento do trabalho do cientista chinês.

Em 2018, Jiankui revelou como deu origem a duas gémeas resistentes ao VIH, desativando um gene que codifica uma proteína que permite que o vírus entre nas células, salientando que se encontram num estado “normal e saudável”. Na mesma conferência, também acrescentou que havia um terceiro bebé que pode nascer igualmente alvo de embriões geneticamente modificados.

Porém, o apoio não durou muito tempo. He desapareceu depois de as suas experiências terem recebido atenção internacional, tendo o Governo chinês rapidamente distanciado-se do seu trabalho. He foi condenado a três anos de prisão em dezembro de 2019.

A comunidade científica também denunciou rapidamente o seu trabalho, que pretendia garantir aos bebés imunidade ao VIH. Colegas disseram que He tinha “ido por atalhos” e até mesmo forjado avaliações éticas das suas experiências.

O consenso é que é muito cedo para dizer quais são as consequências a longo prazo de mexer no código genético em embriões humanos vivos.

Outros estudos já descobriram que a edição de genes pode induzir mudanças indesejadas em embriões humanos. Um deles estudo, por exemplo, descobriu que uma pequena edição para reparar um gene em embriões humanos para tratar a cegueira hereditária resultou na eliminação de grandes faixas de um cromossomo inteiro.

No seu livro, Kirksey argumentou que pode ser demasiado tarde para interromper totalmente a investigação de edição de genes. Porém, o que ainda está em debate é quanto tempo demorará até que os efeitos de tais esforços sejam sentidos pela população em geral.

Kirksey também discute as pressões sociais subjacentes que podem levar ao desejo de editar doenças geneticamente – e, eventualmente, talvez levar a bebés projetados que foram editados por genes para serem mais inteligentes, fortes ou saudáveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …