Afinal, há um terceiro bebé geneticamente manipulado. “Nada mais do que uma loucura”

O cientista chinês que está a causar controvérsia depois de ter anunciado que criou os dois primeiros bebés geneticamente manipulados, resistentes ao VIH, revela que pode nascer um terceiro bebé, fruto de um embrião modificado noutra mulher.

He Jiankui fez esta nova revelação durante uma conferência sobre edição genética humana em Hong Kong, na China, perante uma audiência de cerca de 700 pessoas.

Além das duas gémeas, que o cientista diz terem nascido depois de os seus embriões terem sido alterados para serem resistentes ao VIH, há uma “outra potencial gravidez” de que pode nascer um terceiro bebé geneticamente manipulado, referiu Jiankui, como cita a CNN.

Esta gravidez ainda estará numa fase prematura e o cientista não revelou muitos detalhes sobre o caso, manifestando-se “orgulhoso” pelas suas conquistas.

Jiankui também adiantou que a sua pesquisa, que foi muito contestada pela comunidade científica, está a ser alvo de revisão para publicação num jornal científico.

O cientista anunciou ainda que vai fazer uma “pausa nos ensaios clínicos, dada a situação actual” de controvérsia.

“Experimentar directamente em humanos é loucura”

Durante a conferência em Hong Kong, o prémio Nobel David Baltimore afirmou que o trabalho de Jiankui mostra que há uma falha de auto-regulação entre os cientistas.

Baltimore sublinhou que o trabalho de Jiankui “seria considerado irresponsável” porque não atendia a critérios com os quais muitos cientistas concordaram durante vários anos, antes que a manipulação genética pudesse sequer ser considerada.

Outro proeminente cientista norte-americano que discursou na conferência, o reitor da Escola de Medicina de Harvard, George Daley, alertou contra uma possível reacção adversa ao anúncio de Jiankui. Para este especialista, seria lamentável se um passo em falso com um primeiro caso levasse cientistas e órgãos reguladores a rejeitar o bem que poderia advir da alteração do ADN para tratar ou prevenir doenças.

Ainda não há confirmação independente quanto à alegação de que estaremos perante os primeiros bebés geneticamente manipulados, mas cientistas e reguladores mundiais foram rápidos em condenar a experiência como anti-ética e não-científica.

A Comissão Nacional de Saúde da China já ordenou às autoridades locais na província chinesa de Guangdong para investigarem as acções de Jiankui. A Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul em Shenzhen, onde o cientista é professor associado, também anunciou a abertura de um inquérito.

A edição genética, com recurso à técnica CRISPR-cas9, que torna possível alterar o ADN para fornecer um gene necessário ou desactivar um que esteja a causar problemas, é ainda um mundo desconhecido. E muitos temem as suas consequências imprevisíveis, nomeadamente para o futuro das gémeas que terão sido geneticamente manipuladas por Jiankui.

A China é pioneira na técnica de edição genética e tem investido milhões de euros em pesquisa nesta área. Mas mesmo no país, muitos membros da comunidade científica vieram a público condenar Jiankui.

“É extremamente injusto para os cientistas chineses que são diligentes, inovadores e que defendem a linha de base da ética científica”, apontam cientistas chineses numa nota divulgada pela CNN. A sua opinião é de que “experimentar directamente em humanos não é nada mais do que loucura“, já que “ninguém pode prever que tipo de impacto vai acarretar”, já que “a substância modificada herdada vai, inevitavelmente, misturar-se com o conjunto do genoma humano”.

Jiankui estudou nas Universidades de Rice e Stanford nos EUA, antes de regressar à terra de origem para abrir um laboratório na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul, onde também tem duas empresas de genética.

Um cientista norte-americano, o professor de física e bioengenharia, Michael Deem, garantiu ter trabalhado com Jiankui neste projecto. Deem também detém “uma pequena participação” nas duas empresas de Jiankui.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …