Cientista que criou primeiros bebés geneticamente manipulados está a ser investigado

A Universidade chinesa de Ciência e Tecnologia do Sul anunciou a abertura de uma investigação ao caso envolvendo um dos seus professores que revelou ter criado os primeiros bebés do mundo geneticamente manipulados.

Em comunicado, a Universidade, situada na cidade de Shenzhen, alega que não tinha conhecimento da experiência de He Jiankui, cientista que anunciou ter criado os primeiros bebés geneticamente manipulados e resistentes ao VIH.

A instituição garante que o cientista estava de licença desde Fevereiro passado. E sobre a experiência, cujos resultados não foram avaliados por pares nem publicados em revistas científicas, refere que constitui uma “grave violação da ética e dos padrões académicos”.

Num vídeo publicado no YouTube, o professor e investigador He Jiankui refere que a modificação genética feita em duas gémeas, no estado embrionário, visou torná-las resistentes a uma infecção futura do VIH/SIDA.

O cientista usou a técnica de edição genética CRISPR/Cas9 para alterar embriões durante os tratamentos de fertilidade de sete casais, processo que resultou numa gravidez até agora.



He Jiankui desactivou o gene CCR5, que permite que o vírus que causa a SIDA entre numa célula. Existem maneiras simples de evitar que o VIH infecte descendentes que não envolvem a alteração de genes.

Todos os homens que participaram na experiência estavam infectados com o VIH, ao contrário das mulheres, e tiveram as suas infecções reprimidas por medicamentos padrão para o vírus.

O anúncio do investigador chinês foi criticado por cientistas.

Na China, a clonagem humana está proibida, mas a manipulação genética não. Em 2016, um grupo de cientistas chineses usou esta mesma técnica de edição genética no âmbito do tratamento de doentes com cancro do pulmão.

Investigadores no Reino Unido advertiram, num estudo publicado este ano pela revista científica Nature, que a ferramenta CRISPR/Cas9 pode causar danos nas células.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — e isso poderá ter consequências globais

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com …

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …