Partido de Bolsonaro usou candidatas-fantasma nas eleições para cumprir quota e desviar dinheiro

Marcelo Sayao / EPA

A menos de 48 horas das eleições do ano passado, duas candidatas a deputadas pelo PSL, o partido de Bolsonaro, compraram dez milhões de panfletos de campanha num total de cerca de 50 mil euros.

Mariana Nunes e Gislani Maia, que tiveram resultados insignificantes nas urnas, mal viram o dinheiro, transferido do fundo público eleitoral, a que os partidos têm direito, diretamente para os cofres de uma empresa gráfica de fachada.

A notícia, divulgada pelo jornal brasileiro O Globo, corrobora as suspeitas anteriores de que o partido do entretanto eleito presidente da República usou candidatas-fantasma para, por um lado, cumprir a quota feminina de 30% de concorrentes imposta por lei e, por outro, desviar o dinheiro público recebido por quem preenche esse requisito.

O caso já levou à demissão de um ministro próximo do Palácio do Planalto, Gustavo Bebianno, que tinha conflito antigo com o filho do presidente Carlos Bolsonaro, e mantém sob investigação outro, Marcelo Antônio, titular do turismo, ambos dirigentes do PSL à data das eleições.

Além de Gislani Maia, candidata pelo Ceará, apenas Heitor Freire, presidente do PSL no estado, foi beneficiado com recursos partidários – mas Freire elegeu-se deputado federal apresentando menos da metade dos gastos de campanha dela.

Mariana Nunes, apesar de ter ficado em 189.º lugar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, teve acesso a recursos “dignos de uma campeã de votos”, afirma a reportagem. A sua campanha custou mais do que a de Janaína Paschoal, deputada estadual mais votada da história do Brasil, que gastou metade.

O caso que levou à demissão de Bebianno, que presidiu ao PSL durante a campanha, tem como protagonista Maria de Lourdes Paixão, que concorreu ao cargo de deputada federal por Pernambuco. Desconhecida do público, com perto de cem mil euros, ela foi a terceira mais contemplada com verbas do PSL (proveniente do fundo público eleitoral) em todo o país, acima até do próprio Bolsonaro. No entanto, recebeu 274 votos.

A prestação de contas eleitorais de Paixão, que é secretária administrativa do PSL de Pernambuco, sustenta que ela gastou 95% desses valores numa gráfica para impressão de nove milhões de panfletos e cerca de 1,7 milhões de autocolantes, às vésperas do dia que os brasileiros foram às urnas, divulgou o jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a reportagem, cada um dos quatro funcionários da gráfica que ela diz ter contratado teria a missão de distribuir, só de panfletos, 750 mil unidades por dia.

Já Marcelo Antônio é acusado, na qualidade de líder do PSL em Minas Gerais, de ter patrocinado quatro candidatas de fachada. Apesar dos resultados insignificantes nas urnas, receberam generosas verbas do partido, via fundo público eleitoral, cujo destino final foram empresas de assessores de parentes, sócios ou assessores do hoje ministro.

Uma das envolvidas, Cleuzenir Barbosa, disse ter fugido para Portugal por ter recebido pressões dos assessores de Antônio para devolver o dinheiro.

Antônio até foi exonerado logo após o escândalo, mas apenas para cumprir a formalidade de tomar posse como deputado, voltando ao cargo no dia seguinte. O ministro pediu para que a investigação seja levada para o Supremo Tribunal Federal, de acordo com o estatuto de foro privilegiado a que os ministros têm direito.

Há outros casos que vêm à tona todos os dias. Num caso paralelo, Carmen Flores, candidata pelo PSL ao Senado pelo Rio Grande do Sul que quase chegou a Brasília, transferiu o dinheiro que o partido lhe atribuiu para uma filha e uma neta.

O Ministério Público de São Paulo, entretanto, investiga 60 casos suspeitos de candidatas-fantasma no estado. Segundo as autoridades, os partidos inscreveram-nas apenas com o objetivo de atingir a cota de 30% de candidaturas femininas e garantir o fundo eleitoral e não com a intenção de que elas fossem eleitas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. NO BRASIL FIZERAM UMA QUOTA DE 30% DE CANDIDATAS FEMININAS ..O PROBLEMA É QUE NÃO EXISTE 30 % DE MULHERES DISPOSTAS A CONCORRER..MAIS UMA VEZ A ESQUERDA CRIOU UMA DEMANDA QUE NÃO EXISTE…PEGUEM ESSES ESQUERDISTAS PARA VOCÊS AÍ…ESSA GENTE SÓ ATRAPALHA..COM SE DIZ AQUI NO SUL..UM BANDO DE “TRANQUEIRAS”..

  2. Quem começa alimentando ódio, armas, desrespeito as indígenas, negros, quilombolas o resultado não poderia ser outro. O reflexo está nos filhos que só pensam em assassinar, matar, expulsar…..Esse é o caminho de quem se esconde atrás de um deus. Deus que jamais aceitaria olho por olho, dente por dente (coisa de segmentos cegos que acreditam em tudo que falam). Bom, resultados já esperados! Solução? Aprender o significado do verdadeiro jesus que perpassa pela misericórdia, bom senso etc……..

RESPONDER

Benfica 2-0 Vitória SC | "Águia" vence e adia festa do Porto

Não foi esta terça-feira que o FC Porto festejou o 29º título de campeão nacional. Na recepção ao Vitória Sport Clube, o Benfica venceu por 2-0, num embate relativo à 32ª jornada da Liga NOS, …

Elon Musk lança concurso para ver quem consegue bater um caracol

O multimilionário, através da sua empresa especializada em construção de túneis, lançou um concurso mundial para ver quem é capaz de bater um caracol. De acordo com o jornal Daily Mail, Elon Musk lançou um concurso …

Covid-19. Tóquio quer pagar até quatro mil euros a bares que fiquem fechados

As autoridades de Tóquio, no Japão, estão a ponderar pagar um subsídio, que pode chegar aos quatro mil euros, aos bares que se mantenham fechados para conter a propagação da covid-19 na cidade. De acordo com …

Médicos franceses detetaram primeiro caso de bebé infetado no útero

Médicos em França pensam ter identificado aquele que será o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. De acordo com o site Business Insider, a equipa médica conta que a …

17 anos depois, Estados Unidos voltam a aplicar a pena capital a nível federal

Os Estados Unidos procederam, esta terça-feira, à primeira execução federal de um prisioneiro no "corredor da morte" em 17 anos, através de uma injeção letal. Daniel Lewis Lee, 47 anos, natural de Yukon (Oklahoma), foi executado …

Com o pretexto de paz, "senhor da guerra" vai ganhando poder na República Centro-Africana

O "senhor da guerra" Ali Darassa foi pago pelo presidente da República Centro-Africana e já influenciou a demissão de um ministro numa tentativa de manter a paz no país. A República Centro-Africana é um país atormentado …

Ministério Público acusa 25 arguidos pela queda do BES

O Ministério Público deduziu acusação, esta terça-feira, contra 25 arguidos, 18 pessoas singulares e sete pessoas coletivas, no âmbito do processo sobre a queda do Universo Espírito Santo. "O Ministério Público do Departamento Central de Investigação …

Agora, até o Toyota Corolla é um crossover

O Toyota Corolla Cross é o mais recente SUV da marca japonesa. Apesar de a marca estar a reforçar a sua gama de SUV, Portugal terá de esperar mais um pouco. Na semana passada, a Toyota …

Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

Um jovem grego, "preso" na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa. De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de …

Após fugirem da Venezuela, milhares foram obrigados a regressar por causa da pandemia (mas não é assim tão fácil)

Desde 2016, quase cinco milhões de venezuelanos deixaram o país, fugindo da pobreza e dos serviços sociais e de saúde em colapso. Agora, a pandemia de covid-19 forçou-os a regressar à Venezuela - se o …