/

Partido de Bolsonaro usou candidatas-fantasma nas eleições para cumprir quota e desviar dinheiro

4

Marcelo Sayao / EPA

A menos de 48 horas das eleições do ano passado, duas candidatas a deputadas pelo PSL, o partido de Bolsonaro, compraram dez milhões de panfletos de campanha num total de cerca de 50 mil euros.

Mariana Nunes e Gislani Maia, que tiveram resultados insignificantes nas urnas, mal viram o dinheiro, transferido do fundo público eleitoral, a que os partidos têm direito, diretamente para os cofres de uma empresa gráfica de fachada.

A notícia, divulgada pelo jornal brasileiro O Globo, corrobora as suspeitas anteriores de que o partido do entretanto eleito presidente da República usou candidatas-fantasma para, por um lado, cumprir a quota feminina de 30% de concorrentes imposta por lei e, por outro, desviar o dinheiro público recebido por quem preenche esse requisito.

O caso já levou à demissão de um ministro próximo do Palácio do Planalto, Gustavo Bebianno, que tinha conflito antigo com o filho do presidente Carlos Bolsonaro, e mantém sob investigação outro, Marcelo Antônio, titular do turismo, ambos dirigentes do PSL à data das eleições.

Além de Gislani Maia, candidata pelo Ceará, apenas Heitor Freire, presidente do PSL no estado, foi beneficiado com recursos partidários – mas Freire elegeu-se deputado federal apresentando menos da metade dos gastos de campanha dela.

Mariana Nunes, apesar de ter ficado em 189.º lugar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, teve acesso a recursos “dignos de uma campeã de votos”, afirma a reportagem. A sua campanha custou mais do que a de Janaína Paschoal, deputada estadual mais votada da história do Brasil, que gastou metade.

O caso que levou à demissão de Bebianno, que presidiu ao PSL durante a campanha, tem como protagonista Maria de Lourdes Paixão, que concorreu ao cargo de deputada federal por Pernambuco. Desconhecida do público, com perto de cem mil euros, ela foi a terceira mais contemplada com verbas do PSL (proveniente do fundo público eleitoral) em todo o país, acima até do próprio Bolsonaro. No entanto, recebeu 274 votos.

A prestação de contas eleitorais de Paixão, que é secretária administrativa do PSL de Pernambuco, sustenta que ela gastou 95% desses valores numa gráfica para impressão de nove milhões de panfletos e cerca de 1,7 milhões de autocolantes, às vésperas do dia que os brasileiros foram às urnas, divulgou o jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a reportagem, cada um dos quatro funcionários da gráfica que ela diz ter contratado teria a missão de distribuir, só de panfletos, 750 mil unidades por dia.

Já Marcelo Antônio é acusado, na qualidade de líder do PSL em Minas Gerais, de ter patrocinado quatro candidatas de fachada. Apesar dos resultados insignificantes nas urnas, receberam generosas verbas do partido, via fundo público eleitoral, cujo destino final foram empresas de assessores de parentes, sócios ou assessores do hoje ministro.

Uma das envolvidas, Cleuzenir Barbosa, disse ter fugido para Portugal por ter recebido pressões dos assessores de Antônio para devolver o dinheiro.

Antônio até foi exonerado logo após o escândalo, mas apenas para cumprir a formalidade de tomar posse como deputado, voltando ao cargo no dia seguinte. O ministro pediu para que a investigação seja levada para o Supremo Tribunal Federal, de acordo com o estatuto de foro privilegiado a que os ministros têm direito.

Há outros casos que vêm à tona todos os dias. Num caso paralelo, Carmen Flores, candidata pelo PSL ao Senado pelo Rio Grande do Sul que quase chegou a Brasília, transferiu o dinheiro que o partido lhe atribuiu para uma filha e uma neta.

O Ministério Público de São Paulo, entretanto, investiga 60 casos suspeitos de candidatas-fantasma no estado. Segundo as autoridades, os partidos inscreveram-nas apenas com o objetivo de atingir a cota de 30% de candidaturas femininas e garantir o fundo eleitoral e não com a intenção de que elas fossem eleitas.

ZAP //

4 Comments

  1. NO BRASIL FIZERAM UMA QUOTA DE 30% DE CANDIDATAS FEMININAS ..O PROBLEMA É QUE NÃO EXISTE 30 % DE MULHERES DISPOSTAS A CONCORRER..MAIS UMA VEZ A ESQUERDA CRIOU UMA DEMANDA QUE NÃO EXISTE…PEGUEM ESSES ESQUERDISTAS PARA VOCÊS AÍ…ESSA GENTE SÓ ATRAPALHA..COM SE DIZ AQUI NO SUL..UM BANDO DE “TRANQUEIRAS”..

  2. Quem começa alimentando ódio, armas, desrespeito as indígenas, negros, quilombolas o resultado não poderia ser outro. O reflexo está nos filhos que só pensam em assassinar, matar, expulsar…..Esse é o caminho de quem se esconde atrás de um deus. Deus que jamais aceitaria olho por olho, dente por dente (coisa de segmentos cegos que acreditam em tudo que falam). Bom, resultados já esperados! Solução? Aprender o significado do verdadeiro jesus que perpassa pela misericórdia, bom senso etc……..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.