Parlamento vai ter 94 estreantes e (pela primeira vez) três deputadas negras

Livre

Joacine Katar Moreira, Partido Livre

Nas eleições deste domingo, das quais o PS saiu vitorioso sem maioria, fez-se história no que toca a representatividade no Parlamento: pela primeira vez, foram eleitas três deputadas negras, por três partidos diferentes e por Lisboa.

As três recém-eleitas defendem o combate ao racismo e partilham raízes na Guiné-Bissau.

Joacine Katar Moreira (Livre), Beatriz Gomes Dias (Bloco de Esquerda) e Romualda Fernandes (Partido Socialista) são as mulheres que protagonizam esta mudança no paradigma da Assembleia da República, escreve o jornal Público esta segunda-feira, dando conta que todos os partidos que estas deputadas vão representar têm nos seus programas eleitorais o combate ao racismo.

Joacine Katar Moreira, 37 anos, é a primeira mulher negra a assumir a liderança da lista de um partido político em legislativas. Em entrevista ao ZAP, no âmbito das eleições e ainda antes de ser eleita, frisou que a AR precisa de maior representatividade.

“Estava na hora de avançarmos no sentido de a Assembleia da República começar a ser a imagem das nossas sociedades. Necessitamos de uma Assembleia da República onde todas as vozes são representadas, onde todas as reivindicações estão representadas”, afirmou Joacine, que é formada em História e tem histórico no ativismo anti-racismo.

Também Beatriz Gomes Dias, de 48 anos, eleita como número três da lista do Bloco Esquerda e professora de Biologia, vem do ativismo anti-racismo.

Ao Público, recordou que “a representatividade”, uma das reivindicações dos movimentos sociais, “não se esgota com a eleição de três deputadas”: “Faltam outros representantes das comunidades racializadas (…) Esta é uma conquista histórica que acontece na sequência das lutas emancipatórias”, sublinhou.

Já Romualda Fernandes, jurista de 65 anos, tem um percurso ligado às políticas da imigração. “A partir de agora nós, mulheres negras, cada vez que olharmos para a escadaria da Assembleia da República não nos iremos ver apenas com baldes e esfregonas para limpar: estamos lá dentro, temos voz e podemos sonhar”, relatou ao Público uma mensagem que recebeu de uma amiga após a eleição.

O Público recorda ainda que a deputada social democrata Nilza de Sena, também afrodescendente, esteve noutras legislaturas, mas não participou nas eleições deste domingo. Da cena política saiu também o deputado centrista Hélder Amaral. Nenhum destes partidos tem na agenda medidas de combate ao racismo.

Mais mulheres, mais partidos e quase 100 estreantes

Também a Rádio Renascença traça o perfil daquela que será a nova constituição da Assembleia da República, que vai contar com muitas caras novas e mais mulheres – apesar de os homens continuarem em maioria.

Ao todo, há 94 estreantes na Assembleia da República, contra 132 repetentes. O PSD, enumera a RR, quase se estreou por completo: tem mais novos deputados (44) do que repetentes (33). O PAN apresenta três caras novas – três mulheres – que se vão juntar a André Silva. Já o PS conta com 35 estreantes para 71 repetentes e a CDU três para nove.

Por sua vez, o Bloco tem seis novos deputados e 13 repetentes. O CDS é o único partido que não tem uma única cara nova, todos os cinco deputados já estiveram antes na Assembleia da República.

A RR frisa que esta é ainda uma Assembleia da República ainda masculina e com uma média de idades a rondar os 48 anos.

As eleições deste domingo aumentaram também o número de partidos com assento parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega e Livre vão estrear-se no Parlamento, que passa agora a contar com nove formações políticas.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Não se percebe qual é a novidade. A ainda atual ministra da justiça também é negra e teve de trabalhar para uma justiça equitativa para todos os portugueses, quer fossem brancos ou negros; sem discriminar ou privilegiar alguém.
    Qual é a novidade que estas senhoras deputadas negras vão trazer? Luta contra o racismo? Isso também os deputados/as brancos fazem há já muito tempo.
    Se é para falar de mulheres, falta também referir quais são os ideais das deputadas brancas. Isto até parece racismo!

  2. “…no Parlamento, que passa agora a contar com sete formações políticas.”
    7?!
    Eu conto 9 (PS, PSD, BE, CDU, CDS, PAN, IL, Chega, Livre).

      • Já agora: são 10! A CDU é uma coligação eleitoral, na AR existem dois partidos, o PCP e o PEV. Na legislatura anterior havia a PaF, ou sempre se falou de PSD e CDS?

          • Ignorância! Basta aceder ao site da Assembleia da Republica para ver que existe um grupo parlamentar do PCP E um do PEV. As coligações eleitorais terminam com a publicação dos resultados eleitorais, por isso que na legislatura que agora terminou existia um grupo parlamentar do PSD e um grupo parlamentar do CDS, apesar de nas eleições de 2015 terem concorrido numa unica lista.
            Quando não sabemos do que falamos mais vale estarmos calados para não dizer asneiras

            • Sim, ignorância tua!
              Para começar, ninguém falou em “grupo parlamentar”, mas sim em “formações políticas”!
              Depois, desde que foi formada a coligação CDU (1987), o PCP e o PEV concorrerem SEMPRE coligados; daí ser considerada a mesma “formação política”!!
              Se não sabes, pergunta a qualquer analista politico antes de mostrares a tua ignorância (e arrogância) nos comentários na Internet!..

  3. Não vejo a necessidade de dar relevo a cor da pele, para assinalar a entrada de novas e novos deputados !…… não sei qual foi o objectivo, num País Democrático de diferenciar representantes Políticos por a cor da pele, senão para incentivar certas “mentes fracas” a vomitar xenofobia !..

RESPONDER

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …