Autárquicas podem obrigar Parlamento a fechar por falta de deputados

PSD / Flickr

-

A Assembleia da República arrisca-se a encerrar as portas devido à falta de deputados, durante a campanha das eleições autárquicas que estão marcadas para 1 de Outubro.

Do total de 230 deputados do Parlamento, 47 são candidatos às eleições de Outubro, apurou o Diário de Notícias, realçando que os trabalhos na Assembleia da República poderão assim ter que ser suspensos.

Neste momento, só o PAN, representado por um único deputado, e o PCP não têm deputados envolvidos nas autárquicas.

O PS tem 23 deputados candidatos, de um total de 86, e o PSD tem 16 candidatos às autárquicas num total de 89 deputados. No CDS há quatro de um total de 18 deputados que concorrem às eleições e o BE tem 3 parlamentares candidatos às autárquicas.

O envolvimento dos deputados na campanha pode, desta forma, perturbar os trabalhos do Parlamento e, em última instância, levar a Assembleia da República a ficar parada, como aconteceu em 2009, ano de legislativas e de autárquicas, recorda o DN. Em 2013, o Parlamento também parou, durante alguns dias, aquando das últimas autárquicas.

A decisão de encerrar ou não o Parlamento deverá ser tomada em conferência de líderes, duas semanas antes da data das eleições.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Portugal no seu melhor! Como os deputados ganham pouco na AR, vêm-se obrigados (por motivo de extrema necessidade) a procurar um segundo tacho. Pobrezinhos…

    • Caro MA,
      A fonte da nossa notícia indicava que o número de candidatos do PSD era de 23, quando na realidade são 16.
      O total é efectivamente de 47 deputados candidatos nas autárquicas.
      Obrigado pelo seu reparo, está corrigido.

  2. Mas não há deputados suplentes nas listas, para substituir os que se encontram impedidos?
    Ou as listas em que votamos é só para encher o olho aos lorpas dos votantes?
    E se todos os deputados forem colocados nas Autarquias, o Parlamento fecha definitivamente?
    Temos de ir para Legislativas por falta de quorum?

  3. Mais uma vez se verifica quem são os partidos que valorizam o importantíssimo papel da Assembleia da República, onde tudo se decide no nosso sistema democrático.

  4. Como é possível alguém eleito pelo povo, ser candidato a outra eleição, sem deixar o cargo para o qual foi eleito?
    Andam a gozar com quem os elegeu?

  5. dou razao ao Sr. Nuno
    “Do total de 230 deputados do Parlamento, 47 são candidatos às eleições de Outubro, apurou o Diário de Notícias, realçando que os trabalhos na Assembleia da República poderão assim ter que ser suspensos.”
    porque nao alteram a lei?
    se foram nomeados pelo povo para que fossem representantes deles, nao podiam ser candidatos a outros cargo
    iam com os cargos ate ao fim.
    o que dá a entender é que andam atras de um “tacho”.
    os “cachopos” nao têm emprego e entram como deputados e depois saiem para ir para as câmaras e juntas de freguesias.
    é ir com os mandatos ate ao fim

  6. Na minha “máquina dão 46 os deputados envolvidos”. 23 do PS, 16 do PSD, 4 do CDS e 3 do BE, o que, segundo a minha matemática, totalizam 46. Admito que haja alguma falha de comunicação no meu PC, falha essa que tem a ver com a ausência de informação do ZAP, mas se não houver a conta está certa.
    Cumprimentos

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …