Autárquicas podem obrigar Parlamento a fechar por falta de deputados

PSD / Flickr

-

A Assembleia da República arrisca-se a encerrar as portas devido à falta de deputados, durante a campanha das eleições autárquicas que estão marcadas para 1 de Outubro.

Do total de 230 deputados do Parlamento, 47 são candidatos às eleições de Outubro, apurou o Diário de Notícias, realçando que os trabalhos na Assembleia da República poderão assim ter que ser suspensos.

Neste momento, só o PAN, representado por um único deputado, e o PCP não têm deputados envolvidos nas autárquicas.

O PS tem 23 deputados candidatos, de um total de 86, e o PSD tem 16 candidatos às autárquicas num total de 89 deputados. No CDS há quatro de um total de 18 deputados que concorrem às eleições e o BE tem 3 parlamentares candidatos às autárquicas.

O envolvimento dos deputados na campanha pode, desta forma, perturbar os trabalhos do Parlamento e, em última instância, levar a Assembleia da República a ficar parada, como aconteceu em 2009, ano de legislativas e de autárquicas, recorda o DN. Em 2013, o Parlamento também parou, durante alguns dias, aquando das últimas autárquicas.

A decisão de encerrar ou não o Parlamento deverá ser tomada em conferência de líderes, duas semanas antes da data das eleições.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Portugal no seu melhor! Como os deputados ganham pouco na AR, vêm-se obrigados (por motivo de extrema necessidade) a procurar um segundo tacho. Pobrezinhos…

    • Caro MA,
      A fonte da nossa notícia indicava que o número de candidatos do PSD era de 23, quando na realidade são 16.
      O total é efectivamente de 47 deputados candidatos nas autárquicas.
      Obrigado pelo seu reparo, está corrigido.

  2. Mas não há deputados suplentes nas listas, para substituir os que se encontram impedidos?
    Ou as listas em que votamos é só para encher o olho aos lorpas dos votantes?
    E se todos os deputados forem colocados nas Autarquias, o Parlamento fecha definitivamente?
    Temos de ir para Legislativas por falta de quorum?

  3. Mais uma vez se verifica quem são os partidos que valorizam o importantíssimo papel da Assembleia da República, onde tudo se decide no nosso sistema democrático.

  4. Como é possível alguém eleito pelo povo, ser candidato a outra eleição, sem deixar o cargo para o qual foi eleito?
    Andam a gozar com quem os elegeu?

  5. dou razao ao Sr. Nuno
    “Do total de 230 deputados do Parlamento, 47 são candidatos às eleições de Outubro, apurou o Diário de Notícias, realçando que os trabalhos na Assembleia da República poderão assim ter que ser suspensos.”
    porque nao alteram a lei?
    se foram nomeados pelo povo para que fossem representantes deles, nao podiam ser candidatos a outros cargo
    iam com os cargos ate ao fim.
    o que dá a entender é que andam atras de um “tacho”.
    os “cachopos” nao têm emprego e entram como deputados e depois saiem para ir para as câmaras e juntas de freguesias.
    é ir com os mandatos ate ao fim

  6. Na minha “máquina dão 46 os deputados envolvidos”. 23 do PS, 16 do PSD, 4 do CDS e 3 do BE, o que, segundo a minha matemática, totalizam 46. Admito que haja alguma falha de comunicação no meu PC, falha essa que tem a ver com a ausência de informação do ZAP, mas se não houver a conta está certa.
    Cumprimentos

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …