A Assembleia da República arrisca-se a encerrar as portas devido à falta de deputados, durante a campanha das eleições autárquicas que estão marcadas para 1 de Outubro.
Do total de 230 deputados do Parlamento, 47 são candidatos às eleições de Outubro, apurou o Diário de Notícias, realçando que os trabalhos na Assembleia da República poderão assim ter que ser suspensos.
Neste momento, só o PAN, representado por um único deputado, e o PCP não têm deputados envolvidos nas autárquicas.
O PS tem 23 deputados candidatos, de um total de 86, e o PSD tem 16 candidatos às autárquicas num total de 89 deputados. No CDS há quatro de um total de 18 deputados que concorrem às eleições e o BE tem 3 parlamentares candidatos às autárquicas.
O envolvimento dos deputados na campanha pode, desta forma, perturbar os trabalhos do Parlamento e, em última instância, levar a Assembleia da República a ficar parada, como aconteceu em 2009, ano de legislativas e de autárquicas, recorda o DN. Em 2013, o Parlamento também parou, durante alguns dias, aquando das últimas autárquicas.
A decisão de encerrar ou não o Parlamento deverá ser tomada em conferência de líderes, duas semanas antes da data das eleições.
Até parece q o país vai parar… Mas isto só prova que não há necessidade de TANTOS deputados…
Faltar? Tudo bem, mas sem remuneração!!!
Portugal no seu melhor! Como os deputados ganham pouco na AR, vêm-se obrigados (por motivo de extrema necessidade) a procurar um segundo tacho. Pobrezinhos…
Em que máquina foi feito estas contas? Na minha dá 53
Caro MA,
A fonte da nossa notícia indicava que o número de candidatos do PSD era de 23, quando na realidade são 16.
O total é efectivamente de 47 deputados candidatos nas autárquicas.
Obrigado pelo seu reparo, está corrigido.
Mas não há deputados suplentes nas listas, para substituir os que se encontram impedidos?
Ou as listas em que votamos é só para encher o olho aos lorpas dos votantes?
E se todos os deputados forem colocados nas Autarquias, o Parlamento fecha definitivamente?
Temos de ir para Legislativas por falta de quorum?
Decorre desde 2 de Maio de 2010 a petição: A Favor da Redução do Número de Deputados na Assembleia da República de 230 para 180 (http://www.peticaopublica.com/pview.aspx?pi=230180) que tem 103994 apoiantes e não se ouve falar dela é uma boa ocasião para a pôr em prática.
Mais uma vez se verifica quem são os partidos que valorizam o importantíssimo papel da Assembleia da República, onde tudo se decide no nosso sistema democrático.
Como é possível alguém eleito pelo povo, ser candidato a outra eleição, sem deixar o cargo para o qual foi eleito?
Andam a gozar com quem os elegeu?
dou razao ao Sr. Nuno
“Do total de 230 deputados do Parlamento, 47 são candidatos às eleições de Outubro, apurou o Diário de Notícias, realçando que os trabalhos na Assembleia da República poderão assim ter que ser suspensos.”
porque nao alteram a lei?
se foram nomeados pelo povo para que fossem representantes deles, nao podiam ser candidatos a outros cargo
iam com os cargos ate ao fim.
o que dá a entender é que andam atras de um “tacho”.
os “cachopos” nao têm emprego e entram como deputados e depois saiem para ir para as câmaras e juntas de freguesias.
é ir com os mandatos ate ao fim
Na minha “máquina dão 46 os deputados envolvidos”. 23 do PS, 16 do PSD, 4 do CDS e 3 do BE, o que, segundo a minha matemática, totalizam 46. Admito que haja alguma falha de comunicação no meu PC, falha essa que tem a ver com a ausência de informação do ZAP, mas se não houver a conta está certa.
Cumprimentos