/

Parlamento grego aprova segundo pacote de medidas para avançar para terceiro resgate

2

Yannis Kolesidis / EPA

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

O Parlamento grego aprovou esta noite, com ampla maioria e apesar das dissidências no Syriza, o segundo pacote de medidas acordado com os parceiros da zona euro.

A aprovação das medidas era um requisito prévio para poderem começar as negociações com os parceiros europeus para o terceiro resgate à Grécia, cujas condições o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, espera melhorar, foi acolhida com alegria pelos investidores.

A aprovação dos dois pacotes era condição essencial para que as instituições – Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) – acedessem a sentar-se à mesa para negociar um novo empréstimo, estimado em até 86 mil milhões de euros para os próximos três anos.

A proposta de lei foi aprovada com 230 votos a favor entre os 298 membros do parlamento presentes, após uma maratona de debate que se estendeu até cerca das duas da manhã desta quinta-feira e expôs as profundas divisões no seio do partido do governo.

Um grupo de 36 parlamentares do Syriza ou disse não ou se abstive de votar. O ex-ministro de Finanças Yanis Varoufakis, que na votação do dia 15 de julho disse não ao primeiro pacote, apoiou as medidas desta vez, defendendo que as reformas são benéficas ao país.

O texto aprovado na madrugada, de mais de 900 páginas, contempla uma reforma do Código Civil para acelerar o sistema Judiciário, um sistema de proteção dos depósitos bancários e medidas para reforçar a liquidez dos bancos gregos.

Ao falar aos parlamentares durante a madrugada, Tsipras disse que o acordo salvará a Grécia da falência e preservará a posição do país na zona do euro. “Fizemos escolhas difíceis e agora temos que nos adaptar a esta situação”, afirmou, enfatizando que discorda de muitas das exigências dos credores internacionais, mas que as medidas são necessárias neste momento.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. O sentido nacional da atitude da maioria dos parlamentares gregos confirma que em todas a histórias há heróis, neste caso independentemente das ideologias – Tsyrpas e o seu actual min. das finanças contaram desta vez, imagine-se, com o voto de Varoufakis(!?!) a fugir com o rabo à seringa da história ?
    Curioso por ler os embarretados que por aqui dedilharam politiquices de aviário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.