Parlamento grego aprova segundo pacote de medidas para avançar para terceiro resgate

Yannis Kolesidis / EPA

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

O Parlamento grego aprovou esta noite, com ampla maioria e apesar das dissidências no Syriza, o segundo pacote de medidas acordado com os parceiros da zona euro.

A aprovação das medidas era um requisito prévio para poderem começar as negociações com os parceiros europeus para o terceiro resgate à Grécia, cujas condições o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, espera melhorar, foi acolhida com alegria pelos investidores.

A aprovação dos dois pacotes era condição essencial para que as instituições – Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) – acedessem a sentar-se à mesa para negociar um novo empréstimo, estimado em até 86 mil milhões de euros para os próximos três anos.

A proposta de lei foi aprovada com 230 votos a favor entre os 298 membros do parlamento presentes, após uma maratona de debate que se estendeu até cerca das duas da manhã desta quinta-feira e expôs as profundas divisões no seio do partido do governo.

Um grupo de 36 parlamentares do Syriza ou disse não ou se abstive de votar. O ex-ministro de Finanças Yanis Varoufakis, que na votação do dia 15 de julho disse não ao primeiro pacote, apoiou as medidas desta vez, defendendo que as reformas são benéficas ao país.

O texto aprovado na madrugada, de mais de 900 páginas, contempla uma reforma do Código Civil para acelerar o sistema Judiciário, um sistema de proteção dos depósitos bancários e medidas para reforçar a liquidez dos bancos gregos.

Ao falar aos parlamentares durante a madrugada, Tsipras disse que o acordo salvará a Grécia da falência e preservará a posição do país na zona do euro. “Fizemos escolhas difíceis e agora temos que nos adaptar a esta situação”, afirmou, enfatizando que discorda de muitas das exigências dos credores internacionais, mas que as medidas são necessárias neste momento.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O sentido nacional da atitude da maioria dos parlamentares gregos confirma que em todas a histórias há heróis, neste caso independentemente das ideologias – Tsyrpas e o seu actual min. das finanças contaram desta vez, imagine-se, com o voto de Varoufakis(!?!) a fugir com o rabo à seringa da história ?
    Curioso por ler os embarretados que por aqui dedilharam politiquices de aviário.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …