Parlamento vai debater proposta para fim de beatas na rua

gregalex777/Flickr

Por ano, cerca de 5,6 triliões de cigarros utilizados são atirados para as ruas.

A proposta apresentada pelo PAN vai ser discutida dia 12 de junho no parlamento. O objetivo é reduzir a poluição ambiental causada pelas beatas de cigarro atiradas para o chão.

A consciencialização ambiental a nível político está a crescer e, como tal, novas ideias estão a ser sugeridas para ajudar no combate a problemas como a poluição. Nesse âmbito, o PAN apresentou um projeto-lei que prevê o fim das beatas nas ruas. A proposta será discutida em parlamento dia 12 de junho.

O partido Pessoas-Animais-Natureza reitera que devem ser adotas medidas e ações de sensibilização para que cesse esta prática prejudicial ao bem ambiente. Como tal, para serviços com grupos de fumadores, o partido defende “a disponibilização de cinzeiros à porta dos estabelecimentos e a limpeza diária do espaço circundante mais próximo ao estabelecimento”.

“O consumidor deve, numa primeira fase, ser alvo de ações de sensibilização por forma a perceber os impactos da sua conduta e, numa segunda fase, deve verificar-se mesmo o sancionamento da ação de descartar as beatas para o meio ambiente”, explica o PAN no seu projeto-lei proposto.

Além disso, o produtor deve passar a pagar uma “ecotaxa”, que será destinada a “custear ações de sensibilização, formação, limpeza e recuperação de ecossistemas”.

No preâmbulo desta proposta, citado pelo jornal Público, o PAN realça o impacto ambiental de atirar as pontas de cigarros para a rua, que é responsável “por 30% dos incêndios” e “são o resíduo mais encontrado nas áreas costeiras”.

O deputado André Silva espera que esta proibição de alastre a todas as áreas do país e que sejam levadas a cabo ações de fiscalização por parte da ASAE, para que se certifiquem que os parâmetros do projeto-lei estão a ser devidamente cumpridos por todas as entidades.

O PAN recomenda ainda que seja feita uma avaliação prévia do impacto desta medida, para que se comprove verdadeiramente a sua viabilidade e importância.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. è pá … sá não ganhou o meu voto porque eu me vou candidadar e por conseguinte votarei em mim.
    Mas tem o meu aplauso, se eu fôr governo (como espero) farei uma aliança com o PAN tal como está acontecendo por essa Europa fora.

  2. Quer então dizer que os cocós e xixis dos porcos dos meus vizinhos que são largados á minha porta(que são mais animais que os cāes e gatos que coabitam com eles) passam a ser minha responsabilidade de limpar?

RESPONDER

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …