Parlamento vai debater proposta para fim de beatas na rua

gregalex777/Flickr

Por ano, cerca de 5,6 triliões de cigarros utilizados são atirados para as ruas.

A proposta apresentada pelo PAN vai ser discutida dia 12 de junho no parlamento. O objetivo é reduzir a poluição ambiental causada pelas beatas de cigarro atiradas para o chão.

A consciencialização ambiental a nível político está a crescer e, como tal, novas ideias estão a ser sugeridas para ajudar no combate a problemas como a poluição. Nesse âmbito, o PAN apresentou um projeto-lei que prevê o fim das beatas nas ruas. A proposta será discutida em parlamento dia 12 de junho.

O partido Pessoas-Animais-Natureza reitera que devem ser adotas medidas e ações de sensibilização para que cesse esta prática prejudicial ao bem ambiente. Como tal, para serviços com grupos de fumadores, o partido defende “a disponibilização de cinzeiros à porta dos estabelecimentos e a limpeza diária do espaço circundante mais próximo ao estabelecimento”.

“O consumidor deve, numa primeira fase, ser alvo de ações de sensibilização por forma a perceber os impactos da sua conduta e, numa segunda fase, deve verificar-se mesmo o sancionamento da ação de descartar as beatas para o meio ambiente”, explica o PAN no seu projeto-lei proposto.

Além disso, o produtor deve passar a pagar uma “ecotaxa”, que será destinada a “custear ações de sensibilização, formação, limpeza e recuperação de ecossistemas”.

No preâmbulo desta proposta, citado pelo jornal Público, o PAN realça o impacto ambiental de atirar as pontas de cigarros para a rua, que é responsável “por 30% dos incêndios” e “são o resíduo mais encontrado nas áreas costeiras”.

O deputado André Silva espera que esta proibição de alastre a todas as áreas do país e que sejam levadas a cabo ações de fiscalização por parte da ASAE, para que se certifiquem que os parâmetros do projeto-lei estão a ser devidamente cumpridos por todas as entidades.

O PAN recomenda ainda que seja feita uma avaliação prévia do impacto desta medida, para que se comprove verdadeiramente a sua viabilidade e importância.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. è pá … sá não ganhou o meu voto porque eu me vou candidadar e por conseguinte votarei em mim.
    Mas tem o meu aplauso, se eu fôr governo (como espero) farei uma aliança com o PAN tal como está acontecendo por essa Europa fora.

  2. Quer então dizer que os cocós e xixis dos porcos dos meus vizinhos que são largados á minha porta(que são mais animais que os cāes e gatos que coabitam com eles) passam a ser minha responsabilidade de limpar?

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …