Parlamento vai debater proposta para fim de beatas na rua

gregalex777/Flickr

Por ano, cerca de 5,6 triliões de cigarros utilizados são atirados para as ruas.

A proposta apresentada pelo PAN vai ser discutida dia 12 de junho no parlamento. O objetivo é reduzir a poluição ambiental causada pelas beatas de cigarro atiradas para o chão.

A consciencialização ambiental a nível político está a crescer e, como tal, novas ideias estão a ser sugeridas para ajudar no combate a problemas como a poluição. Nesse âmbito, o PAN apresentou um projeto-lei que prevê o fim das beatas nas ruas. A proposta será discutida em parlamento dia 12 de junho.

O partido Pessoas-Animais-Natureza reitera que devem ser adotas medidas e ações de sensibilização para que cesse esta prática prejudicial ao bem ambiente. Como tal, para serviços com grupos de fumadores, o partido defende “a disponibilização de cinzeiros à porta dos estabelecimentos e a limpeza diária do espaço circundante mais próximo ao estabelecimento”.

“O consumidor deve, numa primeira fase, ser alvo de ações de sensibilização por forma a perceber os impactos da sua conduta e, numa segunda fase, deve verificar-se mesmo o sancionamento da ação de descartar as beatas para o meio ambiente”, explica o PAN no seu projeto-lei proposto.

Além disso, o produtor deve passar a pagar uma “ecotaxa”, que será destinada a “custear ações de sensibilização, formação, limpeza e recuperação de ecossistemas”.

No preâmbulo desta proposta, citado pelo jornal Público, o PAN realça o impacto ambiental de atirar as pontas de cigarros para a rua, que é responsável “por 30% dos incêndios” e “são o resíduo mais encontrado nas áreas costeiras”.

O deputado André Silva espera que esta proibição de alastre a todas as áreas do país e que sejam levadas a cabo ações de fiscalização por parte da ASAE, para que se certifiquem que os parâmetros do projeto-lei estão a ser devidamente cumpridos por todas as entidades.

O PAN recomenda ainda que seja feita uma avaliação prévia do impacto desta medida, para que se comprove verdadeiramente a sua viabilidade e importância.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. è pá … sá não ganhou o meu voto porque eu me vou candidadar e por conseguinte votarei em mim.
    Mas tem o meu aplauso, se eu fôr governo (como espero) farei uma aliança com o PAN tal como está acontecendo por essa Europa fora.

  2. Quer então dizer que os cocós e xixis dos porcos dos meus vizinhos que são largados á minha porta(que são mais animais que os cāes e gatos que coabitam com eles) passam a ser minha responsabilidade de limpar?

RESPONDER

Prendas aos deputados acima de 150 euros serão divulgadas na Internet

PS, PSD e Bloco aprovaram, esta terça-feira, em votação final na Comissão Parlamentar de Transparência, o conjunto de critérios orientadores em matéria de ofertas e hospitalidade de deputados, diploma que teve a oposição do PAN. Estes …

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …