“Ou mudam ou vão para Pedrógão”. Parlamento e CNE em pé de guerra

Mário Cruz / Lusa

A mudança de instalações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) está a criar mal-estar entre elementos da entidade e o Parlamento. O incómodo subiu de tom numa reunião recente, onde o presidente do Conselho de Administração do Parlamento, Pedro Pinto, referiu que ou a CNE “se mudaria para o novo local ou para Pedrógão”.

A CNE, o órgão que fiscaliza os actos eleitorais, contesta a mudança para um edifício que já é usado por outros serviços do Estado, alegando que está em clara “violação das normas legais vigentes sobre saúde, higiene e segurança no trabalho“.

O diferendo subiu de tom numa reunião de 20 de Setembro passado, quando o presidente do Conselho de Administração do Parlamento, o deputado do PSD Pedro Pinto, referiu que ou a CNE “se mudaria para o novo local ou para Pedrógão”, como transcreve a TSF.

As palavras de Pedro Pinto são citadas numa acta assinada por elementos do órgão supervisor das eleições que estiveram presentes na reunião, designadamente Sérgio Gomes da Silva e João Tiago Machado, que acusam o Parlamento de revelar o “maior desrespeito pelas pessoas que morreram em Pedrógão e pelas que poderão morrer em caso de incêndio no edifício para onde se pretende (re)mover a CNE”.

Nestas declarações divulgadas pela TSF, os elementos da CNE também notam que a afirmação de Pedro Pinto “torna totalmente evidente o sentimento do Conselho de Administração da Assembleia da República de que está acima da Lei e do respeito devido aos cidadãos”.

Mas para Pedro Pinto é “exactamente o contrário” e quem está a desrespeitar as pessoas de Pedrógão é a CNE.

“Havendo tanta entidade que neste momento defende que haja investimentos em Pedrógão por parte dos privados, porque é que o Estado não há-de fazer um esforço e a CNE ir para Pedrógão visto que não tem qualquer tipo de problemas de ir para um sítio que possa ser alugado?”, questiona Pedro Pinto na TSF.

O deputado do PSD refere-se ao facto de a CNE ter solicitado que “fosse alugado um outro qualquer espaço” para se instalar. E, nesse caso, “se calhar faz sentido que a CNE – quando tanto falamos na necessidade de descentralizar serviços – vá para vários sítios do país”, atira Pedro Pinto.

“Isto não é uma questão de respeito por Pedrógão, isto é exactamente o contrário, é dizer que aquela tragédia deve ter por parte das entidades privadas e públicas o máximo respeito e não acharem que pôr lá uma qualquer entidade pública é desprestigiar, é exactamente o contrário, é prestigiante para Pedrógão Grande“, conclui.

Pedro Pinto lembra ainda que “outras instituições não levantaram este tipo de problemas” relativos à segurança quando se mudaram para o edifício para onde a CNE não quer ir.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pedro Pinto não é o então vereador de CML, quando PSL era Presidente da Câmara, que espetou com a Feira do Relógio na Av. Santo Condestável (conhecida também por “Vale de Chelas”), que por isso é fechada ao trânsito todos os Domingos, está toda esburacada por causa da fixação das tendas dos feirantes e deixa um rasto de resíduos e outras porcarias que exigem um batalhão de funcionários de limpeza urbana para aquilo ficar minimamente decente?
    Vê-se que o sujeito tem muito jeito para definir localizações!

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …