Alemanha aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo (com voto contra de Merkel)

Dennis Bratland / wikimedia

-

O parlamento alemão aprovou, esta sexta-feira, um diploma que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de a chanceler Angela Merkel ter abandonado a sua posição de princípio sobre a matéria.

O diploma contou com o voto a favor de 393 deputados dos três partidos de esquerda representados na câmara baixa do parlamento, os sociais-democratas, os ecologistas e a esquerda radical, além de um grupo de deputados da família conservadora de Merkel. Entre os conservadores, houve 226 votos contra.

A Alemanha junta-se assim aos 20 países ocidentais, 13 dos quais na Europa, que já legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Berlim tinha adotado em 2001 a união civil com direitos equivalentes aos do casamento, exceto para certas vantagens fiscais e em matéria de adoção.

A nova lei, que deve agora ser validada pela câmara alta do parlamento para entrar em vigor, vai permitir aos casais do mesmo sexo o direito de adoção. Angela Merkel abriu caminho à aprovação deste diploma, anunciando na segunda-feira que os deputados do seu partido tinham liberdade de voto.

Segundo o Público, Merkel terá votado contra, defendendo que “o casamento deve ser entre um homem e uma mulher”. “Espero que o voto de hoje não promova apenas o respeito entre diferentes opiniões, mas que traga também mais coesão e paz social”, acrescentou a chanceler.

Numa entrevista a uma revista feminina no início da semana, a chanceler tinha dito ser a favor do casamento para todos, uma posição diferente da que tinha adoptado anteriormente.

Foi depois de ter conhecido um casal de lésbicas que cuidava de oito crianças que Merkel disse ter mudado de opinião. Os conservadores da CDU, tal como o partido-gémeo da Baviera, o CSU, sempre foram contra a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E ao mesmo tempo aprovou uma para punir quem escreve “hateful speech” na internet mas ninguém fala nisso. Prioridades.

  2. O futuro da Europa é mais negro que um “buraco negro” A catástrofe chegará…. Ultimamente a alemanha só dá maus exemplos…..

RESPONDER

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …

Gelado para comer na rua paga mais IVA do que se for para consumir num café

Os gelados estão sujeitos a taxas diferentes de IVA, conforme sejam consumidos num estabelecimento comercial ou se destinem a ser comidos num espaço público. Em causa está a interpretação que o Fisco faz do serviço …

Amigos, amigos, 'Champions' à parte. Ronaldo e Félix encaram-se em duelo lusitano

A primeira jornada da Liga dos Campeões reserva um duelo especial para os portugueses entre o Atlético de Madrid e a Juventus. De lados opostos estarão João Félix e Cristiano Ronaldo. Os portugueses estarão de coração …

Michel Temer usa a palavra "golpe" para falar da destituição de Dilma Rousseff

"Nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse", disse Michel Temer - que chegou ao poder em 2016, após o processo de destituição de Dilma Rousseff - numa entrevista à emissora …

PGR denuncia irregularidades na investigação ao homicídio de Marielle Franco

Esta terça-feira, a procuradora-geral da República brasileira denunciou irregularidades na investigação do caso do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Raquel Dodge, que concluiu o mandato de dois anos na liderança do …

Juncker: Saída do Reino Unido é "desejável e possível", mas risco de 'no deal' é "muito real"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, que um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é "desejável e possível", embora tenha reconhecido que o risco …