/

Alemanha aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo (com voto contra de Merkel)

3

Dennis Bratland / wikimedia

-

O parlamento alemão aprovou, esta sexta-feira, um diploma que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de a chanceler Angela Merkel ter abandonado a sua posição de princípio sobre a matéria.

O diploma contou com o voto a favor de 393 deputados dos três partidos de esquerda representados na câmara baixa do parlamento, os sociais-democratas, os ecologistas e a esquerda radical, além de um grupo de deputados da família conservadora de Merkel. Entre os conservadores, houve 226 votos contra.

A Alemanha junta-se assim aos 20 países ocidentais, 13 dos quais na Europa, que já legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Berlim tinha adotado em 2001 a união civil com direitos equivalentes aos do casamento, exceto para certas vantagens fiscais e em matéria de adoção.

A nova lei, que deve agora ser validada pela câmara alta do parlamento para entrar em vigor, vai permitir aos casais do mesmo sexo o direito de adoção. Angela Merkel abriu caminho à aprovação deste diploma, anunciando na segunda-feira que os deputados do seu partido tinham liberdade de voto.

Segundo o Público, Merkel terá votado contra, defendendo que “o casamento deve ser entre um homem e uma mulher”. “Espero que o voto de hoje não promova apenas o respeito entre diferentes opiniões, mas que traga também mais coesão e paz social”, acrescentou a chanceler.

Numa entrevista a uma revista feminina no início da semana, a chanceler tinha dito ser a favor do casamento para todos, uma posição diferente da que tinha adoptado anteriormente.

Foi depois de ter conhecido um casal de lésbicas que cuidava de oito crianças que Merkel disse ter mudado de opinião. Os conservadores da CDU, tal como o partido-gémeo da Baviera, o CSU, sempre foram contra a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

// Lusa

3 Comments

  1. E ao mesmo tempo aprovou uma para punir quem escreve “hateful speech” na internet mas ninguém fala nisso. Prioridades.

  2. O futuro da Europa é mais negro que um “buraco negro” A catástrofe chegará…. Ultimamente a alemanha só dá maus exemplos…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.