“Parecia um óvni”. Misterioso monólito reacende teorias alienígenas

3

(dr) UDPSAB

Objeto descoberto por acaso gera teoria sobre eventual obra alienígena — mas este não é a primeira intrigante pedra gigante que aparece em regiões remotas do planeta.

Visto do espaço, o País de Gales parece ter uma paisagem misteriosa. Pouco habitada, a região possui vastas colinas cobertas de vegetação, charcos escuros e montanhas íngremes. Há alguns dias, uma coluna de metal de aproximadamente três metros de altura foi descoberta por acaso numa área remota de Hay-on-Wye, no leste do país.

O sujeito que descobriu o objeto disse ao The Guardian que achou o monólito um pouco assustador. “Parecia um óvni. O objeto não parece ter sido só deixado ali, alguém o colocou deliberadamente no chão”, confessa.

Mas de onde pode ter vindo?

O homem, de 37 anos, e o jornal fizeram tudo bem: criaram um mistério sobre a origem do objeto com palavras como “assustador” e “óvni” e a notícia espalhou-se pelo mundo.

“É fácil pensar que foi deixado por um disco voador ou algo do género”. O metal não apresenta “nenhuma marca de solda”, defende o homem responsável pela descoberta — que cresceu numa família de soldadores — em conversa com o The New York Times.

O seu veredicto profissional é que “alguém fez um trabalho muito bom” com o objeto.

Quem está por trás do enigma?

Mesmo em Gales, é extremamente difícil encontrar bons artesãos. Outro potencial motivo para atribuir o objeto a supostos alienígenas seria a sua localização numa região isolada.

É curioso notar que os alegados seres extraterrestres parecem mostrar interesse principalmente em áreas muito remotas e primitivas da Terra. A região em Gales seria tão isolada que a história dos monólitos só chegou lá quatro anos depois dos primeiros avistamentos dessas estruturas.

Em 2020, enquanto o mundo lutava contra a pandemia de covid-19, autoridades dos EUA fizeram uma descoberta inesperada durante um sobrevoo de helicóptero no Condado de Red Rock, em Utah: o primeiro monólito. A estranha estrutura no meio do deserto foi notícia no mundo todo.

Pouco depois, objetos semelhantes foram encontrados, em regiões praticamente remotas, na Califórnia, Roménia, Holanda, Turquia, Austrália e no estado alemão de Hessen.

Aliens ou marketing?

É possível que supostos extraterrestres tenham interesse em regiões provinciais da Terra. No entanto, no passado, os monólitos revelaram-se tentativas fracassadas de chamar a atenção.

Logo após a descoberta de um monólito, multidões de turistas e curiosos dirigem-se para os objetos, mas não são os únicos: aparecem logo também os vendedores de lembranças e barracas de comida.

O responsável pelo primeiro monólito descoberto em Utah foi o artista Matty Way, do coletivo The Most Famous Artist (o artista mais famoso), que reivindicou a autoria da obra após o burburinho causado.

Depois disso, era possível encomendar réplicas da peça por 45 mil dólares (cerca de 41 mil euros).

Ótima ideia de negócios, pensaram quatro artistas amadores da Califórnia e também ergueram colunas de metal no estado. Outros aproveitadores seguiram o exemplo, e assim começou o fenómeno dos monólitos.

No entanto, os monólitos da Roménia, Espanha e Hessen foram tão mal feitos que até os alienígenas provavelmente ficariam envergonhados.

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.