Paquistanesa envenena família depois de ser obrigada a casar-se

Hashoo Foundation / Flickr

Uma paquistanesa envenenou o marido e outros 26 familiares dele depois de ter sido obrigada pelos pais a casar-se em setembro. O envenenamento resultou em 15 mortes até agora, entre elas a do marido. A mulher terá sido ajudada pelo homem com quem mantinha uma relação paralela.

A última das vítimas, uma menina, morreu esta terça-feira, explicou à Agência Efe o agente Abdul Khaliq, porta-voz da polícia na cidade de Lashari, no leste do país, onde, a dia 25 de outubro, começou o pesadelo para a família do marido de Asiya Bibi.

Na manhã daquele dia, Bibi pôs o veneno que tinha recebido do amante, Muhammed Shahid, no leite utilizado para a preparação de um iogurte típico da região conhecido como lassi.

Pelo menos 27 familiares do marido consumiram o iogurte, entre os quais 12 sobreviveram depois de terem sido hospitalizados.

“Primeiro, pensaram que o envenenamento tivesse sido provocado por um lagarto ou uma serpente que poderia ter caído no leite, mas depois descobriram que Asiya tinha colocado o veneno”, disse o polícia.

Bibi “confessou o crime”, admitindo que pretendia acabar com a família do marido para ficar livre e assim se poder casar com o amante, explicou o agente.

Casar com Muhammed Shahid era o seu desejo, mas o pai rejeitou o homem escolhido por ela e obrigou-a a casar-se com o primo Muhammed Amjad, filho de um irmão do pai, acrescentou o porta-voz.

O casal e uma tia de Bibi, que também colaborou no envenenamento, foram detidos e compareceram esta terça-feira a um tribunal antiterrorista, revelou Khaliq.

Nos países do sul da Ásia é normal que os casamentos sejam arranjados, e casar-se contra a tradição e sem a aprovação da família pode ser um problema, principalmente em zonas rurais.

Além disso, em alguns casos mais extremos, desobedecer à decisão dos pais pode levar a crimes de honra e assassinatos por parte da família, geralmente contra a mulher que foge com o amante, com o objetivo de recuperar a honra perdida.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os catalães também estão obrigados a manter matrimónio com a Espanha e ainda não vi nenhum espanhol envenenado por essa razão!

  2. O bloco de esquerda e o PCp tambem estão obrigados a estar casados com o antónio costa e nem por isso deitaram veneno na comida da assembleia da republica.

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …