///

Pandora Papers. Maior fuga de informação expõe riqueza oculta de líderes (há três portugueses na lista)

4

Este domingo, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) expôs um esquema de ocultação de dinheiro e património que envolve algumas das pessoas mais poderosas, influentes e ricas do mundo.

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) obteve 11,9 milhões de documentos que expõem a riqueza oculta de várias figuras que continuaram a fazer negócios pessoais através de paraísos fiscais e offshore. Os Pandora Papers expõem os segredos financeiros de 35 atuais e antigos Presidentes e primeiro-ministros, além de mais de 330 funcionários públicos em mais de 90 países.

Segundo o semanário Expresso, há três políticos portugueses: Nuno Morais Sarmento, Vitalino Canas e Manuel Pinho.

O advogado e atual vice-presidente do PSD, Nuno Morais Sarmento, foi o beneficiário de uma companhia offshore registada nas Ilhas Virgens Britânicas que serviu para comprar uma escola de mergulho e um hotel em Moçambique. Já o advogado Vitalino Canas consta nos ficheiros por lhe ter sido passada uma procuração para atuar em nome de uma companhia registada também nas Ilhas Virgens Britânicas.

Por último, o professor de economia Manuel Pinho, que era o beneficiário de três companhias offshore que já são do conhecimento público, por estarem envolvidas num inquérito-crime ainda em curso sobre a EDP.

Entre os nomes agora revelados pelo consórcio está também o atual primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babis, que comprou um castelo de 19 milhões através de uma offshore, e o rei da Jordânia, Abdullah II, que é dono de três propriedades em Malibu, na Califórnia, avaliadas em 59 milhões de euros.

Alguns dos negócios, nomeadamente a compra do monarca da Jordânia, aconteceram quando os países de origem desses líderes mundiais atravessavam crises profundas.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e a sua mulher, que compraram um imóvel avaliado em 7,6 milhões a uma companhia offshore que pertence à família do ministro do Bahrain, Zayed bin Rashid al-Zayani, também surgem nos documentos revelados este domingo.

Outro dos casos expostos é o do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, cuja família e associados estarão envolvidos na compra de propriedades ao Reino Unido, em segredo, em negócios que ultrapassam os 500 milhões de euros, tendo chegado a fazer lucro com a venda de propriedades à Coroa.

Da lista consta o nome de Shakira ou da ex-modelo Claudia Schiffer. A investigação também revelou que o empresário e produtor de televisão russo, Konstantin Ernst, foi beneficiado pelo Estado num negócio de privatização de dezenas de cinemas em Moscovo.

O semanário avança que, ao todo, os Pandora Papers permitiram identificar os donos de 29 mil companhias offshore, havendo beneficiários de mais de 200 países – a Rússia, o Reino Unido, a China e o Brasil são os que possuem mais.

Cinco anos e meio depois dos Panama Papers, e quase quatro anos depois dos Paradise Papers, o consórcio volta a publicar uma longa lista de revelações que provam que as fugas de informações anteriores pouco mudaram o panorama mundial da riqueza oculta.

A firma Mossack Fonseca esteve no centro do escândalo Panama Papers e pode ter fechado dois anos depois da revelação. No entanto, há outras empresas que continuam a prestar serviços especializados a clientes com muito dinheiro e que querem criar e gerir veículos offshore .

Uma sociedade offshore, que é legal desde que seja declarada às autoridades fiscais no país em que se reside, tem a vantagem da baixa tributação, do anonimato e da ausência de registos de contas ou de beneficiários reais das jurisdições onde estão registadas. O problema é que, aos olhos das autoridades, se oculta com elas.

Os Pandora Papers são os maiores dos três “leaks” do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. A investigação durou dois anos e envolveu mais de 600 jornalistas em 117 países.

ZAP //

4 Comments

    • De certeza que o Pinho já não surpreende ninguém…
      O outro, confesso que nem o conhecia…
      De qualquer modo, nenhum deles é o n° 2 de um dos dois maiores partidos portugueses!

      • Não. Um deles foi apenas ministro da economia avençado de um grupo financeiro!!! Penso que nunca houve na história outro ministro avençado!!! Fantástico.
        O outro que dizes não conhecer foi secretário de estado e curiosamente tem um livro intitulado «Branqueamento de capitais»: noções elementares do regime jurídico de prevenção e repressão e evolução previsível”. Isto tudo só pode ser para rir. E ao que tudo indica, ensina os meninos da FDUNL como é que tudo se faz.
        O país está todo a saque. Admirem-se com negacionistas, chegas e por aí fora. O sistema não tem qualquer válvula de escape e assim rebentará. Se ainda a justiça funcionasse. Mas essa, é provavelmente ainda pior do que a política.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.