Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos.

A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações que luta pelo fim da exploração sexual de crianças, ao jornal britânico The Independent.

Esta prática é vista como medida de último recurso devido às dificuldades económicas que atravessam. Um estudo feito pela ECPAT realça que várias crianças refugiadas na Turquia estão vulneráveis a um casamento forçado, tráfico humano e exploração sexual.

“Ouvimos falar de casos em que famílias sírias estão a vender as suas filhas para casar — formal ou informalmente — com homens turcos. Às vezes, ser uma segunda ou terceira esposa de um homem. Isto é para se livrar delas. Ter menos um prato na mesa“, começou por dizer Ezgi Yaman, secertário-geral da ECPAT Turquia ao The Independent.

As famílias também estão a receber dinheiro para ajudá-las a pagar pela renda da casa. Ouvimos vários casos em que a família não podia pagar a renda ao proprietário, por isso disseram: ‘Nós damos-lhe a nossa filha'”, acrescentou.

Há ainda casos em que o arrendatário casa clandestinamente com a criança síria. Yaman explica que não pode fornecer dados estatísticos, uma vez que isto está acontecer ilicitamente.

“O Governo turco não recolhe dados sobre meninas sírias casadas com homens turcos ou sobre tráfico de crianças. Com a covid-19, tem sido difícil alcançar crianças de famílias sírias. A violência doméstica, a violência sexual e a exploração infantil aumentaram durante o coronavírus por causa do caos e das pessoas terem menos dinheiro, e porque todos estão em casa o tempo todo durante o confinamento”, disse ainda Yaman.

Em janeiro, uma lei foi debatida no Parlamento turco e prevê que homens acusados de ter relações sexuais com menores fiquem com penas suspensas caso casem com as vítimas e a diferença de idades seja inferior a dez anos. Caso venham a ser ratificada, esta lei pode ser preocupante para várias crianças refugiadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …