Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos.

A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações que luta pelo fim da exploração sexual de crianças, ao jornal britânico The Independent.

Esta prática é vista como medida de último recurso devido às dificuldades económicas que atravessam. Um estudo feito pela ECPAT realça que várias crianças refugiadas na Turquia estão vulneráveis a um casamento forçado, tráfico humano e exploração sexual.

“Ouvimos falar de casos em que famílias sírias estão a vender as suas filhas para casar — formal ou informalmente — com homens turcos. Às vezes, ser uma segunda ou terceira esposa de um homem. Isto é para se livrar delas. Ter menos um prato na mesa“, começou por dizer Ezgi Yaman, secertário-geral da ECPAT Turquia ao The Independent.

As famílias também estão a receber dinheiro para ajudá-las a pagar pela renda da casa. Ouvimos vários casos em que a família não podia pagar a renda ao proprietário, por isso disseram: ‘Nós damos-lhe a nossa filha'”, acrescentou.

Há ainda casos em que o arrendatário casa clandestinamente com a criança síria. Yaman explica que não pode fornecer dados estatísticos, uma vez que isto está acontecer ilicitamente.

“O Governo turco não recolhe dados sobre meninas sírias casadas com homens turcos ou sobre tráfico de crianças. Com a covid-19, tem sido difícil alcançar crianças de famílias sírias. A violência doméstica, a violência sexual e a exploração infantil aumentaram durante o coronavírus por causa do caos e das pessoas terem menos dinheiro, e porque todos estão em casa o tempo todo durante o confinamento”, disse ainda Yaman.

Em janeiro, uma lei foi debatida no Parlamento turco e prevê que homens acusados de ter relações sexuais com menores fiquem com penas suspensas caso casem com as vítimas e a diferença de idades seja inferior a dez anos. Caso venham a ser ratificada, esta lei pode ser preocupante para várias crianças refugiadas.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …