Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos.

A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações que luta pelo fim da exploração sexual de crianças, ao jornal britânico The Independent.

Esta prática é vista como medida de último recurso devido às dificuldades económicas que atravessam. Um estudo feito pela ECPAT realça que várias crianças refugiadas na Turquia estão vulneráveis a um casamento forçado, tráfico humano e exploração sexual.

“Ouvimos falar de casos em que famílias sírias estão a vender as suas filhas para casar — formal ou informalmente — com homens turcos. Às vezes, ser uma segunda ou terceira esposa de um homem. Isto é para se livrar delas. Ter menos um prato na mesa“, começou por dizer Ezgi Yaman, secertário-geral da ECPAT Turquia ao The Independent.

As famílias também estão a receber dinheiro para ajudá-las a pagar pela renda da casa. Ouvimos vários casos em que a família não podia pagar a renda ao proprietário, por isso disseram: ‘Nós damos-lhe a nossa filha'”, acrescentou.

Há ainda casos em que o arrendatário casa clandestinamente com a criança síria. Yaman explica que não pode fornecer dados estatísticos, uma vez que isto está acontecer ilicitamente.

“O Governo turco não recolhe dados sobre meninas sírias casadas com homens turcos ou sobre tráfico de crianças. Com a covid-19, tem sido difícil alcançar crianças de famílias sírias. A violência doméstica, a violência sexual e a exploração infantil aumentaram durante o coronavírus por causa do caos e das pessoas terem menos dinheiro, e porque todos estão em casa o tempo todo durante o confinamento”, disse ainda Yaman.

Em janeiro, uma lei foi debatida no Parlamento turco e prevê que homens acusados de ter relações sexuais com menores fiquem com penas suspensas caso casem com as vítimas e a diferença de idades seja inferior a dez anos. Caso venham a ser ratificada, esta lei pode ser preocupante para várias crianças refugiadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …