Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Miguel A. Lopes / Lusa

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo divulgado hoje pela Intrum.

As conclusões integram uma edição especial do EPCR 2020 — European Consumer Payment Report, White Paper covid-19, que revela o impacto financeiro da pandemia nos consumidores e nas suas finanças pessoais.

Segundo o estudo divulgado pela empresa de serviços de gestão de crédito e que abrange 24 países europeus, incluindo Portugal, 39% dos europeus inquiridos afirmam que poupam “significativamente menos dinheiro” para o futuro do que antes da pandemia.

Em Portugal, quase metade (48%) diz estar a poupar menos, sendo o 5.º país da lista nesta situação, liderada pela Polónia, Hungria e Itália, com 65%, 56% e 53%, respetivamente.

Por outro lado, para mais de um terço (36%) dos inquiridos nos 24 países europeus, a pandemia teve um resultado positivo nos seus gastos financeiros, com a redução de compras na área do turismo (viagens e férias), roupas e alimentação, passando a focarem as despesas em bens de primeira necessidade.

Portugal encontra-se em 8.º lugar desta lista de países, com uma percentagem de inquiridos de 38% a considerarem que a pandemia teve um impacto positivo nos seus gastos diários.

No topo da lista está a Estónia, com 65% dos entrevistados a assumirem o efeito positivo nas contas diárias, seguida pela França (47%) enquanto no lado oposto está a Hungria com 21% e a Dinamarca, Alemanha e a Áustria, todas com 23%.

Os jovens dos 18 aos 21 anos (40%) foram quem gastou menos dinheiro devido à pandemia, percentagem semelhante à faixa etária dos 22 aos 37 anos (39%), destaca a Intrum.

O estudo baseou-se em respostas de cerca de 4.800 consumidores e foi realizado em maio em 24 países europeus.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo começa hoje a ouvir os partidos. IL, Chega, Os Verdes e PAN são os primeiros

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa esta segunda-feira a receber os partidos políticos com assento parlamentar em encontros que se estendem até quarta-feira. Os primeiros partidos a serem recebidos por Marcelo Rebelo de …

"Muito estúpida": ciclista festeja ouro (mas não sabia que era prata)

Anna Kiesenhofer foi histórica para a Áustria nos Jogos Olímpicos. Mas Anniemiek van Vleuten também ficará na história de Tóquio 2020, por outro motivo. A prova feminina de ciclismo de estrada poderá ser uma das mais …

Marcelo está esperançoso em relação à evolução da pandemia em Portugal

Índices de transmissão e a incidência a diminuir, assim como a pressão sobre o SNS, são os motivos apresentados pelo Presidente da República para o otimismo. Marcelo Rebelo de Sousa também aproveitou para reiterar o …

"Dei tudo que tinha". Telma Monteiro eliminada nos oitavos de final

A judoca portuguesa Telma Monteiro foi eliminada na segunda ronda da categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder com a polaca Julia Kowalczyk, em combate disputado no Nippon Budokan. Telma Monteiro, medalha de …

Tiago Barbosa Ribeiro compara o Porto a "um donut" (e refere que quer inverter a perda de habitantes na cidade)

Tiago Barbosa Ribeiro (PS) apresentou este domingo a candidatura à Câmara do Porto, cidade que comparou a um “donut” por ser “vazia por dentro”, pela perda de 20 mil habitantes, e anunciou a deputada Rosário …

Descoberta de túmulos da dinastia Yuan dá nova luz sobre as cerimónias fúnebres da época

Um equipa de arqueólogos descobriu, em Jinan, no leste da China, vários túmulos da dinastia de Yuan, sendo que alguns apresentavam impressionantes murais bem preservados. As descobertas surgiram no seguimento de um trabalho de escavação iniciado …

Mortes por gripe caem para zero nos últimos meses. Atividade gripal no inverno pode ser mais complicada

O uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos fizeram cair para zero a mortalidade por gripe entre outubro e maio. Os especialistas alertam para perda de imunidade e maior risco no …

Ramalho desculpabiliza Vítor Fernandes e nega "relação especial" com Vieira

António Ramalho diz que as decisões sobre o crédito da Imosteps foram tomadas de forma colegial, descartando influência direta de Vítor Fernandes. Numa carta enviada aos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, António …

Ao contrário do que se pensava, os cães sabem quando mentimos

Um novo estudo revela que, contrariamente ao que acontece com as crianças, os cães tendem a ignorar afirmações de pessoas que estão a mentir. Estas conclusões trazem uma nova luz sobre a forma como os …

Marques Mendes revela que especialistas vão propor fim das restrições horárias

No seu comentário semanal habitual, Luís Marques Mendes, deixou um alerta aos líderes políticos do país e fez uma revelação sobre o processo de desconfinamento - que deverá ganhar novas proporções esta semana. No Jornal da …