Pandemia obriga zoo do Canadá a devolver pandas à China

A pandemia de covid-19, que já fez 4 milhões de infetados no mundo, “obrigou” um jardim zoológico do Canadá a devolver dois pandas gigantes à China.

Em comunicado, o zoológico de Calgary anunciou esta terça-feira a “decisão difícil” de devolver dois pandas à China, uma vez que a pandemia afetou a cadeia de suprimento que fornece a quantidade de bambu necessária para alimentar estes animais.

Da Mao e Er Shu são os dois pandas que serão devolvidos à China. Chegaram ao território canadiano em 2014 como parte de um acordo de 10 anos entre os países.

Entretanto, Er Shun teve dois filhotes – os primeiros pandas nascidos no Canadá.

Contudo, a estadia destes dois animais teve de ser encurtada porque a pandemia de covid-19 interrompeu o transporte aéreo entre os dois países, prejudicando consequentemente a chegada de bambu ao Canadá, nota a Russia Today.

Quase toda (99%) a dieta destes animais consiste em bambu fresco. Cada espécime adulto consome diariamente cerca de 40 quilogramas destas plantas.

Nas últimas semanas, os funcionários do zoo de Calgary tentaram obter estas plantas recorrendo a outros fornecedores alternativos mas, como os prazos de entrega aumentaram, a qualidade do bambu piorou e os pandas não o comem.

A juntar a isto, há ainda o risco de as linhas de fornecimento serem interrompidas a qualquer momento e sem aviso prévio devido à covid-19.

 

“Acreditamos que o melhor e mais seguro lugar para Er Shun e Da Mao durante estes tempos sem precedentes e desafiadores é onde há bambu em abundância e de fácil acesso”, disse Clément Lanthier, diretor executivo do Zoológico de Calgary.

A agência noticiosa AFP detalha ainda que o zoo de Calgary se encontra encerrado devido à pandemia, tendo os filhotes de Da Mao e Er Shun tido já sido realocados na China.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …