/

Pandemia obriga zoo do Canadá a devolver pandas à China

A pandemia de covid-19, que já fez 4 milhões de infetados no mundo, “obrigou” um jardim zoológico do Canadá a devolver dois pandas gigantes à China.

Em comunicado, o zoológico de Calgary anunciou esta terça-feira a “decisão difícil” de devolver dois pandas à China, uma vez que a pandemia afetou a cadeia de suprimento que fornece a quantidade de bambu necessária para alimentar estes animais.

Da Mao e Er Shu são os dois pandas que serão devolvidos à China. Chegaram ao território canadiano em 2014 como parte de um acordo de 10 anos entre os países.

Entretanto, Er Shun teve dois filhotes – os primeiros pandas nascidos no Canadá.

Contudo, a estadia destes dois animais teve de ser encurtada porque a pandemia de covid-19 interrompeu o transporte aéreo entre os dois países, prejudicando consequentemente a chegada de bambu ao Canadá, nota a Russia Today.

Quase toda (99%) a dieta destes animais consiste em bambu fresco. Cada espécime adulto consome diariamente cerca de 40 quilogramas destas plantas.

Nas últimas semanas, os funcionários do zoo de Calgary tentaram obter estas plantas recorrendo a outros fornecedores alternativos mas, como os prazos de entrega aumentaram, a qualidade do bambu piorou e os pandas não o comem.

A juntar a isto, há ainda o risco de as linhas de fornecimento serem interrompidas a qualquer momento e sem aviso prévio devido à covid-19.

 

“Acreditamos que o melhor e mais seguro lugar para Er Shun e Da Mao durante estes tempos sem precedentes e desafiadores é onde há bambu em abundância e de fácil acesso”, disse Clément Lanthier, diretor executivo do Zoológico de Calgary.

A agência noticiosa AFP detalha ainda que o zoo de Calgary se encontra encerrado devido à pandemia, tendo os filhotes de Da Mao e Er Shun tido já sido realocados na China.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.