A pandemia roubou a nossa independência (e foi especialmente madrasta para os invisuais)

lifebeginsat50mm / Flickr

A pandemia de covid-19 afetou toda a gente, mas tem sido particularmente difícil para os invisuais, que são mais propensos a sofrer de depressão e solidão.

De acordo com um relatório do Royal National Institute of Blind People (RNIB), dois terços dos indivíduos com deficiência visual sentem que se tornaram menos independentes desde o início do confinamento – e tal pode ter um impacto negativo na saúde mental.

Meredith Wilkinson, professora de Psicologia da Universidade de Montfort, no Reino Unido, escreveu um artigo, publicado no The Conversation, no qual defende que os ajustes que muitas empresas e espaços públicos implementaram nos espaços como medida de prevenção podem tornar os lugares mais difíceis para os cegos se movimentarem.

Os invisuais criam representações espaciais dos ambientes nas suas cabeças. Se um determinado ambiente foi alterado para ajudar a controlar o novo coronavírus, as modificações podem interromper os mapas mentais.

No Reino Unido, o número de invisuais que frequentam lojas sozinhos diminuiu para metade durante o confinamento (caiu de 28% para 14%). Ao mesmo tempo, a proporção de pessoas que dependem de outra para fazer compras aumentou de menos de um quinto (18%) para quase a metade (49%).

Para remediar o problema, Wilkinson propõe que as lojas passem a oferecer um serviço de click-and-collect ou que não façam alterações no espaço.

Segundo o artigo assinado pela professora universitária, outra razão pela qual os deficientes visuais têm saído e interagido menos com pessoas é a preocupação com o distanciamento social.

Ter uma deficiência visual torna mais difícil evitar o contacto próximo com as pessoas, e não manter a distância social deixa os invisuais vulneráveis ​​a críticas, além de aumentar o risco de contrair covid-19.

Meredith Wilkinson destaca que os serviços de saúde mental estão a prestar um serviço muito importante aos deficientes visuais durante a pandemia, principalmente àqueles que se sentem isolados.

O Royal National Institute of Blind People tem à disposição um serviço de aconselhamento especializado de apoio emocional, e está também a criar mais oportunidades para pessoas invisuais comunicarem com outras pessoas, através da Internet ou por telefone.

Independentemente dos esforços, Wilkinson refere que estes serviços visam colmatar os sintomas do isolamento, mas não a causa. Por isso, defende, “é fundamental que tudo o que for implementado enquanto recuperamos da pandemia permita às pessoas recuperarem também a sua independência”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …