Frederico Varandas. “Se esta pandemia fosse há um ano, o Sporting colapsava”

O atual presidente do Sporting deu uma entrevista ao Canal 11, no qual abordou vários temas, desde o impacto da pandemia no clube, passando pela importância da formação.

Numa entrevista ao Canal 11, Frederico Varandas falou sobre o impacto da pandemia de covid-19 no Sporting e no futebol português, tendo considerado que o clube “se organizou rapidamente”.

“Conseguimos gerir o clube com medidas de gestão a curto prazo. Em 18 meses reduzimos 18 milhões de euros da massa salarial da equipa profissional de futebol, canalizamos os nossos recursos para a formação. A administração da SAD teve desde logo cortes salariais de 50%, jogadores e equipa técnica com 40%, atletas das modalidades com 30%. E colocámos 86% dos funcionários em lay-off“, explicou o presidente dos leões, citado pelo site Sapo Desporto.

Questionado sobre se já tem um orçamento para a próxima época, Varandas respondeu que não, “nenhum clube tem”. “É um desafio fazer um orçamento, não sabemos que receitas vamos ter. Como vamos ao mercado? Os orçamentos vão baixar, só não sabemos quanto. Se esta pandemia tem sido há um ano, o Sporting colapsava financeiramente“.

Esta segunda-feira, o Sporting confirmou, em comunicado, que renovou o período de lay-off por mais 30 dias, medida que entrou em vigor em Alvalade no passado dia 15 de abril.

Demissões na direção e queixa do SC Braga

Sobre as demissões do vice-presidente Filipe Osório de Castro e do vogal Rahim Ahamad da direção do clube, o atual presidente explicou que estas aconteceram por “motivos pessoais e profissionais“.

“Estávamos preparados há dois meses. Deram muito ao clube, são empresários e não são remunerados, nunca ganharam um tostão. É difícil conciliar a vida profissional com o clube. A pandemia virou o mundo deles. A meio de março alertaram o Conselho Diretivo para o problema. As empresas exigem a sua presença. Têm responsabilidades, administradores sócios que exigem a sua presença. Tentaram aguentar durante dois meses. Sei o que lhes custa ter de sair. Prepararam a saída. Não preciso de mais ninguém no Conselho Directivo”, explicou o dirigente, citado pelo mesmo site.

Relativamente à queixa apresentada pelo SC Braga no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), relativa à “cessão definitiva de direitos desportivos e partilha de direitos económicos” de Rodrigo Battaglia, Varandas explicou que já falou pessoalmente com o presidente do clube minhoto.

“Falei pessoalmente com António Salvador, entendemos que é discutível, ele percebeu isso mesmo. Disse-me: ‘Eu entendo o seu ponto de vista, o seu departamento jurídico tem uma visão, o nosso tem outra’. O contrato que vigorava foi rescindido, o Sporting teve de pagar nova comissão, novo prémio de assinatura e novo contrato. Entendemo-lo assim. Entendemos que o departamento jurídico do SC Braga tenha outra visão”.

Presidente deixa elogios a Matheus Nunes

Na mesma entrevista, o presidente do Sporting deixou grandes elogios a Matheus Nunes, médio de 21 anos, que tem trabalhado com a equipa principal.

“O Sporting tem 50% do passe e pagou 500 mil euros por essa parte. Tem a hipótese de comprar mais 50% por outros 500 mil. Temos todo interesse em comprar. Do que eu já vi, não tenho dúvidas nenhumas de que vai pagar o Rúben Amorim. Só ele vai pagar o Rúben Amorim. Eu, para acertar no treinador, tem de ser competente e completamente em sintonia com a aposta nos jovens”, disse.

Varandas considera que o “ADN do Sporting é a formação” e, por isso, garantiu que “oito a 12” dos membros do plantel do próximo ano serão formados no clube, para além de ter assegurado que vai haver equipa B.

O Sporting vai ter equipa B este ano, nós só tínhamos planeado o regresso da equipa B na época 21/22. O treinador da equipa B tem de estar alinhado na equipa A, quero que Rúben Amorim tenha palavra na escolha do treinador da equipa B, o principal objetivo é formar jogadores para a equipa A”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …

Parque das Nações recebe Comic Con em dezembro

Com o mote "A New Hope", a sétima edição da Comic Con terá lugar no Parque das Nações, em Lisboa, no mês de dezembro. A sétima edição da Comic Con Portugal, um evento dedicado à cultura …

Polícia sueca investiga ataque à faca e aponta para "motivações terroristas"

A polícia sueca fez buscas no apartamento do homem que esfaqueou sete pessoas no país, na quarta-feira, informando que há pormenores na investigação que apontam para motivações terroristas. Segundo avançou esta quinta-feira o Público, a polícia …

Advogados apontam falhas à investigação da morte de Giovani Rodrigues

Alguns advogados de defesa dos acusados do homicídio de Giovani Rodrigues apontaram, esta quarta-feira, falhas à investigação, desde o apuramento dos factos à condição clínica, com a revelação de que o jovem foi também vítima …

Dia com menos mortes desde 28 de outubro. Mais 830 novos casos

Há mais 830 casos de covid-19 em Portugal. A Direção-Geral da Saúde indica que há agora 1708 doentes com covid-19 internados, menos 119 do que na quarta-feira. O número de doentes nos cuidados intensivos está …

Concelhia do PSD/Sintra tenta contornar Santana (e já aprovou um nome)

Enquanto a direção nacional do PSD tenta convencer Pedro Santana Lopes, a estrutura do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto Pereira como candidato. Esta quarta-feira, a concelhia do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto …

TAP com novo voo do Brasil para Portugal a 11 de março

A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou, esta quarta-feira, que se irá realizar, a 11 de março, um novo voo entre São Paulo e Lisboa, em "condições inteiramente idênticas" às da viagem de repatriamento ocorrida …