Combate à pandemia adia para depois das férias votação sobre eutanásia e lobbying

Mário Cruz / Lusa

Devido ao combate à pandemia, o Parlamento deixou de lado temas como a eutanásia, a regulamentação do lobbying ou da residência alternada de filhos de pais separados, que só voltarão a ser tratados no final de setembro e que, provavelmente só deverão ter desenvolvimento no início do próximo ano.

Segundo noticiou o Público esta quinta-feira, entre outubro e novembro será discutido e votado o Orçamento do Estado para 2021, o que deixará para dezembro trabalhos mais curtos. Também os temas em torno da pandemia da covid-19 deverão continuar a ser tratados nessa altura.

Esta quinta-feira à tarde, o Parlamento votará a revisão do Estatuto do Combatente e da Lei de Enquadramento Orçamental, a atualização da Lei da Nacionalidade e da Lei Eleitoral Autárquica, o agravamento das penas dos crimes contra animais e a proibição de certas comissões bancárias.

A votos vão também a revisão do regimento da Assembleia da República, a orgânica e eleição das CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, alterações no regime do IVA e do IRS para pensionistas, a transposição da diretiva de combate ao branqueamento de capitais, ou uma nova moratória para as rendas não habitacionais.

Na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias estão a  eutanásia, a residência alternada dos filhos em caso de separação dos pais, a violência doméstica e uma proposta de simplificação administrativa para as autarquias locais, temas que cujo tratamento e votação ficarão adiados.

O mesmo rumo tiveram as audições, como a da provedora de Justiça e as dos conselhos de fiscalização das secretas e do segredo de Estado, assim como do ministro da Administração Interna sobre a alegada nova rota de imigração ilegal com destino ao Algarve.

No outono será retomada a discussão sobre o novo regime de nomeação do governador do Banco de Portugal, propostas para autonomizar a Polícia Marítima e a Autoridade Marítima das Forças Armadas, bem como medidas para contornar a declaração de inconstitucionalidade do Tribunal Constitucional ao regime da gestação de substituição.

Haverá ainda lugar à discussão sobre uma iniciativa que propõe a revogação do Acordo Ortográfico, o projeto para os novos estatutos da RTP e para a Lei da Televisão, assim como propostas para a regulamentação do lobbying, temas que não foram ao plenário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …