Combate à pandemia adia para depois das férias votação sobre eutanásia e lobbying

Mário Cruz / Lusa

Devido ao combate à pandemia, o Parlamento deixou de lado temas como a eutanásia, a regulamentação do lobbying ou da residência alternada de filhos de pais separados, que só voltarão a ser tratados no final de setembro e que, provavelmente só deverão ter desenvolvimento no início do próximo ano.

Segundo noticiou o Público esta quinta-feira, entre outubro e novembro será discutido e votado o Orçamento do Estado para 2021, o que deixará para dezembro trabalhos mais curtos. Também os temas em torno da pandemia da covid-19 deverão continuar a ser tratados nessa altura.

Esta quinta-feira à tarde, o Parlamento votará a revisão do Estatuto do Combatente e da Lei de Enquadramento Orçamental, a atualização da Lei da Nacionalidade e da Lei Eleitoral Autárquica, o agravamento das penas dos crimes contra animais e a proibição de certas comissões bancárias.

A votos vão também a revisão do regimento da Assembleia da República, a orgânica e eleição das CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, alterações no regime do IVA e do IRS para pensionistas, a transposição da diretiva de combate ao branqueamento de capitais, ou uma nova moratória para as rendas não habitacionais.

Na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias estão a  eutanásia, a residência alternada dos filhos em caso de separação dos pais, a violência doméstica e uma proposta de simplificação administrativa para as autarquias locais, temas que cujo tratamento e votação ficarão adiados.

O mesmo rumo tiveram as audições, como a da provedora de Justiça e as dos conselhos de fiscalização das secretas e do segredo de Estado, assim como do ministro da Administração Interna sobre a alegada nova rota de imigração ilegal com destino ao Algarve.

No outono será retomada a discussão sobre o novo regime de nomeação do governador do Banco de Portugal, propostas para autonomizar a Polícia Marítima e a Autoridade Marítima das Forças Armadas, bem como medidas para contornar a declaração de inconstitucionalidade do Tribunal Constitucional ao regime da gestação de substituição.

Haverá ainda lugar à discussão sobre uma iniciativa que propõe a revogação do Acordo Ortográfico, o projeto para os novos estatutos da RTP e para a Lei da Televisão, assim como propostas para a regulamentação do lobbying, temas que não foram ao plenário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …