O “palheiro” de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do “palheiro” que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila Franca de Xira, em 2016.

O famigerado “palheiro” esteve em destaque na audição de Vieira no Parlamento, na Comissão de Inquérito em torno dos grandes devedores do Novo Banco.

Foi a deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, quem questionou o líder do Benfica sobre se esse seria o único património que teria para cobrir as dívidas que o seu grupo imobiliário, a Promovalor, deixou na instituição financeira.



O palheiro, um raspanete e a marcação cerrada de duas deputadas. Vieira apertado no Parlamento

O Correio da Manhã (CM) revela agora que o tal “palheiro” já não existe e que o terreno onde se situava, em Alverca, foi transformado num jardim público.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira adquiriu a propriedade com o imóvel em 2016, por cinco mil euros, segundo o mesmo jornal.

O imóvel com 620 metros quadrados foi vendido a um preço de “8,06 euros o metro quadrado”, de acordo com o diário.

Fonte da autarquia revela ao CM que o preço de venda é “adequado e justo em função da concreta finalidade do terreno, destinado à construção de um jardim público”.

A aquisição do terreno foi feita no âmbito de obras de reabilitação numa zona de Alverca.

“Por lapso funcional dos serviços, que não cuidaram de identificar correctamente o estatuto jurídico do terreno em causa, uma das zonas públicas verdes foi implantada no terreno privado em apreço, que era, ao tempo, propriedade privada do senhor Luís Filipe Vieira, mas que os serviços municipais consideraram tratar-se de um terreno baldio, susceptível de poder acolher a construção da mencionada zona verde”, destaca fonte da autarquia ao CM.

Assim, Vieira terá resolvido vender o terreno à autárquia pelo preço simbólico de 5 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …