Pais vegetarianos julgados por morte de bebé com raquitismo agudo

SXC

foto: sxc

foto: sxc

Os pais vegetarianos de um bebé de cinco meses que morreu de raquitismo agudo estão a responder à acusação de homicídio num tribunal de Londres.

Nkosiyapha Kunene, de 36 anos, e Virginia Kunene, 32, nasceram no Zimbabwe e moravam no sudeste de Londres. O filho do casal, Ndingeko Kunene, morreu no dia 14 de junho de 2012.

Virginia e Nkosiyapha declararam-se culpados da acusação de homicídio involuntário – quando não há a intenção de matar.

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, acredita-se que o casal seguia uma dieta ovo-lacto-vegetariana – que permite o consumo de leite e ovos, mas não de carnes.

“Devido à dieta (que Virginia Kunene) seguiu, a criança ficou doente”, alega o procurador do caso, Richard Whittam, acrescentando que este foi um “caso trágico”.

Não foram revelados detalhes sobre a alimentação dada ao bebé.

O juiz do processo, Rabinder Singh, afirmou que está “a analisar todas as opções” antes de proferir a sentença.

“A gravidade do crime pelo qual a vida de um bebé foi perdida é clara para todos”, disse o juíz,  numa audiência esta segunda-feira.

O casal está a responder em julgamento sob liberdade condicional.

O raquitismo é uma doença que afecta o desenvolvimento dos ossos, deixando-os fracos, e é causada por uma deficiência de vitamina D e cálcio.

A causa da doença é uma dieta pobre em nutrientes ou alguma outra doença que afecte a forma como as vitaminas e os minerais são absorvidos pelo corpo.

O raquitismo costumava ser comum no passado, mas a doença quase desapareceu nos países ocidentais devido à adição de vitamina D a alimentos como cereais e margarina.

Qualquer criança pode sofrer de raquitismo, mas crianças de pele escura (já que é necessária uma quantidade maior de luz solar para conseguir vitamina D) e crianças prematuras são mais susceptíveis à doença.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há algo de muito errado com esta notícia. Primeiro uma dieta ovo-lacto-vegetariana nao é muito restritiva e não é deficiente em cálcio nem em vitamina D; segundo, com apenas 5 meses de idade este bebe apenas mamava peito (o melhor que há mesmo de uma mãe qua não come carne) ou então biberão e neste ultimo caso estaria apenas neste mês a iniciar aos poucos alimentos sólidos que inicialmente são apenas vegetais para todas as crianças, já que a carne só costuma ser introduzida lá para os 7 meses, o peixe e os ovos lá para os 10-12 meses; finalmente, os pais considerarem-se culpados, tendo em conta o que referi???…

  2. Tem razão Lara. Um bebé de 5 meses alimenta_se de leite. Por qualquer razao nao alimentaram o filho e a noticia explora o vegetarianismo, pois isso chama a atenção….

RESPONDER

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …