Pais vegetarianos julgados por morte de bebé com raquitismo agudo

SXC

foto: sxc

foto: sxc

Os pais vegetarianos de um bebé de cinco meses que morreu de raquitismo agudo estão a responder à acusação de homicídio num tribunal de Londres.

Nkosiyapha Kunene, de 36 anos, e Virginia Kunene, 32, nasceram no Zimbabwe e moravam no sudeste de Londres. O filho do casal, Ndingeko Kunene, morreu no dia 14 de junho de 2012.

Virginia e Nkosiyapha declararam-se culpados da acusação de homicídio involuntário – quando não há a intenção de matar.

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, acredita-se que o casal seguia uma dieta ovo-lacto-vegetariana – que permite o consumo de leite e ovos, mas não de carnes.

“Devido à dieta (que Virginia Kunene) seguiu, a criança ficou doente”, alega o procurador do caso, Richard Whittam, acrescentando que este foi um “caso trágico”.

Não foram revelados detalhes sobre a alimentação dada ao bebé.

O juiz do processo, Rabinder Singh, afirmou que está “a analisar todas as opções” antes de proferir a sentença.

“A gravidade do crime pelo qual a vida de um bebé foi perdida é clara para todos”, disse o juíz,  numa audiência esta segunda-feira.

O casal está a responder em julgamento sob liberdade condicional.

O raquitismo é uma doença que afecta o desenvolvimento dos ossos, deixando-os fracos, e é causada por uma deficiência de vitamina D e cálcio.

A causa da doença é uma dieta pobre em nutrientes ou alguma outra doença que afecte a forma como as vitaminas e os minerais são absorvidos pelo corpo.

O raquitismo costumava ser comum no passado, mas a doença quase desapareceu nos países ocidentais devido à adição de vitamina D a alimentos como cereais e margarina.

Qualquer criança pode sofrer de raquitismo, mas crianças de pele escura (já que é necessária uma quantidade maior de luz solar para conseguir vitamina D) e crianças prematuras são mais susceptíveis à doença.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há algo de muito errado com esta notícia. Primeiro uma dieta ovo-lacto-vegetariana nao é muito restritiva e não é deficiente em cálcio nem em vitamina D; segundo, com apenas 5 meses de idade este bebe apenas mamava peito (o melhor que há mesmo de uma mãe qua não come carne) ou então biberão e neste ultimo caso estaria apenas neste mês a iniciar aos poucos alimentos sólidos que inicialmente são apenas vegetais para todas as crianças, já que a carne só costuma ser introduzida lá para os 7 meses, o peixe e os ovos lá para os 10-12 meses; finalmente, os pais considerarem-se culpados, tendo em conta o que referi???…

  2. Tem razão Lara. Um bebé de 5 meses alimenta_se de leite. Por qualquer razao nao alimentaram o filho e a noticia explora o vegetarianismo, pois isso chama a atenção….

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …