Pais vegetarianos julgados por morte de bebé com raquitismo agudo

SXC

foto: sxc

foto: sxc

Os pais vegetarianos de um bebé de cinco meses que morreu de raquitismo agudo estão a responder à acusação de homicídio num tribunal de Londres.

Nkosiyapha Kunene, de 36 anos, e Virginia Kunene, 32, nasceram no Zimbabwe e moravam no sudeste de Londres. O filho do casal, Ndingeko Kunene, morreu no dia 14 de junho de 2012.

Virginia e Nkosiyapha declararam-se culpados da acusação de homicídio involuntário – quando não há a intenção de matar.

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, acredita-se que o casal seguia uma dieta ovo-lacto-vegetariana – que permite o consumo de leite e ovos, mas não de carnes.

“Devido à dieta (que Virginia Kunene) seguiu, a criança ficou doente”, alega o procurador do caso, Richard Whittam, acrescentando que este foi um “caso trágico”.

Não foram revelados detalhes sobre a alimentação dada ao bebé.

O juiz do processo, Rabinder Singh, afirmou que está “a analisar todas as opções” antes de proferir a sentença.

“A gravidade do crime pelo qual a vida de um bebé foi perdida é clara para todos”, disse o juíz,  numa audiência esta segunda-feira.

O casal está a responder em julgamento sob liberdade condicional.

O raquitismo é uma doença que afecta o desenvolvimento dos ossos, deixando-os fracos, e é causada por uma deficiência de vitamina D e cálcio.

A causa da doença é uma dieta pobre em nutrientes ou alguma outra doença que afecte a forma como as vitaminas e os minerais são absorvidos pelo corpo.

O raquitismo costumava ser comum no passado, mas a doença quase desapareceu nos países ocidentais devido à adição de vitamina D a alimentos como cereais e margarina.

Qualquer criança pode sofrer de raquitismo, mas crianças de pele escura (já que é necessária uma quantidade maior de luz solar para conseguir vitamina D) e crianças prematuras são mais susceptíveis à doença.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há algo de muito errado com esta notícia. Primeiro uma dieta ovo-lacto-vegetariana nao é muito restritiva e não é deficiente em cálcio nem em vitamina D; segundo, com apenas 5 meses de idade este bebe apenas mamava peito (o melhor que há mesmo de uma mãe qua não come carne) ou então biberão e neste ultimo caso estaria apenas neste mês a iniciar aos poucos alimentos sólidos que inicialmente são apenas vegetais para todas as crianças, já que a carne só costuma ser introduzida lá para os 7 meses, o peixe e os ovos lá para os 10-12 meses; finalmente, os pais considerarem-se culpados, tendo em conta o que referi???…

  2. Tem razão Lara. Um bebé de 5 meses alimenta_se de leite. Por qualquer razao nao alimentaram o filho e a noticia explora o vegetarianismo, pois isso chama a atenção….

RESPONDER

Cérebros de pessoas que pintam com os pés revelam uma adaptação neurológica brilhante

https://vimeo.com/361083247 Numa nova investigação que demonstra o quão flexível é o nosso cérebro, cientistas mostraram que os cérebros das pessoas que pintam com os pés estão a mapear os membros inferiores quase como se fossem mãos. No …

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …