Pais autorizados a ir buscar os bebés filhos de barrigas de aluguer retidos na Ucrânia

As autoridades autorizaram os pais estrangeiros a irem buscar os seus bebés, nascidos de barrigas de aluguer, que estão retidos no país do leste europeu devido à pandemia de covid-19.

Com a pandemia de covid-19, a grande maioria dos países impôs controlos fronteiriços, o que fez com que vários recém-nascidos, nascidos de barrigas de aluguer, ficassem retidos na Ucrânia, sem que os pais os conseguissem ir buscar.

Lyudmila Denisova, provedora de direitos humanos do Parlamento ucraniano, pediu às autoridades uma solução para as crianças, que têm sido cuidadas pelos funcionários das clínicas de reprodução assistida. Na quarta-feira, Denisova anunciou a chegada de 31 casais, que viram os seus filhos pela primeira vez.

“É um dia especial. Todos os órgãos do Governo reagiram rapidamente e ajudaram. Já conheci um casal espanhol, cuja filha nasceu há cinco semanas”, contou a provedora no Facebook.

Segundo a Time, 125 recém-nascidos aguardavam a chegada dos pais, vindos do estrangeiro. Denisova adiantou que mais 88 famílias receberam permissão de entrada e chegarão à Ucrânia nas próximas semanas.

O caso tornou-se público quando a Biotexcom, uma das maiores clínicas do país a nível de reprodução assistida e gestação de substituição, publicou nas redes sociais imagens dos berços alinhados de dezenas de bebés, divididos em dois quartos do hotel em Kiev, onde habitualmente ficam os clientes que recorrem aos serviços da clínica.

O objetivo era tranquilizar os pais, mostrando-lhes que as crianças estavam ao cuidado de enfermeiras até que eles os pudessem ir buscar.

Choir of 35 children waiting for their parents to come and pick them up

Publicado por Albert Tochilovskyi em Quinta-feira, 16 de abril de 2020

A gestação de substituição é legal na Ucrânia e o negócio está em crescimento, com clientes provenientes de todo o mundo. Normalmente, estão em causa casais que não conseguem ter filhos e pagam cerca de 40 mil euros para que uma mulher lhes carregue o bebé durante nove meses.

A Ucrânia é um dos poucos países que permite que estrangeiros recorram aos serviços de clínicas especializadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …

Decisões tardias, jogos políticos ou desinformação. Por que razão a República Checa não está a conseguir fugir da pandemia

Numa altura em que vários países da Europa começam a pensar em desconfinar, o oposto acontece na República Checa. O país já ultrapassou as 20 mil mortes e volta a entrar num novo confinamento. Mas …

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …