“Pai” da Bitcoin obrigado a entregar metade da sua fortuna

O homem australiano que se autodeclarou como o criador da bitcoin em 2016 foi ordenado a transferir metade do seu património na moeda digital à família do antigo parceiro de negócios, Dave Kleiman, que morreu há seis anos.

Agora, Craig Wright, 49 anos, com uma fortuna que o próprio diz ser de um milhão de bitcoins (mais de dez mil milhões de dólares, ao preço atual), pode ter de pagar o equivalente a cerca de cinco mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros).

A decisão veio de um juiz na Florida que acredita Wright terá submetido documentos falsos em tribunal sobre o seu papel na criação da divisa digital. O processo judicial começou em 2018, quando Craig Wright foi acusado pelo irmão de Kleiman de roubar mais de quatro mil milhões de euros na moeda digital ao seu parceiro de negócios. Na altura, a família – que hoje acredita que Dave Kleiman esteve envolvido no processo de criação da divisa – pedia oito mil milhões de euros.

Vários aficionados da criptomoeda esperavam que o processo em tribunal trouxesse novas pistas sobre o verdadeiro criador da bitcoin. Mas não foi o caso, de acordo com o Público. Nem se conseguiu determinar exatamente quantas bitcoin Wright tem.

Se tiver, de facto, um milhão de bitcoins, o montante coloca o homem australiano como uma das 400 pessoas mais ricas do mundo – embora vender uma grande quantidade de bitcoins possa fazer baixar rapidamente o preço de uma moeda conhecida pela volatilidade.

No resumo dos procedimentos legais, o juiz responsável pelo caso frisa que “o tribunal não é obrigado a decidir, e não decide, se o acusado, o dr. Craig Wright, é Satoshi Nakamoto, o alegado criador da ciberdivisa bitcoin”, nem “quantas bitcoin o senhor Wright detém, nem se as tem”.

A sentença resulta de uma sequência de testemunhos incoerentes, documentos falsificados e outros que ficaram por entregar. “Quando era favorável, o senhor Wright parecia ter uma excelente memória e atenção a detalhes. De resto, era agressivo e evasivo”, lê-se nos documentos do tribunal.

Até 2015, o nome de Craig Wright nunca tinha surgido associado à bitcoin, que foi criada em 2009. A atenção mediática chegou com a notícia de que as autoridades australianas estavam a investigar o envolvimento de Wright com a bitcoin, levando a suspeitas que fosse o criador da tecnologia. Cinco meses depois, o australiano confessou ser de facto o misterioso “Satoshi Nakamoto”.

Foi nesta altura, que a família de Kleiman percebeu o nível de envolvimento de Dave Kleiman na tecnologia. Os dois começaram a falar em 2008, meses antes de Satoshi Nakamoto – o pseudónimo do criador da bitcoin – ter publicado um artigo na Internet a explicar como funcionaria a moeda.

Kleiman era um antigo militar do exército dos EUA, paraplégico desde 1995, que se dedicava à programação. Desde 2000 que escrevia sobre uma nova forma de dinheiro eletrónico em fóruns que mais tarde foram utilizados por Satoshi Nakamoto para divulgar informação sobre a bitcoin. Foi encontrado morto em casa, em Miami, EUA, em 2013. Uma arma ao seu lado e uma bala no tapete pareciam indicar suicídio, mas a causa oficial de morte foi a infecção com uma bactéria resistente à penicilina.

Estava falido, mas pouco antes da morte tinha fundado uma empresa com Wright para produzir bitcoins. Wright terá dito à família de Kleiman que esta poderia no futuro vender as ações de Kleiman da empresa, mas esse dia nunca chegou. Em 2018, a família decidiu seguir pela via legal.

Em declarações à imprensa, o porta-voz de Wright, Ed Pownall, diz que o Tulip Trust é uma prova clara de que o seu cliente é o verdadeiro criador da bitcoin, mas a identidade de Craig Wright como criador da bitcoin continua a ser questionada.

Se fosse o criador, seria fácil provar a sua identidade porque qualquer transação com bitcoins é pública e assinada com a combinação de uma chave pública e privada. Para provar que alguém é o misterioso inventor da bitcoin, bastaria assinar digitalmente outra transação com a mesma chave privada de Satoshi Nakamoto – algo que Wright nunca fez.

Wright também continua a alegar ser incapaz de transferir as bitcoins para a família de Dave Kleiman. No futuro, a transação poderá também afetar o valor da bitcoin.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …