O “inventor” da Bitcoin está a ser processado em 1.100.111 bitcoins (e isso é muito dinheiro)

As origens da Bitcoin estão envoltas em mistério, mas duas pessoas estão envolvidas na sua mitologia: um programador paraplégico chamado Dave Kleiman, falecido em 2013 por complicações da doença, e o australiano Craig Wright, que diz ser o criador anónimo da Bitcoin.

Wright está a ser processado pelos detentores do património de Dave Kleiman em 1.100.111 bitcoins, ou seja, 10 mil milhões de dólares numa ação ligada à propriedade intelectual relacionada com o software utilizado na Bitcoin, de acordo com o processo requerido num tribunal da Flórida, nos EUA, a 14 de fevereiro, citado pela Vice.

O processo, feito em nome de Ira Kleiman – irmão de Dave e representante dos seus espólios -, alega que Wright e Kleiman mineravam bitcoins juntos nos primórdios da vida da criptomoeda e que, desde a morte de Kleiman, Wright terá “criado um esquema” para “ficar com as de Dave”.

O processo admite que a quantidade de bitcoins em questão deve ser determinada em juízo – ou seja: Kleiman não tem ideia da quantia que está em jogo.

No entanto, os seus advogados contam com informações baseadas nas declarações de Wright. Presume-se que o “inventor” deve a Ira Kleiman até um milhão em bitcoins. Ou seja, o processo pode valer entre 300.000 e 1,1 milhão de bitcoins.

Notavelmente, o processo não discorre sobre Kleiman ou Wright – ou ambos – serem os criadores da Bitcoin, limitando-se a comentar que os dois já se conheciam em março de 2008 – a Bitcoin foi publicada em outubro do mesmo ano – e que Dave comentou com o irmão Ira em 2009 que estaria “a criar dinheiro digital” com um rico estrangeiro chamado Craig.

O processo alega que Kleiman, Wright e “outros dois indivíduos” conduziram uma transação de Bitcoin a 12 de janeiro de 2009, nove dias após o primeiro bloco de dados de transação em Bitcoin ter sido criado por Satoshi Nakamoto, pseudónimo utilizado pelo inventor do Bitcoin.

O processo afirma que a dupla tinha uma empresa com sede na Flórida chamada W&K Info Defense Research LLC cujo objetivo era desenvolver tecnologias com base em Bitcoin desde 2011 até à morte de Kleiman, em 2013.

O processo se refere a Wright como “parceiro de negócios” deste empreendimento, mas cita Dave Kleiman como “único integrante” da W&K, o que lhe conferia titularidade sobre todas as moedas digitais mineradas sob auspícios da empresa.

“Não importa se um deles ou ambos estavam envolvidos na equipa Satoshi ou se eram Satoshi”, comentou Velvel Freedman, um dos dois advogados da Boies Schiller Flexner LLP responsáveis pelo processo. “O que importa é o que está claro a partir das declarações de Craig nas provas e emails apresentados: ambos estavam envolvidos na mineração de Bitcoin desde a criação da moeda ou pouco depois disso”.

O processo alega que, após a morte de Kleiman, Wright teria escrito a Louis Kleiman, o pai nonagenário de Dave, afirmando que ele e Dave seriam duas das três pessoas envolvidas na criação do Bitcoin.

O processo afirma ainda que esta é a primeira vez que os Kleiman ouviram falar sobre o envolvimento de Dave na criação do Bitcoin. O documento prossegue mencionando que Wright teria enviado diversos documentos a demonstrar que o recém-falecido Kleiman tinha transferido a propriedade dos ativos da W&K para o próprio Wright. Porém, de acordo com o processo, os documentos eram fraudulentos e a assinatura de Kleiman tinha sido forjada com uma fonte eletrónica.

É alegado no processo que, depois de Ira Kleiman ter questionado a legitimidade dos documentos fornecidos por Wright, este teria “impedido Ira de ir a público” ao prometer que seria pago “com base nos valores devidos a Dave”. Os pagamentos nunca foram feitos, de acordo com os documentos do processo.

“Agora é com Craig”, disse Freedman, comentando que acredita que um tribunal na Flórida terá meios para lidar com Wright, visto que é onde a W&K info Defense Research estava sediada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …