Craig Steven Wright confessa: sou o senhor Bitcoin

Cinco meses depois, o australiano que em dezembro foi investigado por ser alegadamente o inventor da criptomoeda  Bitcoin, confessou agora ser de facto o o misterioso “Satoshi Nakamoto”.

O empresário australiano Craig Steven Wright, engenheiro informático e especialista em criptografia de 44 anos, assumiu esta segunda-feira, em entrevista à BBC, ser o criador da moeda virtual Bitcoin, tendo apresentado provas que apenas poderiam estar na posse do inventor original da bitcoin.

A revelação coloca fim a um dos maiores mistérios contemporâneos, depois de em dezembro uma investigação da Wired e do Gizmodo ter revelado que Craig Wright estaria a ser investigado pelas Finanças australianas por alegadamene ser Satoshi Nakamoto, pseudónimo do criador da moeda.

“Ou Wright inventou a Bitcoin, ou é um brincalhão brilhante que quer muito que acreditemos que foi mesmo ele”, sublinhavam as duas publicações.

O mistério está agora desfeito. Wright colocou fim a anos de especulação, e provou a sua identidade, da única forma possível: assinou mensagens com chaves criptográficas criadas nos primeiros tempos de desenvolvimento e transacção de bitcoins.

Estas chaves ficaram associadas aos primeiros blocos de moeda produzidos e transaccionados.

“Estes foram os blocos que usei em Janeiro de 2009 para enviar 10 bitcoins a Hal Finney, um dos especialistas em segurança que ajudou a desenvolver a moeda”, explica Wright à BBC.

(dr) cointelegraph.com

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O empresário australiano lamenta ter sido forçado a revelar a sua identidade.

“Quero trabalhar, quero continuar a fazer o que faço, não quero dinheiro, não quero fama, não quero adoração”, diz.

Quero apenas que me deixem em paz“, afirmou o pai da moeda virtual mais usada na Internet.

Segundo a BBC, membros proeminentes da comunidade Bitcoin e da sua equipa nuclear de desenvolvimento, como Gavin Andresen, já confirmaram a alegação de  Craig Steven Wright.

A Bitcoin é uma criptomoeda criada há 7 anos, baseada numa unidade de dinheiro virtual que usa criptografia para assegurar transacções online e para controlar, de forma descentralizada, a criação de novas unidades da moeda.

Por ter origem virtualmente indetectável e ser possível mantê-la em grandes quantidades sem registos, a moeda tem sido associada ao financiamento de actividades ilegais, como o tráfico de droga ou o terrorismo.

Neste momento, está cotada em 441.70 dólares, ou seja, 1 bitcoin vale algo como 384 euros.

Curiosamente, segundo a Coindesk, a moeda teve uma quebra brusca de cotação após a revelação da sua paternidade, tendo caído dos 452 para os 441 dólares.

Aparentemente, a fiel comunidade Bitcoin preferia que o seu pai fosse o enigmático génio japonês “Satoshi Nakamoto”, em vez de simplesmente um empresário especialista em criptografia australiano.

Fenómeno que por certo passará rapidamente.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …