Craig Steven Wright confessa: sou o senhor Bitcoin

Cinco meses depois, o australiano que em dezembro foi investigado por ser alegadamente o inventor da criptomoeda  Bitcoin, confessou agora ser de facto o o misterioso “Satoshi Nakamoto”.

O empresário australiano Craig Steven Wright, engenheiro informático e especialista em criptografia de 44 anos, assumiu esta segunda-feira, em entrevista à BBC, ser o criador da moeda virtual Bitcoin, tendo apresentado provas que apenas poderiam estar na posse do inventor original da bitcoin.

A revelação coloca fim a um dos maiores mistérios contemporâneos, depois de em dezembro uma investigação da Wired e do Gizmodo ter revelado que Craig Wright estaria a ser investigado pelas Finanças australianas por alegadamene ser Satoshi Nakamoto, pseudónimo do criador da moeda.

“Ou Wright inventou a Bitcoin, ou é um brincalhão brilhante que quer muito que acreditemos que foi mesmo ele”, sublinhavam as duas publicações.

O mistério está agora desfeito. Wright colocou fim a anos de especulação, e provou a sua identidade, da única forma possível: assinou mensagens com chaves criptográficas criadas nos primeiros tempos de desenvolvimento e transacção de bitcoins.

Estas chaves ficaram associadas aos primeiros blocos de moeda produzidos e transaccionados.

“Estes foram os blocos que usei em Janeiro de 2009 para enviar 10 bitcoins a Hal Finney, um dos especialistas em segurança que ajudou a desenvolver a moeda”, explica Wright à BBC.

(dr) cointelegraph.com

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O empresário australiano lamenta ter sido forçado a revelar a sua identidade.

“Quero trabalhar, quero continuar a fazer o que faço, não quero dinheiro, não quero fama, não quero adoração”, diz.

Quero apenas que me deixem em paz“, afirmou o pai da moeda virtual mais usada na Internet.

Segundo a BBC, membros proeminentes da comunidade Bitcoin e da sua equipa nuclear de desenvolvimento, como Gavin Andresen, já confirmaram a alegação de  Craig Steven Wright.

A Bitcoin é uma criptomoeda criada há 7 anos, baseada numa unidade de dinheiro virtual que usa criptografia para assegurar transacções online e para controlar, de forma descentralizada, a criação de novas unidades da moeda.

Por ter origem virtualmente indetectável e ser possível mantê-la em grandes quantidades sem registos, a moeda tem sido associada ao financiamento de actividades ilegais, como o tráfico de droga ou o terrorismo.

Neste momento, está cotada em 441.70 dólares, ou seja, 1 bitcoin vale algo como 384 euros.

Curiosamente, segundo a Coindesk, a moeda teve uma quebra brusca de cotação após a revelação da sua paternidade, tendo caído dos 452 para os 441 dólares.

Aparentemente, a fiel comunidade Bitcoin preferia que o seu pai fosse o enigmático génio japonês “Satoshi Nakamoto”, em vez de simplesmente um empresário especialista em criptografia australiano.

Fenómeno que por certo passará rapidamente.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura admite "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao dos Açores

O líder do Chega admitiu, esta sexta-feira, que poderá haver um "entendimento" com o PSD/Madeira semelhante ao estabelecido nos Açores. "Se o que estiver em cima da mesa for o Partido Socialista estar à beira de …

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …