Craig Steven Wright confessa: sou o senhor Bitcoin

Cinco meses depois, o australiano que em dezembro foi investigado por ser alegadamente o inventor da criptomoeda  Bitcoin, confessou agora ser de facto o o misterioso “Satoshi Nakamoto”.

O empresário australiano Craig Steven Wright, engenheiro informático e especialista em criptografia de 44 anos, assumiu esta segunda-feira, em entrevista à BBC, ser o criador da moeda virtual Bitcoin, tendo apresentado provas que apenas poderiam estar na posse do inventor original da bitcoin.

A revelação coloca fim a um dos maiores mistérios contemporâneos, depois de em dezembro uma investigação da Wired e do Gizmodo ter revelado que Craig Wright estaria a ser investigado pelas Finanças australianas por alegadamene ser Satoshi Nakamoto, pseudónimo do criador da moeda.

“Ou Wright inventou a Bitcoin, ou é um brincalhão brilhante que quer muito que acreditemos que foi mesmo ele”, sublinhavam as duas publicações.

O mistério está agora desfeito. Wright colocou fim a anos de especulação, e provou a sua identidade, da única forma possível: assinou mensagens com chaves criptográficas criadas nos primeiros tempos de desenvolvimento e transacção de bitcoins.

Estas chaves ficaram associadas aos primeiros blocos de moeda produzidos e transaccionados.

“Estes foram os blocos que usei em Janeiro de 2009 para enviar 10 bitcoins a Hal Finney, um dos especialistas em segurança que ajudou a desenvolver a moeda”, explica Wright à BBC.

(dr) cointelegraph.com

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário asutraliano de 44 anos Craig Steven Wright

O empresário australiano lamenta ter sido forçado a revelar a sua identidade.

“Quero trabalhar, quero continuar a fazer o que faço, não quero dinheiro, não quero fama, não quero adoração”, diz.

Quero apenas que me deixem em paz“, afirmou o pai da moeda virtual mais usada na Internet.

Segundo a BBC, membros proeminentes da comunidade Bitcoin e da sua equipa nuclear de desenvolvimento, como Gavin Andresen, já confirmaram a alegação de  Craig Steven Wright.

A Bitcoin é uma criptomoeda criada há 7 anos, baseada numa unidade de dinheiro virtual que usa criptografia para assegurar transacções online e para controlar, de forma descentralizada, a criação de novas unidades da moeda.

Por ter origem virtualmente indetectável e ser possível mantê-la em grandes quantidades sem registos, a moeda tem sido associada ao financiamento de actividades ilegais, como o tráfico de droga ou o terrorismo.

Neste momento, está cotada em 441.70 dólares, ou seja, 1 bitcoin vale algo como 384 euros.

Curiosamente, segundo a Coindesk, a moeda teve uma quebra brusca de cotação após a revelação da sua paternidade, tendo caído dos 452 para os 441 dólares.

Aparentemente, a fiel comunidade Bitcoin preferia que o seu pai fosse o enigmático génio japonês “Satoshi Nakamoto”, em vez de simplesmente um empresário especialista em criptografia australiano.

Fenómeno que por certo passará rapidamente.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …