/

Banco de Portugal garante que “pagar com notas e moedas é seguro”

SXC

O Banco de Portugal garante que “pagar com notas e moedas é seguro”, devido à baixa probabilidade de contágio. No entanto, o regulador aconselha “sempre a higienização das mãos após o contacto”.

Segundo o Observador, esta segunda-feira, o Banco de Portugal anunciou que “pagar com notas e moedas é seguro”, devido à baixa probabilidade de contágio “em comparação com outras superfícies”. No entanto, aconselha “sempre a higienização das mãos após o contacto”.

“A probabilidade de contágio é muito baixa quando comparada com a de outras superfícies, mas – tal como em tempos de normalidade – aconselha-se sempre a higienização das mãos após o contacto com notas e moedas”, lê-se no site do Banco de Portugal.

“Em superfícies de cobre, o novo coronavírus sobrevive menos de 4 horas e, em superfícies mais porosas, como cartão, menos de 24 horas”, acrescenta a nota.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) “reconheceram que o dinheiro não constitui uma forma de transmissão comum da covid-19”, sendo que a “degradação do vírus é mais rápida nas notas e moedas de euro do que no aço inoxidável, material usado, por exemplo, nas maçanetas das portas”.

O Banco de Portugal destaca ainda que “as notas e as moedas de euro têm de ser obrigatoriamente aceites em pagamentos, pelo valor nominal, em toda a área do euro. “A sua utilização não pode ser recusada, em nenhum caso, desde que cumpridos os limites máximos definidos na lei.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.