//

Robô cria paelha de forma totalmente autónoma. Espanhóis mostram-se céticos

A primeira paelha criada por um robô, capaz de ser preparada sem a supervisão de um cozinheiro, chega para revolucionar o prato típico espanhol e o próprio sector da restauração, mas há quem esteja descontente.

 

A união das empresas Be robot 5 (br5), que cria braços robóticos, e Mimcook, que possui panelas de paelha com controlo elétrico, tornou possível preparar este prato internacionalmente reconhecido sem a necessidade de intervenção humana.

O braço robótico encarrega-se de introduzir os ingredientes no tacho, mexendo e achatando o arroz, enquanto a própria panela armazena os dados da receita, de modo a colocar a temperatura no nível necessário e controlar o tempo de cozedura.

O robô já está a atrair o interesse de várias cadeias de hotéis e restaurantes, além de uma empresa japonesa, mas, por outro lado, também está a gerar controvérsia.

A ideia de um robô ser colocado perto do precioso casamento entre arroz, caldo, vegetais e proteína, está a causar alguma estranheza aos amantes deste prato espanhol. No Twitter são muitas as críticas feitas ao novo método.

Por exemplo, uma utilizadora da rede social refere que “as mãos e matéria-prima dos valencianos“ não pode ser comparável ao uso de um robô, enquanto outra argumenta que “uma boa paelha não é feita por um robô“.

https://twitter.com/gloriamb922/status/1387401030598635523

No entanto, o diretor geral da br5, Enrique Lillo, garantiu à Efe que com esta invenção pretende estabelecer uma ligação com o setor HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés), afirmando que este robô permite que as pessoas se dediquem “a desenvolver a sua criatividade”.

Lillo destacou que o braço robótico facilita o manuseio dos alimentos por menos pessoas, o que considera ser benéfico em termos de tempo. A utilização do robô reduz ainda os riscos humanos ao cozinhar, como se cortar ou queimar, e possui sensores de força que detetam se alguém estiver prestes a ficar ferido.

A iniciativa tem atraído dezenas de visitantes ao espaço H&T Innova, dentro do Palácio de Férias e Congressos de Málaga, onde várias pessoas anseiam por degustar a primeira paelha feita exclusivamente por um robô, revela o jornal espanhol La Razón

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.