Robô cria paelha de forma totalmente autónoma. Espanhóis mostram-se céticos

A primeira paelha criada por um robô, capaz de ser preparada sem a supervisão de um cozinheiro, chega para revolucionar o prato típico espanhol e o próprio sector da restauração, mas há quem esteja descontente.

 

A união das empresas Be robot 5 (br5), que cria braços robóticos, e Mimcook, que possui panelas de paelha com controlo elétrico, tornou possível preparar este prato internacionalmente reconhecido sem a necessidade de intervenção humana.

O braço robótico encarrega-se de introduzir os ingredientes no tacho, mexendo e achatando o arroz, enquanto a própria panela armazena os dados da receita, de modo a colocar a temperatura no nível necessário e controlar o tempo de cozedura.

O robô já está a atrair o interesse de várias cadeias de hotéis e restaurantes, além de uma empresa japonesa, mas, por outro lado, também está a gerar controvérsia.

A ideia de um robô ser colocado perto do precioso casamento entre arroz, caldo, vegetais e proteína, está a causar alguma estranheza aos amantes deste prato espanhol. No Twitter são muitas as críticas feitas ao novo método.

Por exemplo, uma utilizadora da rede social refere que “as mãos e matéria-prima dos valencianos“ não pode ser comparável ao uso de um robô, enquanto outra argumenta que “uma boa paelha não é feita por um robô“.

https://twitter.com/gloriamb922/status/1387401030598635523

No entanto, o diretor geral da br5, Enrique Lillo, garantiu à Efe que com esta invenção pretende estabelecer uma ligação com o setor HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés), afirmando que este robô permite que as pessoas se dediquem “a desenvolver a sua criatividade”.

Lillo destacou que o braço robótico facilita o manuseio dos alimentos por menos pessoas, o que considera ser benéfico em termos de tempo. A utilização do robô reduz ainda os riscos humanos ao cozinhar, como se cortar ou queimar, e possui sensores de força que detetam se alguém estiver prestes a ficar ferido.

A iniciativa tem atraído dezenas de visitantes ao espaço H&T Innova, dentro do Palácio de Férias e Congressos de Málaga, onde várias pessoas anseiam por degustar a primeira paelha feita exclusivamente por um robô, revela o jornal espanhol La Razón

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …