“Padres-robôs” dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. “Padres-robôs” são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais.

Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com 400 anos em Quioto, no Japão. Mindar profere sermões e interage com os fiéis que lá se deslocam, mas tem uma particularidade que o distingue de imediato de um tradicional padre. Mindar é um robô.

Este “padre-robô” custou 1 milhão de dólares a ser construído e a sua aparência foi desenhada para se parecer com Kannon, a divindade budista da compaixão e da misericórdia.

Por enquanto, de acordo com o Vox, o robô ainda não conta com Inteligência Artificial. Para já, recita apenas um sermão pré-programado pelos seus criadores. No entanto, o objetivo é que seja equipado com tecnologia de machine learning, que lhe irá permitir adaptar às respostas dos fiéis do templo.

“Este robô nunca vai morrer. Ele vai continuar a atualizar-se e a evoluir. Com a Inteligência Artificial, esperamos que cresça em sabedoria para ajudar as pessoas a superar até os problemas difíceis”, disse o curador do templo, Tensho Goto. “Está a mudar o budismo”.

Quem lida com Mindar, em Quioto, já se habituou, de certa forma. No Japão, um país altamente avançado tecnologicamente, uma inovação destas na religião era apenas um passo inevitável na ordem natural das coisas.

O criador deste “padre-robô”, Hiroshi Ishiguro, decidiu deixar o crânio mecânico à vista, já que o seu objetivo não era construir algo totalmente parecido com um humano.

Mindar não é um caso único e há exemplos de outros “padres-robôs” que fazem furor pelo resto do mundo e em diferentes religiões. Templos hindus, na Índia e igrejas protestantes, na Alemanha, têm já robôs semelhantes. Neste último caso, o BlessU-2 já deu bênçãos a mais de 10 mil pessoas.

Até na igreja católica há um exemplo: o SanTO. Com quase meio metro de comprimento, o robô consegue ouvir os fiéis confessarem-se e responder com passagens bíblicas.

Pessoas que não tenham dinheiro para pagar a um padre para fazer o funeral de um ente querido podem também recorrer a Pepper, um robô que faz o serviço por apenas uma fração do preço.

Ainda em relação a Mindar, Goto explica que o budismo não se trata de acreditar num deus, trata-se de “seguir o caminho de Buda”. Posto desta forma, não interessa se este processo é conseguido através de um humano ou de um robô.

A principal resistência vem do Ocidente, onde este tipo de tecnologia ainda é olhada de lado por muita gente. As pessoas ainda têm um certo receio da narrativa que lhes é contada pelos filmes e séries de Hollywood, em que os robôs vão escravizar os seres humanos — um pouco aquilo que o criador da robô Sophia, David Hanson, contou em conversa com o ZAP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …