“Padres-robôs” dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. “Padres-robôs” são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais.

Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com 400 anos em Quioto, no Japão. Mindar profere sermões e interage com os fiéis que lá se deslocam, mas tem uma particularidade que o distingue de imediato de um tradicional padre. Mindar é um robô.

Este “padre-robô” custou 1 milhão de dólares a ser construído e a sua aparência foi desenhada para se parecer com Kannon, a divindade budista da compaixão e da misericórdia.

Por enquanto, de acordo com o Vox, o robô ainda não conta com Inteligência Artificial. Para já, recita apenas um sermão pré-programado pelos seus criadores. No entanto, o objetivo é que seja equipado com tecnologia de machine learning, que lhe irá permitir adaptar às respostas dos fiéis do templo.

“Este robô nunca vai morrer. Ele vai continuar a atualizar-se e a evoluir. Com a Inteligência Artificial, esperamos que cresça em sabedoria para ajudar as pessoas a superar até os problemas difíceis”, disse o curador do templo, Tensho Goto. “Está a mudar o budismo”.

Quem lida com Mindar, em Quioto, já se habituou, de certa forma. No Japão, um país altamente avançado tecnologicamente, uma inovação destas na religião era apenas um passo inevitável na ordem natural das coisas.

O criador deste “padre-robô”, Hiroshi Ishiguro, decidiu deixar o crânio mecânico à vista, já que o seu objetivo não era construir algo totalmente parecido com um humano.

Mindar não é um caso único e há exemplos de outros “padres-robôs” que fazem furor pelo resto do mundo e em diferentes religiões. Templos hindus, na Índia e igrejas protestantes, na Alemanha, têm já robôs semelhantes. Neste último caso, o BlessU-2 já deu bênçãos a mais de 10 mil pessoas.

Até na igreja católica há um exemplo: o SanTO. Com quase meio metro de comprimento, o robô consegue ouvir os fiéis confessarem-se e responder com passagens bíblicas.

Pessoas que não tenham dinheiro para pagar a um padre para fazer o funeral de um ente querido podem também recorrer a Pepper, um robô que faz o serviço por apenas uma fração do preço.

Ainda em relação a Mindar, Goto explica que o budismo não se trata de acreditar num deus, trata-se de “seguir o caminho de Buda”. Posto desta forma, não interessa se este processo é conseguido através de um humano ou de um robô.

A principal resistência vem do Ocidente, onde este tipo de tecnologia ainda é olhada de lado por muita gente. As pessoas ainda têm um certo receio da narrativa que lhes é contada pelos filmes e séries de Hollywood, em que os robôs vão escravizar os seres humanos — um pouco aquilo que o criador da robô Sophia, David Hanson, contou em conversa com o ZAP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …