Padre acusado de usar esmolas para comprar carros

O Ministério Público acusou o padre António Teixeira por ter usado dinheiro de esmolas para comprar carros e vendido arte sacra da paróquia do Santo Condestável, em Lisboa, para uso próprio.

Esta sexta-feira, o jornal Público avança que o Ministério Público acusou António Teixeira, padre de paróquias como Santo Condestável, em Lisboa, e Nossa Senhora dos Remédios, em Carcavelos, de ter usado dinheiro de esmolas para proveitos próprios e para comprar carros.

A maioria dos carros eram usados e de gama média, mas o pároco, que auferia 820 euros mensais líquidos, também chegou a comprar um Mercedes classe A por 36 mil euros. O diário adianta que o sacerdote está ainda acusado de ter vendido arte sacra das paróquias que tinha a cargo no valor de dezenas de milhares de euros.

Desta forma, o padre ficou formalmente acusado dos crimes de furto qualificado, de abuso de confiança agravado e branqueamento de capitais, delito que pode valer até 12 anos de prisão.

O sacerdote nega as acusações. António Teixeira, que não tem atualmente nenhuma paróquia a seu cargo, continua a celebrar missa aos domingos na igreja da Madorna, em S. Domingos de Rana, Cascais. O Patriarcado de Lisboa disse que aguarda a conclusão do processo e afirma estar disponível para colaborar com as autoridades.

A investigação durou seis anos. Segundo o Público, neste período de tempo, o arguido foi proprietário de 19 carros, a maioria de gama média ou usados. O clérigo justifica os gastos e alegados desvios de dinheiro e de arte sacra como ações de gestão necessárias para as igrejas que tem tido a cargo.

Por sua vez, o Ministério Público refere que os automóveis foram comprados para dissimular a origem do dinheiro. “O arguido sabia que a multiplicidade de movimentos bancários e a emissão de cheques, fazendo girar o dinheiro por diversas contas, dificultava o seguimento do seu trajeto”, aponta a acusação.

Entre a alegada arte sacra desviada estão artigos de reliquiários como um cálice cerimonial adornado com safiras, rubis e esmeraldas, mobiliário eclesiástico, objetos em prata ou marfim, como crucifixos e custódias, e várias imagens do séc. XVII. Segundo a acusação, tratam-se de peças “de valor histórico e religioso que foram retirados do interior da igreja e da residência paroquial e vendidos pelo arguido sem o consentimento da diocese”.

O Público refere que a venda de alguns destes artigos precisa de autorização do Vaticano, o que não terá acontecido.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que os padres acreditam mesmo em Deus? Não serão eles os maiores ateus? Dizem-se os representantes de Jesus na terra e fazem estas coisas. Não sabem que Deus os observa e conhece os seus corações? Realmente são homens de muita fé. Ser padre é um modo de vida fácil e sem preocupações. Servem-se de Deus para fazerem o que lhes apetece. E generalizo! Ai se Jesus viesse à terra, o chicote ia trabalhar sobre estes hipócritas. Poucos são os padres dignos na religião católica. Há momentos em que se tem de partir tudo e não ficar pedra sobre pedra. Haja Deus!

    • Claro que não!!
      Por saberem perfeitamente que tudo que pregam é uma autêntica vigarice é que não faltam casos destes (e outros, muito mais graves)!!

  2. É sabido que padre é ser humano. Portanto, sujeito a todas as fraquezas do ser humano. Ainda por cima sob supervisão, em muitos casos, demasiado ligeira. E, por vezes, talvez, com insuficiente apoio espiritual. Dependendo do carácter de cada um, tudo isto pode tornar-se a razão que leva ao acolhimento de pensamentos pouco cristãos que acabam por desencadear acções nada morais.
    Como na vida secular, é profundamente lamentável que estas coisas aconteçam, porém, parece-me, ainda assim, com um grau de incidência bastante inferior ao que se verifica p. ex. na vida política, senão mesmo na actividade geral da sociedade.
    Penso que não devemos estigmar toda uma classe pelos procedimentos incorrectos de alguns.

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …