Padre acusado de usar esmolas para comprar carros

O Ministério Público acusou o padre António Teixeira por ter usado dinheiro de esmolas para comprar carros e vendido arte sacra da paróquia do Santo Condestável, em Lisboa, para uso próprio.

Esta sexta-feira, o jornal Público avança que o Ministério Público acusou António Teixeira, padre de paróquias como Santo Condestável, em Lisboa, e Nossa Senhora dos Remédios, em Carcavelos, de ter usado dinheiro de esmolas para proveitos próprios e para comprar carros.

A maioria dos carros eram usados e de gama média, mas o pároco, que auferia 820 euros mensais líquidos, também chegou a comprar um Mercedes classe A por 36 mil euros. O diário adianta que o sacerdote está ainda acusado de ter vendido arte sacra das paróquias que tinha a cargo no valor de dezenas de milhares de euros.

Desta forma, o padre ficou formalmente acusado dos crimes de furto qualificado, de abuso de confiança agravado e branqueamento de capitais, delito que pode valer até 12 anos de prisão.

O sacerdote nega as acusações. António Teixeira, que não tem atualmente nenhuma paróquia a seu cargo, continua a celebrar missa aos domingos na igreja da Madorna, em S. Domingos de Rana, Cascais. O Patriarcado de Lisboa disse que aguarda a conclusão do processo e afirma estar disponível para colaborar com as autoridades.

A investigação durou seis anos. Segundo o Público, neste período de tempo, o arguido foi proprietário de 19 carros, a maioria de gama média ou usados. O clérigo justifica os gastos e alegados desvios de dinheiro e de arte sacra como ações de gestão necessárias para as igrejas que tem tido a cargo.

Por sua vez, o Ministério Público refere que os automóveis foram comprados para dissimular a origem do dinheiro. “O arguido sabia que a multiplicidade de movimentos bancários e a emissão de cheques, fazendo girar o dinheiro por diversas contas, dificultava o seguimento do seu trajeto”, aponta a acusação.

Entre a alegada arte sacra desviada estão artigos de reliquiários como um cálice cerimonial adornado com safiras, rubis e esmeraldas, mobiliário eclesiástico, objetos em prata ou marfim, como crucifixos e custódias, e várias imagens do séc. XVII. Segundo a acusação, tratam-se de peças “de valor histórico e religioso que foram retirados do interior da igreja e da residência paroquial e vendidos pelo arguido sem o consentimento da diocese”.

O Público refere que a venda de alguns destes artigos precisa de autorização do Vaticano, o que não terá acontecido.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que os padres acreditam mesmo em Deus? Não serão eles os maiores ateus? Dizem-se os representantes de Jesus na terra e fazem estas coisas. Não sabem que Deus os observa e conhece os seus corações? Realmente são homens de muita fé. Ser padre é um modo de vida fácil e sem preocupações. Servem-se de Deus para fazerem o que lhes apetece. E generalizo! Ai se Jesus viesse à terra, o chicote ia trabalhar sobre estes hipócritas. Poucos são os padres dignos na religião católica. Há momentos em que se tem de partir tudo e não ficar pedra sobre pedra. Haja Deus!

    • Claro que não!!
      Por saberem perfeitamente que tudo que pregam é uma autêntica vigarice é que não faltam casos destes (e outros, muito mais graves)!!

  2. É sabido que padre é ser humano. Portanto, sujeito a todas as fraquezas do ser humano. Ainda por cima sob supervisão, em muitos casos, demasiado ligeira. E, por vezes, talvez, com insuficiente apoio espiritual. Dependendo do carácter de cada um, tudo isto pode tornar-se a razão que leva ao acolhimento de pensamentos pouco cristãos que acabam por desencadear acções nada morais.
    Como na vida secular, é profundamente lamentável que estas coisas aconteçam, porém, parece-me, ainda assim, com um grau de incidência bastante inferior ao que se verifica p. ex. na vida política, senão mesmo na actividade geral da sociedade.
    Penso que não devemos estigmar toda uma classe pelos procedimentos incorrectos de alguns.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …