Pablo Escobar queria ser Presidente da Colômbia

O narcotraficante Pablo Escobar, líder do antigo cartel de Medellín, queria ser Presidente da Colômbia, segundo revelou a sua viúva. Depois da eleição como congressista, Escobar acreditava ser possível chegar à Presidência do país.

A revelação é feita viúva de Escobar, Victoria Eugenia Henao, no seu livro de memórias recentemente publicado em inglês e citado pelo jornal The Sunday Times.

“Querida, prepara-te para seres a primeira dama (…) as portas do Palácio Presidencial vão abrir-se para nós”, disse Pablo Escobar à sua esposa em 1982, depois de ser eleito para uma posição alternativa no Congresso colombiano.



Henao recorda a época em que o seu marido foi eleito como substituto do Senado. Nesse momento, Henao começou a procurar “os melhores consultores em protocolo e imagem pública”, uma vez que acreditava que poderia “viajar pelo mundo como esposa e companheira do congressista Pablo Escobar”.

O livro intitulado Mrs. Escobar narra a vida luxuosa que Henao levou com o narcotraficante, bem como os episódios mais dolorosos que viveram. “Amava-o“, afirmou Henao, justificando o facto de nunca ter abandonado Escobar, apesar de toda a violência. “Era muito jovem, ingénua e cega para a realidade, então cedi”.

De acordo com o seu livre de memória, o breve período de Escobar no palco político foi um dos momentos mais felizes da vida de ambos. Henao conta como é que a família comemorou as suas conquistas com férias no Brasil. Contudo, até estes dias de maior felicidade acabaram por ser obscurecidos pelo comportamento fora de controlo de Escobar.

A viúva recorda, por exemplo, que se sentia envergonhada quando o seu marido passava as noites de férias com os seus amigos a visitar clubes de striptease, em vez de ficar com a mulher e os dois filhos, Sebastián Marroquín e Manuela Escobar.

Pablo Escobar, morto em 1993, hoje é considerado o barão da droga da Colômbia, tendo-se tornado um dos homens mais ricos do mundo graças ao narcotráfico e à exploração das rotas da cocaína para os Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Armando Silva

Armando Silva morreu dois dias depois de a fábrica que fundou há 75 anos ter fechado

O empresário Armando Silva morreu na quinta-feira passada, dois dias depois de a fábrica de calçado que fundou ter fechado portas. Tinha 101 anos de idade e visitava todos os dias a Armando Silva que …

Debate Porto: Entre críticas à habitação e mobilidade, Rui Moreira não se livrou do Caso Selminho

No debate que juntou os sete candidatos à Câmara do Porto, o caso Selminho foi o pontapé de saída. Contudo, foram os temas da habitação e da mobilidade que dominaram o frente a frente, que …

Com a idade, os rostos ficam menos simétricos. A ciência explica como

Um estudo analisou a relação entre envelhecimento e assimetria do rosto, sendo que os resultados podem ser fundamentais na área da cirurgia plástica. Quando uma criança nasce uma das caraterísticas que o a torna mais atrativa …

Mais vagas permitem entrada a 56 mil estudantes no superior

Reforço de vagas foi incentivado pelo Governo e constitui uma resposta à elevada procura de alunos, que este ano se candidataram ao ensino superior em números que já não se registavam há 25 anos. O recém …

Família do trabalhador atropelado na A6 vai pedir mais de um milhão a Cabrita

A família de Nuno Santos, o trabalhador de 41 anos que morreu após ter sido atropelado pelo carro onde seguia o ministro Eduardo Cabrita, vai pedir uma indemnização de mais de um milhão de euros …

Festa do Avante! arranca com crítica a "confinamentos excessivos" de 2020

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, inaugurou na sexta-feira a 45.ª edição da Festa do Avante!, no Seixal, com críticas aos "confinamentos excessivos" e ao "cima de temor" criado na pandemia, apontando algumas "lições". À semelhança …

Memes podem ser parte da solução para a conservação de animais "feios"

Um estudo mostra como é que o poder dos memes e da internet pode ser parte da solução para a conservação daquele que é considerado um dos animais mais feios do mundo. A atual ameaça à …

Cientistas desenvolvem inovador dispositivo de deteção de neutrões

Uma equipa de cientistas e colaboradores da EPFL desenvolveu um dispositivo mais simples e barato para detetar neutrões. Os especialistas criaram este detetor usando Perovskitas - que encontram neutrões provenientes de materiais radioativos. Os materiais Perovskita …

Se o Planeta Nove existe, os cientistas já sabem onde o procurar

Se o Planeta Nove realmente existe, cientistas mostraram num novo estudo onde é que a comunidade científica o deve procurar. Existem oito planetas conhecidos no Sistema Solar (desde que Plutão foi expulso do "clube"), mas tem …

A alface vermelha é cultivada no Espaço (e faz parte da alimentação dos astronautas)

No Espaço, cultivar alimentos e impedir que sejam colonizados por bactérias e fungos é um grande desafio. Mas, há uns anos, Frank Morton criou a solução: uma alface vermelha. Os astronautas também precisam de ter uma …