Pablo Escobar queria ser Presidente da Colômbia

O narcotraficante Pablo Escobar, líder do antigo cartel de Medellín, queria ser Presidente da Colômbia, segundo revelou a sua viúva. Depois da eleição como congressista, Escobar acreditava ser possível chegar à Presidência do país.

A revelação é feita viúva de Escobar, Victoria Eugenia Henao, no seu livro de memórias recentemente publicado em inglês e citado pelo jornal The Sunday Times.

“Querida, prepara-te para seres a primeira dama (…) as portas do Palácio Presidencial vão abrir-se para nós”, disse Pablo Escobar à sua esposa em 1982, depois de ser eleito para uma posição alternativa no Congresso colombiano.

Henao recorda a época em que o seu marido foi eleito como substituto do Senado. Nesse momento, Henao começou a procurar “os melhores consultores em protocolo e imagem pública”, uma vez que acreditava que poderia “viajar pelo mundo como esposa e companheira do congressista Pablo Escobar”.

O livro intitulado Mrs. Escobar narra a vida luxuosa que Henao levou com o narcotraficante, bem como os episódios mais dolorosos que viveram. “Amava-o“, afirmou Henao, justificando o facto de nunca ter abandonado Escobar, apesar de toda a violência. “Era muito jovem, ingénua e cega para a realidade, então cedi”.

De acordo com o seu livre de memória, o breve período de Escobar no palco político foi um dos momentos mais felizes da vida de ambos. Henao conta como é que a família comemorou as suas conquistas com férias no Brasil. Contudo, até estes dias de maior felicidade acabaram por ser obscurecidos pelo comportamento fora de controlo de Escobar.

A viúva recorda, por exemplo, que se sentia envergonhada quando o seu marido passava as noites de férias com os seus amigos a visitar clubes de striptease, em vez de ficar com a mulher e os dois filhos, Sebastián Marroquín e Manuela Escobar.

Pablo Escobar, morto em 1993, hoje é considerado o barão da droga da Colômbia, tendo-se tornado um dos homens mais ricos do mundo graças ao narcotráfico e à exploração das rotas da cocaína para os Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …