Amantes de Escobar ajudavam-no a fugir à Justiça

Escrito pela viúva de Pablo Escobar, o novo livro sobre o famoso traficante de droga conta como as suas amantes o ajudavam a fugir à Justiça. 

A viúva de Pablo Escobar publica um livro de memórias no qual conta alguns segredo do marido, nomeadamente que Escobar escolhia as suas amantes a dedo, de forma a proteger-se dos seus inimigos.

Mi Vida y Mi Carcel con Pablo Escobar (“A minha vida e a minha prisão com Pablo Escobar”) adianta novos e inéditos detalhes sobre a vida do barão da droga mais conhecido do mundo, que faleceu no dia 2 de dezembro de 1993, depois de a Polícia Nacional Colombiana ter descoberto o seu esconderijo em Medellín, na Colômbia.

Victoria Eugenia Henao casou com Pablo Escobar quando tinha 15 anos, tendo-se mantido em silêncio até aos 57, altura e que publica o livro de memórias. Segundo o jornal espanhol El Mundo, o livro é também uma tentativa de justificar a sua vida ao lado de Pablo Escobar, ao culpar a juventude dos primeiros tempos de casamento e a falta de conhecimento sobre o negócio do marido.

“De um momento para o outro observei o crescimento da fortuna do meu marido e que as dificuldades eram coisa do passado. No primeiro trimestre de 1978 comprou uma vivenda com piscina, vários quartos, uma garagem e um grande salão com vitrais gigantes”, lê-se.

Além dos desabafos da viúva, fazem também parte do livro outros testemunhos: entre as amantes de Pablo Escobar estavam funcionárias em posições-chave que o podiam ajudar a fugir às autoridades. No livro consta que era “um grupo pequeno de senhoras que, além do romance, aram muito úteis para o seu negócio e proteção”.

Segundo o Observador, estas mulheres ocupavam cargos nas entidades estatais que perseguiam Pablo Escobar. Aliás, este narcotraficante chegou, inclusive, a ser amante da secretária de um dos ministros da Defesa.

Estas relações permitiam a Escobar conhecer atempadamente todos os detalhes das operações contra ele. “O meu marido tinha mulheres informadoras em muitos sítios, como no F-2 [exército], no serviço de inteligência da polícia, na Interpol e no DAS (Departamento Administrativo de Segurança).”

O livro disponibiliza ainda alguns detalhes de momentos familiares dramáticos, como o episódio em que Henao e os dois filhos, Sebastián Marroquín e Manuela Escobar, foram impedidos de entrar na Alemanha e forçados a voar de regresso à Colômbia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …