PSD: grande ovação a…Passos Coelho. “Não temos vergonha do nosso passado”

49

Manuel de Almeida / Lusa

Pedro Passos Coelho

Maria Luís Albuquerque, um dos nomes recuperados por Luís Montenegro, assegura que “essa coisa do regresso ao passado não faz sentido”.

O 40.º Congresso do Partido Social Democrata (PSD), no Porto, terminou neste domingo, com discurso de encerramento por parte do novo líder, Luís Montenegro.

Montenegro quer “coragem” num Governo que deve “transformar e reformar”. E, para chegar lá, conta com nomes bem conhecidos de um PSD recente.

Na sua equipa – para a qual convidou o candidato derrotado Jorge Moreira da Silva – estão pessoas ligadas ao PSD do Governo de Pedro Passos Coelho, entre 2011 e 2015.

Maria Luís Albuquerque foi ministra das Finanças, Teresa Morais foi ministra da Cultura e António Leitão Amaro foi secretário de Estado da Administração Local. Todos quando o primeiro-ministro de Portugal era Passos Coelho.

Pedro Passos Coelho foi precisamente quem mereceu o maior aplauso dentro do Pavilhão Rosa Mota, quando estavam a ser recordados no grande ecrã todos os antigos presidentes do partido, descreve a CNN Portugal.

Maria Luís Albuquerque, uma das antigas ministras incluídas na lista de Luís Montenegro, recusou no Porto o cenário de regresso ao passado: “Ao passado não se regressa, o passado já não existe. Essa coisa do regresso ao passado não faz sentido. O passado já foi. Agora temos de olhar para o futuro”.

Teresa Morais falou sobre um legado que tem sido honrado pelo novo líder do PSD: “Não é um regresso ao passado, a meu entender. É mais honrar todo um legado que está para trás. E acho que Luís Montenegro está a honrar esse passado”.

António Leitão Amaro explicou que não há vergonha do passado, entre os sociais democratas: “Todos nós, para termos presente, temos que vir de algum lado. E, para virmos de algum lado, tivemos associações. Há uma grande diferença no PSD: nós não temos vergonha do nosso passado. O PSD está para o futuro e é um PSD diferente”.

José Matos Correia, que foi vice-presidente nos tempos de Passos Coelho, centrou-se nas circunstâncias: “As circunstâncias de essas pessoas terem estado sob outras lideranças não significam nada, a não ser a circunstância de que isto é um partido, que tem eleições como deve ser de tantos em tantos anos”.

ZAP //

49 Comments

  1. Deviam todos de ter vergonha
    Os reformados e os trabalhadores em geral , não esquecerão o “legado” de Passos Coelho e seus cúmplices

    • caro amigo tem razao mas a culpa foi do socrates e da banca routa…..entrou a troiika e so tinhamos k fazer o que eles mandavam foram eles eram eles donos da nota

    • Concordo consigo liminarmente. Quem decide acabar com as ‘tais gorduras do Estado’ e ataca os reformados, não presta para governar o país!

  2. jamais serão alternativa ao Ps , o povo não tem memória curta , os cortes que fomos sujeitos , os impostos para além da troika serão relembrados na boca das urnas para futuras eleições, cambada de PPD que envergonha o País, FORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    • Tem toda a razão!!!! estamos muito melhores com a Troika novamente a porta e o pais mais falido do que nunca para os “pançudos do costume” encherem a pança!
      Caro Antero valia mais apertar um pouco o sinto do que entrar nesta espiral de desvios financeiros, corrupção e divida publica que até tira o folgo a qualquer um! a divida publica é mais do dobro do que o Passos recebeu do Socrates e que pelo menos se mantinha durante o mandato! Veja o que o PS fez ao pais e acorde para a vida! ou é algum boy do PS a fazer comentários para receber ordenado ou reforma choruda à custa de quem trabalha mesmo?
      Enfim, assim vai o pais à custa de quem não sabe ver as coisas como são…

      • Não sou boy , nem apóstolo do Ps , tenho as minhas convicções que não são chamadas para aqui, o PSD teve a sua grande oportunidade pós Sócrates , teve o povo na mão , claro que todos sabemos o motivo , foi uma bancarrota , mas a forma como fez parceria com a troika para salvar p País foi de toda errada e manchou a sua conduta, embora eu saiba e todos os Portugueses saibam que foi o Sócrates que nos deixou nesse estado, não é menos verdade a arrogância a forma como foi conduzido o país , com cortes bastardos a tordo e a direito , com sobretaxas e cortes no 13º para além do da pobreza bem latente , com suicídios em massa graças aos cortes cegos que foram executados , por isso digo PSD nunca mais , o povo falou deu a MAIORIA AO PS , agora chame estúpido ao POVO , esse partido miserável dos cavacos dos relvas dos passos , nem com os seus são bons , escorraçando um RUI RIO que sempre foi honesto, mas sempre lhe fizeram a vida negra (os psd) pois estavam com saudades da facção fascista do partido, pois então que venha esse messias e que nos salve da miséria, tenha consciência e se calhar o boy é mesmo o Sr. Fernando , porque eu sempre vivi do meu trabalho com 37 anos de descontos e 55 anos de idade , trabalho no privado e não preciso de nenhum partido para cagar….

  3. Nem pó! Nem vê-lo nem pintado, a ele e a toda a Casa Mozart, com os seus vigaristas Relvas e um Passos que “não se lembrava que tinha de descontar para a Segurança Social. Ele não se lembrava mas ja o povo não tem memória curta como a dele.

    O PM mais troikista que a troika, que tudo queria privatizar no Herário Público… E os Chineses vieram aos saldos.

    Claro que teve ovação de pé!.. O Montecastanho é gandim da Casa Mozart, fica assim tudo entre colegas. Esperavam o quê dessa máfia intrapartidária?

    PSD teve uma chance de ser um partido que se pautasse pela rectidão, honestidade e Centrismo: com Rui Rio. Mas como há uma ala neoliberal Passista, Cavaquista e Santanista que quer fazer do PSD um Chega ideologicamente falando, é claro que não descansaram enquanto não tirararm Rui Rio.

    • Podes não gostar, mas infelizmente vais ter outro governo estio Cavaco e Passo muito em breve.
      A divida publica esta incontrolável, o SNS na banca rota e a rebentar, o Costa faz vista grossa e tenta aumentar o endividamento com um novo aeroporto e para cereja no topo do bolo a economia europeia a lixarmos.

      Quando se acabar o dinheiro o Costa faz o que fez o Soares, Guterres e Socrates, demitisse e provoca eleições antecipadas e o PS elege um personagem fraco que não crie oposição ao PSD … porque eles não tem interesse em governar sem dinheiro e criar medidas impopulares.

      Resta-lhe depois os cavaquistas e passistas que controlem as finanças.

      Mas o povo tem memória curta, o Passos quando ganhou o ultimo mandato, depois de eleições veio dizer que o governo tinha na altura dinheiro para de forma sustentada começar a reverter as medidas e a repor riqueza, que fez o Costa, juntou a esquerda e correu com ele …
      Que temos hoje?
      – Uma TAP privatizada que é um problema nacional (Obrigado Costa pelo dinheiro que continuamos a enterrar numa gestão falida)
      – Acabou com as PPP na saude, Obrigado costa por termos hospitais que eram um exemplo de organização estão agora sem Urgências. (mas sim não privatizamos a saúde porque não é um negocio … mas sem dinheiro o SNS também não é um sistema de saude !!! )
      – Temos ordenados mínimos mais elevados, mas todos (mesmos os que tem o ordenado mínimo agora mais elevado) temos menos poder de compra, e ainda assim o combustível que é um elemento central na inflação , no nosso pais tem mais de 60% de imposto e estas nos mais caros da Europa.

      Não estamos agora melhor agora do que estávamos, mas infelizmente vamos daqui a 3 anos estar bem pior.

  4. todos falam mal do Passos e do PPD , mas foram eles que arranjaram o dinheirinho para pagar as pensões e os ordenados da função pública. Já se esqueceram que só havia dinheiro para mais 1 mês? O mal do Passos foi ter pegado no país . Devia ser o outro sr do PS a explicar depois porque não chegava o ordenado dia 21 ao funcionário público ou as pensões aos pensionistas. Assim talvez tivessem outra opinião sobre o assunto.

    • Esta é que é a realidade que a esquerda nunca quer referir. Prefere falar em Passos Coelho, mas não fala do país que ele recebeu: falido e hipotecado. E os portugueses é que tiveram que pagar. Para os esquerdas a culpa é do Passos e não do Sócrates.

  5. Até perece que ficamos melhor :/, deixem passar o dinheiro da UE, lá voltaremos nós ao FMI, sempre no mesmo ciclo, mas, o povo gosta de ter dinheiro nos bolsos, nem que seja momentâneo e para tapar os olhos :/ Espero estar enganada, e que o “génio da lâmpada” faça mais truques para manter os “milagres” :/

  6. O que grande parte do povo português gosta é de ter alguém que o maltrate e depois ainda se sente agradecido. O ferrete do salazarismo, com vários díscipiplos, entre os quais esse vendedor da banha de cobra e aldrabão de profissão, chamado Passos Coelho, vai demorar a passar. Claro que não tem vergonha do passado pois eles sempre foram o que se perspetiva que sejam . Nunca tiveram vergonha, se agora a tivessem era caso para dizer, encham a cara de merda!

    • Tu Barreirinhas é que parece que não tens caco. O país está quase no lodo, depois do pântano e bancarrota e com uma carga de impostos nunca visto e um SNC em apressada decadência e tu insinuas que com o PSD é que está sempre na porcaria. Haja paciência para aturar esta gente sem cérebro.

      • Donde é que o conheço para me tratar por tu? A única resposta possível é que você é dos que gosta de ser maltratado e ainda agradece,por cima. Atenção você queria dizer SNS mas como deve ter ouvido qualquer parecido e, tufa, escreve serviço nacional dos coitadinhos. Antes de ercrever sobre qualquer assunto, saiba do que está a falar. Assunto encerrado!

  7. Clara que batem muitas palmas Pudera ……………Veja-se a “grande” Assunção Esteves que aos 45 anos se reformou com uma bruta reforma………………………………………

      • O 44 fodricou o país e os portugueses e depois tivemos todos que pagar. E o Passos é que é o culpado? Esta gentalha não anda bem da tola. Nunca perdoarei ao Sócrates aquilo que tive que pagar (como todos os portugueses) para saírmos da bancarrota e enxotarmos a Troika (pedida pelo 44) daqui para fora.

      • E vens feita tonta defender o gajo que tudo fez para vir a troika e ainda se gabou de ir além da troika??

  8. De facto o país não vai mesmo para a frente com comentários destes …. Neste momento os impostos diretos e indiretos são superiores aos que propalam mas como não é o Passos está tudo bem. O PS é alternativa a quê. A empobrecer o país lentamente como que anestesiado. Não conseguem ver que estes dois governos do PS e seus ministros são dos piores que a democracia já teve. Fracos, incompetentes, ideologicamente determinados mesmo contra o interesse das pessoas e do país (veja-se a Min da Saúde). Onde está alguma coisa de bom feita por este governo. Nada apenas mais do mesmo. Parece o titanic: a banda a tocar e o país a afundar.

  9. Mil vezes Passos, que nos livrou da Troika, que o ladrão, mentiroso e antigo patrão do Costa, o famoso 44, que chamou a Troika deixou o país de mão estendida. Mil vezes Passos que o ilusionista do Costa, que se arrisca a ser pior que o seu antigo patrão.

  10. Passos Coelho determinou o futuro do PSD para os 30 anos seguintes, quem manda emigrar, quem corta reformas miseráveis quem obriga empresas a fechar a um ritmo nunca visto, merece é estar longe do poder. A memória de um povo é forte.

    • Milhares e milhares de portugueses têm emigrado durante estes governos Costa e não é preciso mandá-los emigrar! Então aonde é que está a diferença em relação a Passos?! As reformas durante o tempo de Costa estão uma autêntica miséria. Então aonde é que está a diferença em relação a Passos?! Oh Victor cura-te que deves estar a sofrer de amnésia grave.

  11. Passos Coelho traçou o destino do PSD para os próximos 30 anos, ninguém esquece quem mandou emigrar, quem cortou as reformas miseráveis e quem quase acabou com o país.

  12. Teem todos memória curta Sabem quem chumbou o PEC IV? A Espanha tambem tinha problemas e não teve a TROIKA
    Será que o Sócrates tambem governava nos outros países que tiveram os problemas financeiros?
    Lembram-se de Eduardo Catroga ( PSD) de se gabar que tinha assinado o memorando, mas até tinha ido além da TROIKA

  13. Para quem tem a memória curta…………………

    PSD chumbou o famoso PEC IV em abril de 2011, inviabilizando o programa que negociado com a Comissão Europeia e com Angela Merkel. O PSD foi parte importante das negociações. Eduardo Catroga (do PSD) chamou a si os louros da negociação. O objetivo é colocar nas mãos do PSD a responsabilidade total pela troika, da sua chamada à sua execução.

  14. Ainda bem que ouve alguém quem pôs de lado o PEC 4 para parar o crescimento da dívida; claro está que o Trocatres não se preocupava com isso pois ele disse que a dívida não se paga. Posteriormente veio a TROKA para desfazer este nó górdio e o Passos foi quem levou pancada desta desgovernansa

    • É incrível a burrice deste povo ( ou parte dele). Já não se lembram do que o famoso filósofo que até conseguiu vender computadores á Colômbia (só para se lembrarem da imaginação do tipo), fez todo o tipo de aldrabices e vigarices em que é possível pensar, e continua depois de anos a conseguir, naturalmente com ajuda de alguém, a fintar a justiça com adiamentos e recursos a ida para a cadeia, que é o único lugar que merece.
      Depois da vinda da bancarrota, com o país sem dinheiro sequer para pagar ordenados e pensões, com a vinda do FMI, a pedido do dito cujo, e as medidas impostas pela troika para pôr ordem no caos, o governo do PSD e Passos Coelho apenas pôs em prática as medias que nos foram impostas. Com o apertar do cinto e resolução de grande parte dos problemas, eis que o PS, com a famosa Geringonça, toma novamente conta do país e passados este anos o mesmo está á beira de novo desastre.
      Agora lembram-se de xingar novamente o Passos Coelho, mas quem causou todo o caos e sacanice a que sujeitou o país é esquecido ( ele e os seus seguidores) mas agora já sem os outros membros da geringonça.
      Venha mais uma vez a troika, camaradas, porque a malta gosta é disso!!!!!!!

    • Ouve, ouve… completar o 1ª ciclo faz tanta falta…
      Com o Passos houve o MAIOR crescimento da duvida de sempre – enquanto vendia o país ao desbarato e espremia o povo!!

      • Sem duvida alguma, houve o maior crescimento de DUVIDA de sempre de como o pais podia ter chegado a este ponto… mas quando estava a endireitar as coisas, Lá veio a gerigonça e os seus acólitos irresponsáveis a dar-lhes o poder novamente para saquear o pais novamente. Agora vamos falar de DIVIDA! sabe quanto era a divida quando Passos pegou no País? 152.3 mil milhões! e quando saiu? 186.6 mil milhões e agora que o Costa lá està? 276 mil milhões!!!! abra os olhos e não diga baboseiras! o pais está PIOR do que nunca! isto para não falar em mais nada que a DIVIDA para esclarecer a sua DUVIDA

      • Ai Fernando, Fernando… e o PIB não aumentou?
        Quanto é a dívida atual em percentagem do PIB??
        E não houve uma pandemia mundial?
        E agora não há uma guerra na Europa?
        Pois é… amnésia…

      • Ai Eu! tire as palas dos olhos amigo… não deixe que continuem a atirar areia para os olhos! Veja o estado em que está o pais com uma divida impagável e todo o sistema a colapsar por culpa das politicas do PS! É o SNS, são os aeroportos, é a energia, os combustíveis, as bazookas que só chegam aos boys, … as palas Eu! as palas… acorde antes que seja tarde… ou já será?

      • Parece que o Sr. é que tem que tirar a pala dos olhos
        Sabe que existiu e existe uma pandemia-que há uma guerra
        Os aeroportos não é só em Portugal, mas pelo Mundo inteiro. Os aviões não podem levantar voo, se depois não podem aterrar no aeroporto para aonde se dirigiam.
        Enfim…………………..

  15. A grande maioria dos comentários revela bem porque nunca saíremos da cauda da Europa. Enquanto se aplaude uma ladrão ou um incompetente em detrimento de quem teve de arrumar a casa, nunca iremos a lado nenhum. E o que é certo é que desde a saída do Passos a dívida pública em valor absoluto aumentou e somos cada vez mais últimos no pibpc
    no conjunto de países da União europeia. Parabéns!

    O Costa diz muito do famigerado “apelo” à emigração do Passos, mas no fundo não é isso que ele anda a fazer…preparar -se para emigrar?!

  16. Olha quem são eles… o gangue do Passos está de volta!!
    Quais serão os seus interesses e o que quererão vender agora ao desbarato (para encher os bolsos dos Catrogas, etc, etc)??
    Felizmente ainda há alguma memória e, agora, devido ao “excelente” resultado das politicas europeias no tempo da crise de 2008, nem a UE está virada para vender tudo “aos chineses” nem para espremer mais os povos para salvar bancos ou os deficit’s!!

    O “novo” PSD é claramente velho, cheio de manhas e de gente duvidosa – o que é pior para todos, principalmente para o país – ainda para mais agora que, à custa de boa parte desta gente do “novo” PSD, o PS tem maioria absoluta!!

  17. Senão tivessem chumbado o PEC IV não se iria ter os problemas da falta de dinheiro Existiu a falta pelo chumbo e depois ter de se ir para a TROIKA com o aplauso de todo o PSD e grande Catroga

  18. Incrível que nesta coisa da Democracia, senhores como este mcc, que seguramente nada faz na vida, para além de viver dos meus impostos e daqueles que os pagam também, possam ter o direito de votar, tal como nós.
    Quem vota em partidos do tipo deste PS, são funcionários públicos incompetentes, porque os há competentes, ou subsídio- dependentes, que vivem do montante dos impostos criminosos que este governo nos rouba…
    Este povo tem o miserável governo que merece…
    Pobre povo com tão reles gente

  19. UPPS alguém se lembra do que o Passos queria fazer com os descontos da SSocial dos ordenados
    As Entidades Patronais deixavam de pagar e aos trabalhadores ia ser descontado além da percentagem que já descontam também a parte das Entidades Isto é em vez de 11% passavam a descontar no ordenado 34.75%
    E porque não foi avante? Graças a um movimento de protesto de milhares de trabalhadores. A maior manifestação de sempre a seguir ao 25 de Abril . Juntou trabalhadores de todos os quadrantes politicos.

  20. Montenegro começa muito mal quando invoca Maria Luís Albuquerque que além de ter sido a pior ministra da governação de PPC. Anda tipo rata à procura de melhor tacho. Se Montenegro e Cª ajudar esta criatura a subir à governação, deixarei de votar no PSD assim como amigos e toda a minha família.

  21. Lembram-se do que o Passos queria fazer. As entidades Patronais deixavam de pagar a SSocial dos trabalhadores 23, 75% e passavam a ser os trabalhadores a pagar, adicionando ao que já pagam (11%) passavam a descontar no ordenado 34.75%
    Não foi à vante graças à união dos trabalhadores que fizeram a maior manifestação de sempre. ( Com excepção das que foram feitas a seguir ao 25 de Abril e 1º de Maio de 1974)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.