Ouvidos barulhos no navio naufragado na China com mais de 400 desaparecidos

Yuan Zheng / EPA

O navio Dongfangzhixing naufragou no rio Yangtze, na China, com 458 pessoas a bordo

O navio Dongfangzhixing naufragou no rio Yangtze, na China, com 458 pessoas a bordo

Membros das equipas de resgate afirmaram ter ouvido vozes e barulhos provenientes do interior do barco que naufragou, na noite desta segunda-feira, com 458 pessoas a bordo, no rio Yangtze, informa a agência Xinhua.

Imagens divulgadas pelos media chineses mostram membros das equipas de salvamento a tentar localizar de que parte da embarcação procedem os barulhos feitos de possíveis sobreviventes.

A maioria dos passageiros do navio chinês naufragado na segunda-feira à noite no rio Yangtze tem entre 50 e 80 anos de idade e estaria a dormir quando ocorreu o acidente.

Segundo a edição online do Diário do Povo, até cerca das 7h (meia-noite em Lisboa), tinham sido resgatadas 35 pessoas, mais 25 do que a agência noticiosa oficial Xinhua referiu três horas depois.

China Central Television

Imagem da China Central Television mostra membro da equipa de resgate a tentar localizar a fonte dos barulhos de possíveis sobreviventes dentro do navio

Imagem da China Central Television mostra membro da equipa de resgate a tentar localizar a fonte dos barulhos de possíveis sobreviventes dentro do navio

O navio Dongfangzhixing (Estrela do Oriente), com 76 metros de comprimento e quatro andares, seguia entre as grandes cidades de Nanjing para Chongqing e naufragou às 21h28 (14h28 em Lisboa) desta segunda-feira, depois de ter sido atingido por ventos de 130km/h.

O capitão e o engenheiro-chefe da embarcação, entretanto detidos, disseram que o barco se afundou “no espaço de um a dois minutos”.

“Foi tão rápido que o capitão nem teve tempo de dar sinal de alerta”, disse Wang Yangsheng, funcionário superior do Centro de Socorro Marítimo de Yuegang, citado pela agência Xinhua.

O naufrágio poderá ser o pior do género registado em décadas na China, disse a Xinhua.

Mais de 30 navios foram já enviados para o local do acidente, mas ao início da manhã, as operações de busca e salvamento estavam a ser dificultadas pelo vento forte e chuva.

Mergulhadores conseguiram salvar uma mulher de 65 anos que se encontrava dentro do navio, mas ao início da manhã (hora local), o vento forte e a chuva estavam a dificultar as operações de busca e salvamento.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, também já seguiu para a zona, e o Presidente, Xi Jinping, ordenou o envio de um equipa do governo central para orientar as operações, disse a Xinhua.

Mais de uma centena de barcos e quase cinco mil pessoas, entre as quais 1.840 soldados e 1.600 agentes da polícia, foram mobilizados para as operações de busca e salvamento, indicou a imprensa oficial.

O Yangtze é o terceiro maior rio do mundo, a seguir ao Nilo e ao Amazonas, com 6.300 quilómetros de extensão. O local do naufrágio era uma zona com 15 metros de profundidade, situada em Jianli, na província de Hubei.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …

Jim Bachor tapa os buracos das ruas de Chicago com mosaicos sobre a pandemia

O artista Jim Bachor transforma os buracos das ruas de Chicago em verdadeiras obras de arte. Um tributo à pandemia no chão norte-americano. Em tempos cinzentos, Jim Bachor decidiu pintar as ruas da cidade norte-americana de …