/

Os ossos de uma bruxa escocesa foram roubados (e as autoridades querem-nos de volta)

1

Centre for Anatomy and Human Identification / University of Dundee

Uma idosa escocesa acusada de bruxaria nos anos 1700 não descansa em paz – os seus ossos foram removidos do seu túmulo durante o século XIX para estudo e, mais tarde, desapareceram dos registos.

O seu crânio, exibido no Museu da Universidade de St. Andrews, na Escócia, e na Exposição do Império, em Glasgow, em 1938, também desapareceu no século XX.

Porém,a 31 de agosto, o 315º aniversário da suposta morte da bruxa, as autoridades escocesas realizaram um memorial pela mulher e reviveram a busca pelos seus ossos perdidos, de acordo com o The Washington Post.

A mulher, chamada Lilias Adie, morava em Torryburn, Fife, na Escócia, e morreu na prisão em 1704 depois de confessar – provavelmente sob tortura – lançar feitiços maliciosos aos seus vizinhos e ter relações sexuais com o diabo.

As autoridades de Fife anunciaram recentemente que estavam à procura informações sobre o paradeiro do crânio de Adie e o resto do seu esqueleto. Se encontrados, os restos mortais serão incorporados num monumento em comemoração aos milhares de homens e mulheres escoceses processados ​​e mortos como bruxas.

Embora Adie tenha morrido há mais de 300 anos, o seu rosto ressurgiu em 2017, como uma reconstrução digital criada pelo Centro de Anatomia e Identificação Humana da Escócia na Dundee University (CAHID). O artista forense e professor da CAHID Christopher Rynn realizou a reconstrução mostrou Adie com “um rosto bastante gentil”, disse Rynn, em comunicado.

Como o crânio de Adie não estava em lado nenhum, Rynn criou o modelo digital ao trabalhar com fotografias do crânio na coleção da Universidade de St. Andrews. Adie era apenas uma mulher velha e frágil – não o “monstro aterrorizante” que os seus vizinhos descreveram – e Rynn esculpiu o seu rosto com uma expressão amigável.

O túmulo de Adie fica numa praia de Torryburn, sendo exposto durante a maré baixa. O local foi originalmente coberto com uma pedra pesada, supostamente para impedir Adie de ressuscitar dos mortos para se vingar dos seus atormentadores. É o único local de enterro de uma bruxa conhecido na Escócia, embora aproximadamente 3.500 escoceses – a maioria mulheres – tenham sido julgados e executados como bruxas durante os primeiros anos do século XVIII.

Como tal, o túmulo solitário tem um significado especial na comemoração deste capítulo sombrio no passado da Escócia, disse em comunicado Julie Ford, vereadora de Fife. “É importante reconhecer que Lilias Adie e os milhares de outros homens e mulheres acusados ​​de bruxaria no início da Escócia moderna não eram os maus que a história os retratava. Eles eram vítimas inocentes de tempos não iluminados. Chegou a hora de reconhecermos a injustiça que lhes foi aplicada”, acrescentou.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.