Cientistas reconstruiram a cara da bruxa escocesa que dormiu com o Diabo

Centre for Anatomy and Human Identification, University of Dundee

A aparência provável de Lilias Adie nos anos 1700

Investigadores da Universidade de Dundee, na Escócia, reconstruiram a fisionomia de Lilias Adie, a mulher escocesa que foi acusada de bruxaria e de ter feito sexo com o diabo.

Segundo o The Telegraph, uma equipa de cientistas da Universidade de Dundee, na Escócia, usou a ajuda de “bruxaria moderna” – a tecnologia – para reconstruir a fisionomia da famosa Lilias Adie, a mulher escocesa que no século XVIII foi acusada e condenada por bruxaria e por ter feito sexo com o Diabo.

Adie, que viveu toda a sua vida na vila de Torryburn, morreu na prisão em 1704. Os cientistas usaram fotos de arquivo do crânio da alegada bruxa e recorreram a software 3D de reconstrução facial usado em técnicas forenses e na medicina legal para reconstruir a sua face.

Adie foi uma das poucas “bruxas” que conseguiu evitar ser queimada, tendo sido presa e torturada até confessar os seus “crimes”: bruxaria e sexo com o Diabo. A escocesa fugiu à fogueira por se ter suicidado na prisão, e, seguindo as tradições da época, foi enterrada perto da água, entre a maré alta e baixa, como se fazia com os suicidas.

Os habitante da região tentaram na altura soterrar os restos mortais debaixo de um enorme rochedo, provavelmente para evitar que se erguesse da campa para os assombrar, mas no século XIX a curiosidade científica era maior que o medo de zombies, e um grupo de antiquários desenterrou os restos de Lilias Adie para os estudar e exibir.

https://twitter.com/dundeeuni/status/925324231902146560

Segundo Christopher Rynnl, investigador do Centro de Anatomia e Identificação Humana da universidade escocesa, esta é provavelmente a única reconstituição fidedigna do rosto de uma verdadeira “bruxa” escocesa, uma vez que, como mandavam as regras da altura, as bruxas eram queimadas na fogueira – arruinando qualquer hipótese de usar os seus crânios em trabalhos de reconstituição.

“Quando usamos este tipo de software de reconstituição 3D e nos aparece um rosto, sentimo-nos como se estivéssemos a conhecer uma pessoa pela primeira vez”, conta Rynnl. “O rosto de Adie é o de uma senhora dócil, com quem qualquer um de nós poderia ter uma conversa”.

“Acredito que não foi mais do que uma vítima das circunstâncias“, diz o cientista.

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …