/

Os terroristas já não usam telemóvel nem Internet (e a polícia não sabe o que fazer)

Andy Rain / EPA

A polícia britânica está em alerta máximo

As polícias europeias estão preocupadas com o facto de os terroristas do grupo Estado Islâmico usarem, cada vez menos, telemóveis e a Internet para preparar ataques. Agora, optam por encontros em bares ou estádios, o que baralha as operações policiais.

Nos últimos anos, as unidades de contra-terrorismo de todo o mundo têm-se concentrado na vigilância de actividades suspeitas na Internet, em comunicações electrónicas e em escutas telefónicas. Mas esses já não são os meios preferenciais usados por grupos terroristas como o Estado Islâmico.

O Jornal de Notícias cita especialistas europeus na temática do terrorismo que afiançam que os encontros em bares e estádios são, agora, a via mais usada para a partilha de informações entre terroristas e para a preparação de ataques.

Esta realidade enfraquece a capacidade de espionagem das equipas policiais, aponta o JN, uma vez que complica as possibilidades de vigilância.

Rússia e o futebol podem ser próximo alvo

Esta ideia dos encontros em estádios faz crescer os receios de que o Daesh possa estar a planear algum ataque no universo do futebol. Até porque o grupo terrorista acaba de divulgar um cartaz onde ameaça atacar o Mundial 2018, que vai realizar-se na Rússia, usando a imagem de Lionel Messi a chorar sangue e atrás das grades.

Para 11 de Novembro, está marcado um amigável em Moscovo, entre a Rússia e Argentina de Messi, o que coloca as autoridades especialmente atentas.

Antes, o grupo terrorista já tinha divulgado na Internet, que continua a ser o seu veículo preferencial de propaganda, um outro cartaz com um jihadista, de arma AK-47 em riste, a olhar para o Estádio Luzhniki, em Moscovo.

A Rússia está, assim, em alerta máximo, temendo ser o próximo alvo dos terroristas, tanto mais quando tem apoiado o regime de Bashar al Assad na Síria, na guerra civil contra os rebeldes e contra o Daesh.

Na memória, estão ainda os ataques que ocorreram em Paris, em Novembro de 2015, e que vitimaram mais de 180 pessoas, a maioria das quais no teatro Bataclan. Uma das explosões dessa noite, aconteceu nas imediações do Estádio de França, onde decorria um encontro amigável entre Alemanha e França.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.