Os terroristas já não usam telemóvel nem Internet (e a polícia não sabe o que fazer)

Andy Rain / EPA

A polícia britânica está em alerta máximo

As polícias europeias estão preocupadas com o facto de os terroristas do grupo Estado Islâmico usarem, cada vez menos, telemóveis e a Internet para preparar ataques. Agora, optam por encontros em bares ou estádios, o que baralha as operações policiais.

Nos últimos anos, as unidades de contra-terrorismo de todo o mundo têm-se concentrado na vigilância de actividades suspeitas na Internet, em comunicações electrónicas e em escutas telefónicas. Mas esses já não são os meios preferenciais usados por grupos terroristas como o Estado Islâmico.

O Jornal de Notícias cita especialistas europeus na temática do terrorismo que afiançam que os encontros em bares e estádios são, agora, a via mais usada para a partilha de informações entre terroristas e para a preparação de ataques.

Esta realidade enfraquece a capacidade de espionagem das equipas policiais, aponta o JN, uma vez que complica as possibilidades de vigilância.

Rússia e o futebol podem ser próximo alvo

Esta ideia dos encontros em estádios faz crescer os receios de que o Daesh possa estar a planear algum ataque no universo do futebol. Até porque o grupo terrorista acaba de divulgar um cartaz onde ameaça atacar o Mundial 2018, que vai realizar-se na Rússia, usando a imagem de Lionel Messi a chorar sangue e atrás das grades.

Para 11 de Novembro, está marcado um amigável em Moscovo, entre a Rússia e Argentina de Messi, o que coloca as autoridades especialmente atentas.

Antes, o grupo terrorista já tinha divulgado na Internet, que continua a ser o seu veículo preferencial de propaganda, um outro cartaz com um jihadista, de arma AK-47 em riste, a olhar para o Estádio Luzhniki, em Moscovo.

A Rússia está, assim, em alerta máximo, temendo ser o próximo alvo dos terroristas, tanto mais quando tem apoiado o regime de Bashar al Assad na Síria, na guerra civil contra os rebeldes e contra o Daesh.

Na memória, estão ainda os ataques que ocorreram em Paris, em Novembro de 2015, e que vitimaram mais de 180 pessoas, a maioria das quais no teatro Bataclan. Uma das explosões dessa noite, aconteceu nas imediações do Estádio de França, onde decorria um encontro amigável entre Alemanha e França.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …