Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o sono aos cientistas: Afinal, estamos ou não sozinhos no Universo?

“Batizado” como Science Guy, Bill Nye é uma figura conhecida, tendo-se afirmado como um cientista educacional. Engenheiro de profissão, tornou-se popular depois de apresentar o programa de divulgação científica da Disney/PBS Bill Nye the Science Guy (1993-1998.

A propósito do financiamento da NASA para o ano fiscal de 2021, Bill Nye defendeu, em entrevista ao Politico esta sexta-feira divulgada, que o financiamento da agência espacial – que está a ser discutido em torno dos 2,7 mil milhões de dólares – não é assim tanto dinheiro se estiver em causa a evolução da história humana.

Neste sentido, Bill Nye não descarta a hipótese de o Homem descender de marcianos antigos. “Se a vida surgiu inicialmente em Marte, é extraordinário, mas não descabido sugerir que somos descendentes de marcianos. Está é uma hipótese extraordinária”, disse.

“[O financiamento da NASA para 2021] não é assim tanto dinheiro para mudar o percurso da história humana”, defendeu, na mesma entrevista.

Como CEO da Sociedade Planetária, uma organização não-governamental norte-americana, Bill Nye está a fazer lobbying para aumentar o financiamento da NASA. Ao Politico, o responsável disse ainda que a sua principal prioridade é apoiar a missão Mars 2020, que tem como objetivo trazer pela primeira vez amostras de rochas marcianas à Terra.

“Temos todo o tipo de problemas aqui na Terra (…) Mas o Espaço traz o melhor de nós. O Espaço é otimista. Se pararmos de olhar para cima e para fora, o que é que [esta atitude] diz de nós? O que quer que seja, não é bom”, rematou.

A procura por vida alienígena é um debate antigo da comunidade científica: há cientistas que defendem que não estamos sós no Universo, havendo outros que questionam por que motivo não encontramos sinais destes seres que estarão para lá da Terra.

Diversas teorias tentaram já explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar a hibernar até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Considerando as condições desiguais existentes em Marte e na Terra, porque raio é que somos descendentes de marcianos e não, indígenas deste nosso planeta? E o resto dos seres vivos que existem na Terra também vieram de Marte? Se o orçamento da NASA é para alimentar estás teorias paranóicas, é melhor voltarem a tentar enganar a malta dizendo que foram à Lua. Sempre é uma ideia mais verosímil!

RESPONDER

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …