Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o sono aos cientistas: Afinal, estamos ou não sozinhos no Universo?

“Batizado” como Science Guy, Bill Nye é uma figura conhecida, tendo-se afirmado como um cientista educacional. Engenheiro de profissão, tornou-se popular depois de apresentar o programa de divulgação científica da Disney/PBS Bill Nye the Science Guy (1993-1998.

A propósito do financiamento da NASA para o ano fiscal de 2021, Bill Nye defendeu, em entrevista ao Politico esta sexta-feira divulgada, que o financiamento da agência espacial – que está a ser discutido em torno dos 2,7 mil milhões de dólares – não é assim tanto dinheiro se estiver em causa a evolução da história humana.

Neste sentido, Bill Nye não descarta a hipótese de o Homem descender de marcianos antigos. “Se a vida surgiu inicialmente em Marte, é extraordinário, mas não descabido sugerir que somos descendentes de marcianos. Está é uma hipótese extraordinária”, disse.

“[O financiamento da NASA para 2021] não é assim tanto dinheiro para mudar o percurso da história humana”, defendeu, na mesma entrevista.

Como CEO da Sociedade Planetária, uma organização não-governamental norte-americana, Bill Nye está a fazer lobbying para aumentar o financiamento da NASA. Ao Politico, o responsável disse ainda que a sua principal prioridade é apoiar a missão Mars 2020, que tem como objetivo trazer pela primeira vez amostras de rochas marcianas à Terra.

“Temos todo o tipo de problemas aqui na Terra (…) Mas o Espaço traz o melhor de nós. O Espaço é otimista. Se pararmos de olhar para cima e para fora, o que é que [esta atitude] diz de nós? O que quer que seja, não é bom”, rematou.

A procura por vida alienígena é um debate antigo da comunidade científica: há cientistas que defendem que não estamos sós no Universo, havendo outros que questionam por que motivo não encontramos sinais destes seres que estarão para lá da Terra.

Diversas teorias tentaram já explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar a hibernar até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Considerando as condições desiguais existentes em Marte e na Terra, porque raio é que somos descendentes de marcianos e não, indígenas deste nosso planeta? E o resto dos seres vivos que existem na Terra também vieram de Marte? Se o orçamento da NASA é para alimentar estás teorias paranóicas, é melhor voltarem a tentar enganar a malta dizendo que foram à Lua. Sempre é uma ideia mais verosímil!

    • Acontece que as condições ambientais existente em Marte e em Terra nem sempre foram tão desiguais! Há 4 bilhões de anos, conforme atestado pelas evidências achadas pelas sondas europeias e americanas, é válido admitir a existência de água líquida – rios, lagos e mares – na superfície de Marte, o que pressupõe necessariamente um clima mais quente e úmido do que o atual deserto polar, seco e frio que é o “planeta vermelho”, e, consequentemente, um efeito de estufa decorrente de uma atmosfera mais espessa; em tais condições, e em virtude de Marte, sendo menor do que Terra, presumivelmente ter se solidificado mais cedo, e ter alcançado condições de habitabilidade antes que o nosso planeta, não é impossível presumir que a vida (bacteriana) tenha começado lá antes que neste nosso “planeta azul”. Mais, a proximidade c/o Cinturão dos Asteroides tornaria Marte um alvo mais frequente do que Terra p/a o bombardeio cósmico p/parte de tais meteoroides, além do que, a menor gravidade marciana tornaria mais fácil às rochas marcianas (portando eventuais micro-organismos) escaparem do campo gravitacional daquele planeta, eventualmente sendo atraídas p/o campo gravitacional terráqueo e precipitando-se sobre a superfície (oceanos e terra seca) de nosso planeta; por conseguinte, de acordo c/a teoria da panspermia, é perfeitamente concebível que Terra tenha sido (mesmo que acidentalmente) “semeada” a partir de Marte.

      • Com que energia é que “as rochas marcianas (portando eventuais micro-organismos)” conseguiram ultrapassar a gravidade marciana?

RESPONDER

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …