Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o sono aos cientistas: Afinal, estamos ou não sozinhos no Universo?

“Batizado” como Science Guy, Bill Nye é uma figura conhecida, tendo-se afirmado como um cientista educacional. Engenheiro de profissão, tornou-se popular depois de apresentar o programa de divulgação científica da Disney/PBS Bill Nye the Science Guy (1993-1998.

A propósito do financiamento da NASA para o ano fiscal de 2021, Bill Nye defendeu, em entrevista ao Politico esta sexta-feira divulgada, que o financiamento da agência espacial – que está a ser discutido em torno dos 2,7 mil milhões de dólares – não é assim tanto dinheiro se estiver em causa a evolução da história humana.

Neste sentido, Bill Nye não descarta a hipótese de o Homem descender de marcianos antigos. “Se a vida surgiu inicialmente em Marte, é extraordinário, mas não descabido sugerir que somos descendentes de marcianos. Está é uma hipótese extraordinária”, disse.

“[O financiamento da NASA para 2021] não é assim tanto dinheiro para mudar o percurso da história humana”, defendeu, na mesma entrevista.

Como CEO da Sociedade Planetária, uma organização não-governamental norte-americana, Bill Nye está a fazer lobbying para aumentar o financiamento da NASA. Ao Politico, o responsável disse ainda que a sua principal prioridade é apoiar a missão Mars 2020, que tem como objetivo trazer pela primeira vez amostras de rochas marcianas à Terra.

“Temos todo o tipo de problemas aqui na Terra (…) Mas o Espaço traz o melhor de nós. O Espaço é otimista. Se pararmos de olhar para cima e para fora, o que é que [esta atitude] diz de nós? O que quer que seja, não é bom”, rematou.

A procura por vida alienígena é um debate antigo da comunidade científica: há cientistas que defendem que não estamos sós no Universo, havendo outros que questionam por que motivo não encontramos sinais destes seres que estarão para lá da Terra.

Diversas teorias tentaram já explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar a hibernar até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Considerando as condições desiguais existentes em Marte e na Terra, porque raio é que somos descendentes de marcianos e não, indígenas deste nosso planeta? E o resto dos seres vivos que existem na Terra também vieram de Marte? Se o orçamento da NASA é para alimentar estás teorias paranóicas, é melhor voltarem a tentar enganar a malta dizendo que foram à Lua. Sempre é uma ideia mais verosímil!

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …