//

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

5

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o sono aos cientistas: Afinal, estamos ou não sozinhos no Universo?

“Batizado” como Science Guy, Bill Nye é uma figura conhecida, tendo-se afirmado como um cientista educacional. Engenheiro de profissão, tornou-se popular depois de apresentar o programa de divulgação científica da Disney/PBS Bill Nye the Science Guy (1993-1998.

A propósito do financiamento da NASA para o ano fiscal de 2021, Bill Nye defendeu, em entrevista ao Politico esta sexta-feira divulgada, que o financiamento da agência espacial – que está a ser discutido em torno dos 2,7 mil milhões de dólares – não é assim tanto dinheiro se estiver em causa a evolução da história humana.

Neste sentido, Bill Nye não descarta a hipótese de o Homem descender de marcianos antigos. “Se a vida surgiu inicialmente em Marte, é extraordinário, mas não descabido sugerir que somos descendentes de marcianos. Está é uma hipótese extraordinária”, disse.

“[O financiamento da NASA para 2021] não é assim tanto dinheiro para mudar o percurso da história humana”, defendeu, na mesma entrevista.

Como CEO da Sociedade Planetária, uma organização não-governamental norte-americana, Bill Nye está a fazer lobbying para aumentar o financiamento da NASA. Ao Politico, o responsável disse ainda que a sua principal prioridade é apoiar a missão Mars 2020, que tem como objetivo trazer pela primeira vez amostras de rochas marcianas à Terra.

“Temos todo o tipo de problemas aqui na Terra (…) Mas o Espaço traz o melhor de nós. O Espaço é otimista. Se pararmos de olhar para cima e para fora, o que é que [esta atitude] diz de nós? O que quer que seja, não é bom”, rematou.

A procura por vida alienígena é um debate antigo da comunidade científica: há cientistas que defendem que não estamos sós no Universo, havendo outros que questionam por que motivo não encontramos sinais destes seres que estarão para lá da Terra.

Diversas teorias tentaram já explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar a hibernar até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. Considerando as condições desiguais existentes em Marte e na Terra, porque raio é que somos descendentes de marcianos e não, indígenas deste nosso planeta? E o resto dos seres vivos que existem na Terra também vieram de Marte? Se o orçamento da NASA é para alimentar estás teorias paranóicas, é melhor voltarem a tentar enganar a malta dizendo que foram à Lua. Sempre é uma ideia mais verosímil!

    • Acontece que as condições ambientais existente em Marte e em Terra nem sempre foram tão desiguais! Há 4 bilhões de anos, conforme atestado pelas evidências achadas pelas sondas europeias e americanas, é válido admitir a existência de água líquida – rios, lagos e mares – na superfície de Marte, o que pressupõe necessariamente um clima mais quente e úmido do que o atual deserto polar, seco e frio que é o “planeta vermelho”, e, consequentemente, um efeito de estufa decorrente de uma atmosfera mais espessa; em tais condições, e em virtude de Marte, sendo menor do que Terra, presumivelmente ter se solidificado mais cedo, e ter alcançado condições de habitabilidade antes que o nosso planeta, não é impossível presumir que a vida (bacteriana) tenha começado lá antes que neste nosso “planeta azul”. Mais, a proximidade c/o Cinturão dos Asteroides tornaria Marte um alvo mais frequente do que Terra p/a o bombardeio cósmico p/parte de tais meteoroides, além do que, a menor gravidade marciana tornaria mais fácil às rochas marcianas (portando eventuais micro-organismos) escaparem do campo gravitacional daquele planeta, eventualmente sendo atraídas p/o campo gravitacional terráqueo e precipitando-se sobre a superfície (oceanos e terra seca) de nosso planeta; por conseguinte, de acordo c/a teoria da panspermia, é perfeitamente concebível que Terra tenha sido (mesmo que acidentalmente) “semeada” a partir de Marte.

      • Com que energia é que “as rochas marcianas (portando eventuais micro-organismos)” conseguiram ultrapassar a gravidade marciana?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.