/

Organizador de caçada do leão Cecil detido por contrabando de antílopes

1

Bushman Safaris / Facebook

Theo Bronkhorst (esq.) com Walter Palmer (centro)

Theo Bronkhorst (esq.) com Walter Palmer (centro)

O caçador zimbabueano que organizou a caçada na qual o dentista norte-americano Walter Palmer matou Cecil, o leão mais famoso do Zimbabué, foi detido por suspeita de contrabando de antílopes, informaram hoje fontes policiais locais.

O caçador Theo Bronkhorst foi detido esta segunda-feira depois de a polícia ter reunido informações que o envolviam na tentativa de transporte de 29 antílopes, avaliados em mais de 340 mil dólares (cerca de 300 mil euros), na fronteira com a África do Sul.

“Bronkhorst está acusado de transportar animais sem autorização e de ser cúmplice de contrabando de animais selvagens”, explicou a porta-voz da polícia local, Charity Caramba, em declarações à emissora estatal Zimbabwe Broadcasting Corporation.

No fim de semana, a polícia interceptou um veículo com três sul-africanos, com documentos falsos, que tentavam atravessar a fronteira sul-africana com estes animais, valiosos pelos seus grandes chifres.

O grupo ambientalista Bhejane Trust explicou que os animais eram oriundos de uma quinta propriedade de Theo Bronkhorst, perto das cataratas Victoria, na região noroeste do Zimbabué.

Durante a viagem, dois antílopes morreram por falta de ventilação no veículo. Os restantes animais estavam de boa saúde.

Zimbabwe National Parks & Game Reserves / Facebook

Cecil, o Leão do Zimbabué

Cecil, o Leão do Zimbabué

No próximo dia 28 de Setembro, Theo Bronkhorst terá de comparecer em tribunal por causa da organização da caçada ilegal que levou à morte do mediático leão Cecil em Julho passado no Parque Nacional de Hwange, na região oeste.

Aparentemente, Bronkhorst terá utilizado um engodo para atrair o leão fora do parque. Deste modo, e em termos técnicos, a caça do espécime seria legal.

A morte de Cecil gerou controvérsia a nível internacional sobre os limites da caça desportiva, um negócio bastante lucrativo que atrai pessoas de todo o mundo que desejam transformar animais selvagens em troféus.

A maioria dos países da África austral permite a caça desportiva, com a excepção do Botsuana, que decidiu proibir a prática da modalidade há alguns dias.

/Lusa

 

1 Comment

  1. Por mim os atores deste assassinato canino levavam com o mesmo destino. Estado Islâmico que resolva o assunto. Está escrito e assinado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.