Organizador de caçada do leão Cecil detido por contrabando de antílopes

Bushman Safaris / Facebook

Theo Bronkhorst (esq.) com Walter Palmer (centro)

Theo Bronkhorst (esq.) com Walter Palmer (centro)

O caçador zimbabueano que organizou a caçada na qual o dentista norte-americano Walter Palmer matou Cecil, o leão mais famoso do Zimbabué, foi detido por suspeita de contrabando de antílopes, informaram hoje fontes policiais locais.

O caçador Theo Bronkhorst foi detido esta segunda-feira depois de a polícia ter reunido informações que o envolviam na tentativa de transporte de 29 antílopes, avaliados em mais de 340 mil dólares (cerca de 300 mil euros), na fronteira com a África do Sul.

“Bronkhorst está acusado de transportar animais sem autorização e de ser cúmplice de contrabando de animais selvagens”, explicou a porta-voz da polícia local, Charity Caramba, em declarações à emissora estatal Zimbabwe Broadcasting Corporation.

No fim de semana, a polícia interceptou um veículo com três sul-africanos, com documentos falsos, que tentavam atravessar a fronteira sul-africana com estes animais, valiosos pelos seus grandes chifres.

O grupo ambientalista Bhejane Trust explicou que os animais eram oriundos de uma quinta propriedade de Theo Bronkhorst, perto das cataratas Victoria, na região noroeste do Zimbabué.

Durante a viagem, dois antílopes morreram por falta de ventilação no veículo. Os restantes animais estavam de boa saúde.

Zimbabwe National Parks & Game Reserves / Facebook

Cecil, o Leão do Zimbabué

Cecil, o Leão do Zimbabué

No próximo dia 28 de Setembro, Theo Bronkhorst terá de comparecer em tribunal por causa da organização da caçada ilegal que levou à morte do mediático leão Cecil em Julho passado no Parque Nacional de Hwange, na região oeste.

Aparentemente, Bronkhorst terá utilizado um engodo para atrair o leão fora do parque. Deste modo, e em termos técnicos, a caça do espécime seria legal.

A morte de Cecil gerou controvérsia a nível internacional sobre os limites da caça desportiva, um negócio bastante lucrativo que atrai pessoas de todo o mundo que desejam transformar animais selvagens em troféus.

A maioria dos países da África austral permite a caça desportiva, com a excepção do Botsuana, que decidiu proibir a prática da modalidade há alguns dias.

/Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por mim os atores deste assassinato canino levavam com o mesmo destino. Estado Islâmico que resolva o assunto. Está escrito e assinado.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …