Opositor de Maduro que se “suicidou” teria água nos pulmões

Miguel Gutiérrez / EPA

A tese da oposição sobre a morte do opositor do regime Fernando Albán é que a autópsia detetou água nos pulmões, mas que os resultados foram alterados a pedido do Governo de Nicolás Maduro. A tese oficial é que o opositor se suicidou nos serviços secretos.

O Governo de Nicolás Maduro defende que o opositor do regime Fernando Albán se suicidou na sede dos serviços secretos venezuelanos. Mas esta tese está agora a perder força, dado que, segundo o El Mundo, a sua antecessora, Luisa Ortega, diz ter “informações, de dentro dos serviços secretos, que garantem que o afogaram, enquanto o torturavam”.

Ortega põe em causa a autópsia oficial, que indica que a causa da morte foi a queda – isto porque segundo a tese oficial, Albán atirou-se de uma janela do 10.º piso.

Para a oposição, os resultados da autópsia foram alterados por um dos médicos que a realizou, Arnoldo Perez, um fervoroso adepto da “revolução” de Maduro e crítico da “oposição fascista”. William Jimenez, ex-coordenador na morgue de Caracas, afirmou que a autópsia “concluiu que havia água nos pulmões, mas o que foi transcrito foi uma deturpação.

Além disso, avança o Observador, Jimenez contesta outros pontos da tese oficial do Governo, que divulgou que foram encontrados 2084 vídeos no telemóvel de Albán que “podem explicar a conduta de colocar em risco a própria vida”.

O regime disse que Albán terá tido uma “vida oculta”, o que o teria levado a pôr fim à sua própria vida, por recear o desprestígio causado caso fossem divulgados os vídos encontrados, de cariz alegadamente pornográficos.

EUA acusam Maduro da morte de opositor

Segundo o Público, esta quarta-feira, a Casa Branca acusou o Governo de Maduro de estar envolvido na morte do opositor político.

“Os Estados Unidos condenam o envolvimento do regime de Maduro na morte do vereador da oposição Fernando Albán”, fez saber Washington num comunicado. O texto pede a libertação de todos os presos políticos na Venezuela, “o restabelecimento da democracia e a prevenção de mais sofrimento e derramamento de sangue”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Maldosos…
    Os socialistas da Venezuela ofereceram-lhe um copo de água, e o Fernando Albán com a pressa de iniciar o curso de voo, engasgou-se com a água. Teve azar… mas azar é o que têm todos os que vivem em países socialistas.

  2. Todo o bom ESTALINISTA sabe «suicidar» nas prisões politicas os seus «inimigos»! Sobretudo se forem comunistas íntegros e críticos da corrupção e do despotismo.

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …