/

Líder opositor de Maduro “suicidou-se” na sede dos serviços secretos

14

Miguel Gutiérrez / EPA

Protesto junto da sede dos Serviços Secretos da Venezuela

Fernando Albán, político e líder opositor de Nicolás Maduro, morreu na noite desta segunda-feira nas instalações da polícia secreta da Venezuela. As autoridades afirmam que se tratou de suicídio, mas a oposição não acredita.

A tese das autoridades é partilhada pelo próprio procurador-geral da Venezuela. Tarek William Saab, reforçou nesta terça-feira a informação das autoridades oficiais de que o líder opositor Albán cometeu suicídio, após a oposição acusar o regime de o ter assassinado.

De acordo com Saab, que falou à televisão estatal VTV, “o cidadão pediu para ir à casa de banho e, uma vez lá, atirou-se do décimo andar” da sede do Serviço Bolivariano de Inteligência. O procurador-geral anunciou que haverá uma “investigação completa”.

O ministro do Interior e da Justiça, Nestor Reverol, disse que Fernando Albán cometeu suicídio quando ia ser transferido para o tribunal, referindo ainda que o opositor estava “envolvido em atos de desestabilização dirigidos do estrangeiro”.

Fernando Albán estava detido desde 5 de outubro, sendo acusado de envolvimento no alegado atentado contra o presidente Nicolás Maduro, em agosto passado.

“Não é suicídio, é homicídio”

Na segunda-feira à noite, dezenas de pessoas participaram numa vigília com velas em frente à sede dos serviços secretos enquanto gritavam, sob a vigilância de polícias que os cercavam: “não é um suicídio é um homicídio”.

O partido da oposição venezuelano Primeiro Justiça (PJ), do vereador Fernando Albán, assegurou que o político foi “assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro”, recusando aceitar a tese de suicídio.

“Com profunda dor e sede de justiça dirigimo-nos ao povo da Venezuela, especialmente aos justiceiros de todo o país, para informar que o vereador Fernando Albán morreu assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro nos Serviços Secretos da Plaza Venezuela”, disse o partido num breve comunicado.

No comunicado, o partido indicou que Albán “era um homem forte e de profundos valores cristãos”, e acusou o procurador Tarek Saab de ser um “reconhecido verdugo da ditadura”.

Júlio Borges, fundador do partido Primeiro Justiça e atualmente exilado na Colômbia, disse, citado pela Renascença, que o líder da oposição estaria pressionado para denunciar “uma série” de pessoas.

“É impossível que uma pessoa de profunda convicção católica se tenha suicidado. Todos os que falaram com [Albán] viram-no sólido, forte e com convicções”, disse o dirigente da oposição venezuelana.

“Exigimos a verdade das coisas e declaramos que esta dolorosa situação demonstra o pior da ditadura: um sistema de morte que penetra na consciência de quem defende a liberdade na Venezuela”, adiantou o partido, que também pede justiça.

Albán era vereador no município de Libertador, na capital venezuelana, Caracas, sede de todos os poderes públicos e território considerado bastião do chavismo governante.

ZAP // Lusa

14 Comments

  1. Registo como a ZAP chama o Bolsonaro do Brasil como candidato de “extrema direita”, mas na Venezuela não há extrema esquerda para a ZAP o que há é um “regime”

      • Em artigo algum voces disseram qq palavra prejurativa para com o ditador Maduro, mas para a ZAP nao existem candidatos de direita mas são todos de extrema direita já repararam? O Trump é extrema direita, o UKIP é extrema direita, o Bolsonardo é extrema direita, os movimentos na Alemanha é extrema direita, a Le Pen é extrema direita, para a ZAP n há direita.
        A vossa propaganda anti-direita pró-esquerda é vergonha

      • Caro Joaquim,
        CDS/PP é de direita, PSD é de direita, Passos Coelho, Rui Rio, Santana Lopes, Mariano Rajoy, James Cameron, Teresa May, Angela Merkl são de direita e assim os tratamos no ZAP, sem complexos.
        Trump é de extrema-direita, UKIP é de extrema-direita, Bolsonaro é de extrema direita, Le Pen é de extrema direita, e assim os tratamos no ZAP, sem complexos.
        Pare por favor com essa sua paranóia, que apenas nos faz perder tempo, de que precisamos para escrever notícias, e que o torna seguramente uma pessoa infeliz. 🙂

      • E já agora onde andam os de extrema-esquerda? Não existem por cá nem no mundo que nos rodeia?

      • entao vamos pensar com cabeça se extrema esquerda nao e socialista .. sera o que?? marxista trotskista? maoista?…mas o socialismo tambem nao e marxista? ou estao a falar no nacional socialismo???? é isso entao….. de facto o nacional socialismo, nao e marxista.logo…………..

    • para o zap e para toda a midia internacional…..
      mas temos de entender e desculpar essa posiçao dos midia, sao sustentados economicamente pela maior e mais poderosa central que ha no mundo: a central satanica marxista.. de soros murdock e bildeberg

  2. E ainda acrescento, dizerem que a Merkel é de direita é risivel, ela e o seu controlo estatal do preço das rendas em 2015, voces se tivessem o minimo de literacia saberiam que controlo estatal é feito por partidos de esquerda, a direita advoga liberdade individual para fazerem o que bem entenderem com o seu capital (no caso imobiliário)

  3. De acordo com Saab, que falou à televisão estatal VTV, “o cidadão pediu para ir à casa de banho e, uma vez lá, atirou-se do décimo andar” da sede do Serviço Bolivariano de Inteligência. O procurador-geral anunciou que haverá uma “investigação completa”.

    O ministro do Interior e da Justiça, Nestor Reverol, disse que Fernando Albán cometeu suicídio quando ia ser transferido para o tribunal, referindo ainda que o opositor estava “envolvido em atos de desestabilização dirigidos do estrangeiro”

    Como o homem consegue estar em 2 lados ao mesmo tempo, e suicidar-se nesses 2 lados! Incrivel.
    Esquerda demoniaca.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.