Líder opositor de Maduro “suicidou-se” na sede dos serviços secretos

Miguel Gutiérrez / EPA

Protesto junto da sede dos Serviços Secretos da Venezuela

Fernando Albán, político e líder opositor de Nicolás Maduro, morreu na noite desta segunda-feira nas instalações da polícia secreta da Venezuela. As autoridades afirmam que se tratou de suicídio, mas a oposição não acredita.

A tese das autoridades é partilhada pelo próprio procurador-geral da Venezuela. Tarek William Saab, reforçou nesta terça-feira a informação das autoridades oficiais de que o líder opositor Albán cometeu suicídio, após a oposição acusar o regime de o ter assassinado.

De acordo com Saab, que falou à televisão estatal VTV, “o cidadão pediu para ir à casa de banho e, uma vez lá, atirou-se do décimo andar” da sede do Serviço Bolivariano de Inteligência. O procurador-geral anunciou que haverá uma “investigação completa”.

O ministro do Interior e da Justiça, Nestor Reverol, disse que Fernando Albán cometeu suicídio quando ia ser transferido para o tribunal, referindo ainda que o opositor estava “envolvido em atos de desestabilização dirigidos do estrangeiro”.

Fernando Albán estava detido desde 5 de outubro, sendo acusado de envolvimento no alegado atentado contra o presidente Nicolás Maduro, em agosto passado.

“Não é suicídio, é homicídio”

Na segunda-feira à noite, dezenas de pessoas participaram numa vigília com velas em frente à sede dos serviços secretos enquanto gritavam, sob a vigilância de polícias que os cercavam: “não é um suicídio é um homicídio”.

O partido da oposição venezuelano Primeiro Justiça (PJ), do vereador Fernando Albán, assegurou que o político foi “assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro”, recusando aceitar a tese de suicídio.

“Com profunda dor e sede de justiça dirigimo-nos ao povo da Venezuela, especialmente aos justiceiros de todo o país, para informar que o vereador Fernando Albán morreu assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro nos Serviços Secretos da Plaza Venezuela”, disse o partido num breve comunicado.

No comunicado, o partido indicou que Albán “era um homem forte e de profundos valores cristãos”, e acusou o procurador Tarek Saab de ser um “reconhecido verdugo da ditadura”.

Júlio Borges, fundador do partido Primeiro Justiça e atualmente exilado na Colômbia, disse, citado pela Renascença, que o líder da oposição estaria pressionado para denunciar “uma série” de pessoas.

“É impossível que uma pessoa de profunda convicção católica se tenha suicidado. Todos os que falaram com [Albán] viram-no sólido, forte e com convicções”, disse o dirigente da oposição venezuelana.

“Exigimos a verdade das coisas e declaramos que esta dolorosa situação demonstra o pior da ditadura: um sistema de morte que penetra na consciência de quem defende a liberdade na Venezuela”, adiantou o partido, que também pede justiça.

Albán era vereador no município de Libertador, na capital venezuelana, Caracas, sede de todos os poderes públicos e território considerado bastião do chavismo governante.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Registo como a ZAP chama o Bolsonaro do Brasil como candidato de “extrema direita”, mas na Venezuela não há extrema esquerda para a ZAP o que há é um “regime”

      • Em artigo algum voces disseram qq palavra prejurativa para com o ditador Maduro, mas para a ZAP nao existem candidatos de direita mas são todos de extrema direita já repararam? O Trump é extrema direita, o UKIP é extrema direita, o Bolsonardo é extrema direita, os movimentos na Alemanha é extrema direita, a Le Pen é extrema direita, para a ZAP n há direita.
        A vossa propaganda anti-direita pró-esquerda é vergonha

        • Caro Joaquim,
          CDS/PP é de direita, PSD é de direita, Passos Coelho, Rui Rio, Santana Lopes, Mariano Rajoy, James Cameron, Teresa May, Angela Merkl são de direita e assim os tratamos no ZAP, sem complexos.
          Trump é de extrema-direita, UKIP é de extrema-direita, Bolsonaro é de extrema direita, Le Pen é de extrema direita, e assim os tratamos no ZAP, sem complexos.
          Pare por favor com essa sua paranóia, que apenas nos faz perder tempo, de que precisamos para escrever notícias, e que o torna seguramente uma pessoa infeliz. 🙂

        • entao vamos pensar com cabeça se extrema esquerda nao e socialista .. sera o que?? marxista trotskista? maoista?…mas o socialismo tambem nao e marxista? ou estao a falar no nacional socialismo???? é isso entao….. de facto o nacional socialismo, nao e marxista.logo…………..

    • para o zap e para toda a midia internacional…..
      mas temos de entender e desculpar essa posiçao dos midia, sao sustentados economicamente pela maior e mais poderosa central que ha no mundo: a central satanica marxista.. de soros murdock e bildeberg

  2. E ainda acrescento, dizerem que a Merkel é de direita é risivel, ela e o seu controlo estatal do preço das rendas em 2015, voces se tivessem o minimo de literacia saberiam que controlo estatal é feito por partidos de esquerda, a direita advoga liberdade individual para fazerem o que bem entenderem com o seu capital (no caso imobiliário)

  3. De acordo com Saab, que falou à televisão estatal VTV, “o cidadão pediu para ir à casa de banho e, uma vez lá, atirou-se do décimo andar” da sede do Serviço Bolivariano de Inteligência. O procurador-geral anunciou que haverá uma “investigação completa”.

    O ministro do Interior e da Justiça, Nestor Reverol, disse que Fernando Albán cometeu suicídio quando ia ser transferido para o tribunal, referindo ainda que o opositor estava “envolvido em atos de desestabilização dirigidos do estrangeiro”

    Como o homem consegue estar em 2 lados ao mesmo tempo, e suicidar-se nesses 2 lados! Incrivel.
    Esquerda demoniaca.

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …