Operação Teia. Joaquim Couto sai com caução de 40 mil euros

Joaquim Couto / Facebook

Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso (c)

O presidente da Câmara de Santo Tirso vai ser libertado mediante o pagamento de uma caução. A sua mulher, Manuela Couto, fica em prisão domiciliária.

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai ser libertado mediante o pagamento de uma caução de 40 mil euros para ficar a aguardar julgamento em liberdade. A sua mulher, Manuela Couto, assim como Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos, ficam em prisão domiciliária.

Segundo avança o Observador, foram estas as medidas de coação do juiz Nuno Ribeiro, titular dos autos da Operação Teia no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para os arguidos que estava detidos desde o dia 29 de maio.

No sábado, o Ministério Público pediu prisão preventiva para Joaquim Couto e Manuela Couto. Já para o presidente da Câmara de Barcelos, o procurador do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto pediu a prisão domiciliária com pulseira eletrónica, adianta o jornal Público.

No domingo foi conhecida a renúncia do presidente da Câmara de Santo Tirso que, além de deixar a chefia, abandonou também todos os cargos no Partido Socialista (PS). Desta forma, deixou a liderança da concelhia do PS de Santo Tirso, a comissão política nacional do partido e a presidência da mesa da comissão política distrital do Porto dos socialistas.

Joaquim Couto é suspeito de dois crimes de corrupção ativa, de quatro crimes de tráfico de influência e de três crimes de peculato. Manuela está indiciada por dois crimes de corrupção ativa e Miguel Costa Gomes viu o Ministério Público imputar-lhe a alegada prática de um crime de corrupção passiva.

Os três detidos entraram no Tribunal de Instrução Criminal do Porto pouco antes das 17h e, praticamente ao mesmo tempo, entravam pela porta principal Laranja Pontes e o seu advogado, Pedro Ávila.

O presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que também foi detido na semana passada, foi libertado na passada sexta-feira, tendo ficado obrigado ao pagamento de uma caução de 20 mil euros e indiciado por um crime de corrupção passiva.

A Operação Teia centra-se nas autarquias de Santo Tirso, Barcelos e no Instituto Português de Oncologia do Porto, e investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na “viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto”, segundo comunicado da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, o órgão de polícia criminal que apoia o Ministério Público neste caso.

Esta segunda-feira, a defesa de Joaquim Couto apresentou os documentos que comprovam as renúncias no tribunal, tendo o juiz de instrução adiado das 14h para as 17h a divulgação das medidas de coação.

No centro deste caso, está o ex-autarca de Santo Tirso e a mulher, gestora de um grupo de cinco empresas da área da comunicação, suspeitos de trocarem influência política pelo favorecimento das empresas que controlavam.

Laranja Pontes é suspeito de favorecer empresas de Manuela Couto, em troca da influência política do casal para se manter em funções, enquanto Miguel Costa Gomes beneficiaria as várias empresas controladas pela empresária, para obter a ajuda do casal Couto nas suas aspirações políticas, nomeadamente para chegar à chefia da Federação do PS de Braga.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tão fofos !

    3 ou 4 dias lá dentro e tá bom, pode retomar a actividade, mas não se esqueça, tente ser menos lambão e mais discreto para a próxima !

    • E ler as noticias antes de as comentar?!
      “No domingo foi conhecida a renúncia do presidente da Câmara de Santo Tirso que, além de deixar a chefia, abandonou também todos os cargos no Partido Socialista (PS). Desta forma, deixou a liderança da concelhia do PS de Santo Tirso, a comissão política nacional do partido e a presidência da mesa da comissão política distrital do Porto dos socialistas.”
      Pois é Tó Zé…

RESPONDER

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …

Já foram identificados alguns dos adeptos que insultaram Marega. Arriscam prisão até 5 anos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que estiveram envolvidos nos insultos racistas ao jogador Moussa Marega, do FC Porto, durante o jogo no Estádio do Vitória de Guimarães. Arriscam penas …