Detidos por corrupção os presidentes do IPO-Porto, das Câmaras de Santo Tirso e de Barcelos

Os autarcas de Santo Tirso e de Barcelos, o presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto e uma empresária foram detidos pela Polícia Judiciária.

Em comunicado, a Polícia Judiciária informa que os quatro detidos são suspeitos de “corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio no âmbito de contratação pública”. De acordo com o Jornal de Notícias, os detidos têm idades compreendidas entre os 48 e os 68 anos.

Segundo o Diário de Notícias, os autarcas detidos são dois “dinossauros” autárquicos socialistas da zona norte: Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, e Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, ambos a exercer o terceiro mandato à frente das suas autarquias.

Foram feitas dezenas de buscas e há mais detenções, entre as quais o presidente do IPO do Porto, Laranja Pontes, e a mulher de Joaquim Couto, que já tinha sido constituída arguida em outubro passado, no âmbito de outra investigação relacionada com o turismo.

A PJ refere que a investigação, denominada “Teia”, centrada nas autarquias de Santo Tirso, Barcelos e IPO-Porto, “apurou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de autarcas e organismos públicos, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o objetivo de favorecer grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”.

Joaquim Couto, de 68 anos, formado em medicina, exerceu no hospital de Santo António, no Porto. Preside à autarquia desde 2013, preside à Comissão Política Concelhia do PS de Santo Tirso, foi membro de diversas comissões política nacionais, foi deputado, governador civil do Porto e fundador e dirigente de várias associações ligadas aos municípios.

Miguel Costa Gomes, 62 anos, é empresário na área da Indústria e Serviços. Neste momento preside também à Comissão de Autorização Comercial do Grande Porto e ao Conselho Executivo da Associação de Municípios do Minho. É ainda vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Na operação realizaram-se dez buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas zonas do Porto, Santo Tirso, Barcelos e Matosinhos que envolveram dezenas de elementos da Polícia Judiciária, bem como magistrados judiciais, magistrados do Ministério Público e representantes de ordens profissionais.

A investigação, adianta a PJ, “vai prosseguir para apuramento de todas as condutas criminosas e da responsabilização dos seus autores”.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

    • Espero bem que não. Que vergonha… Já ninguém se aproveita neste País? Onde está a honra e a honestidade das pessoas? Uns são políticos e … enfim. Mas… médicos? Directores de serviço de uma instituição reputada como o IPO? que pena que sinto. Que desilusão e que vergonha. Meu Deus..

  1. Ohhh porra!!!!

    O Costa Gomes, sempre foi honesto… tirando as dividas de jogo e os esquemas para evitar a ter que as pagar…
    So que depois de presidente da camara esse valor saia do ordenado…

  2. A função pública a nu. Falem depois de concursos para ingressar nos quadros e concursos de prestação de serviços isentos. É melhor não investigar muito senão entopem os tribunais. O correto seria repor tudo o que tiraram e por na rua quem entrou pela mão mas infelizmente vai ficar tudo na mesma e daqui a um mês ninguém se lembra disto. Deem força ao MP e a polícia! Não há é vontade política para isso.

  3. “são dois “dinossauros” autárquicos socialistas”
    Tudo dito. Mais do mesmo. Mas este partido não se enxerga de uma vez por todas?! Tal como o PT no Brasil o nosso PS demonstra bem o quanto luta pelos trabalhadores e pela igualdade social.

    • Algum do povo que votou, anda redondamente enganado. Aqui estão mais dois dinossauros socialistas para fazerem companhia ao dos robalos, que está preso em Évora. E ainda há o maior de todos (o 44) que aguarda impacientemente que o venham chamar para a gaiola. Há vigários em todos os quadrantes políticos, mas os xuxas sempre foram os mais numerosos a servirem-se dos cofres. E depois o povo esfarrapa-se a votar nestes partidos onde proliferam tantos ladrões. Penso que está na hora de acabar com esta bandidagem. Até o próprio governo tem o descaramento de se formar de amigalhacos, tudo em família. Isto está podre.

    • Errado. Este país não merece os políticos que tem. Os nossos políticos são pessoas de bem. O povo é só ladroagem e más-línguas. Há famílias em Portugal que abdicam das suas vidas profissionais e pessoais para lutar pelo país, para assumir a gestão da coisa pública. Esses sim, são o exemplo que o povo deveria seguir. Veja-se a família César. Todos envolvidos na coisa pública. Abdicaram de nada para assumir cargos públicos. Deixaram de lado as suas vazias carreiras profissionais para… arranjar emprego. Isto sim é um exemplo!

  4. Porque será que só referenciam a cor política a um e não aos outros? Querem fazer crer que os corruptos deste país são todos do mesmo partido

    • A amiga Carla não sabe ler. Aqui fica:
      “Segundo o Diário de Notícias, os autarcas detidos são dois “dinossauros” autárquicos socialistas da zona norte”

  5. bla bla bla… Ainda ha três dias votaram todos “neles” para o parlamento Europeu. Enquanto o povo for isto, eles riem da nossa cara. Sabem que façam o que fizerem o povo gosta. Esta impunidade total só tem um nome, povo. Aceitaram o Socrates, dois mandatos!!! Aceitam governos de familiares e amigos. Aceitam mortos em incendios a passar a centena por incompetencia clara do governo. Aceitam um governo praticamente identico ao do Socrates. Votam “neles” e queixam-se. Mas estão à espera do quê!!!!

    • A maior gravidade de tudo isto é que um deles (o Presidente da Câmara de Santo Tirso) é uma (já antiga) referência do PS, amigalhaço do Costa e faz parte da actual DIRECÇÃO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA !

  6. … sinto-me muitíssimo bem no meio onde vivo o PS até está no auge da sua maioria viva o PS, carago. Deste-lhes o voto agora comei-o.

  7. É o PS no seu “melhor”.
    A “coutada” está em todos os lados e a teia na troca de favores entre os seus militantes é profunda, em prejuízo de outros cidadãos mais honestos e mais competentes.
    A ramificação é extensa também em outros municípios.
    Veja-se também o que está a vir ao de cima na II Comissão Parlamentar de Inquérito à CGD.
    Agora, mostram-se todos indignados com o Berardo (mas faltam ainda outros ….), mas a I Comissão foi encerrada pelos partidos da geringonça, antes de se saber estas verdades…., provavelmente por saberem bem dos “podres” que lá existiam.
    É uma vergonha nacional.

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …