Detidos por corrupção os presidentes do IPO-Porto, das Câmaras de Santo Tirso e de Barcelos

Os autarcas de Santo Tirso e de Barcelos, o presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto e uma empresária foram detidos pela Polícia Judiciária.

Em comunicado, a Polícia Judiciária informa que os quatro detidos são suspeitos de “corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio no âmbito de contratação pública”. De acordo com o Jornal de Notícias, os detidos têm idades compreendidas entre os 48 e os 68 anos.

Segundo o Diário de Notícias, os autarcas detidos são dois “dinossauros” autárquicos socialistas da zona norte: Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, e Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, ambos a exercer o terceiro mandato à frente das suas autarquias.

Foram feitas dezenas de buscas e há mais detenções, entre as quais o presidente do IPO do Porto, Laranja Pontes, e a mulher de Joaquim Couto, que já tinha sido constituída arguida em outubro passado, no âmbito de outra investigação relacionada com o turismo.

A PJ refere que a investigação, denominada “Teia”, centrada nas autarquias de Santo Tirso, Barcelos e IPO-Porto, “apurou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de autarcas e organismos públicos, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o objetivo de favorecer grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”.

Joaquim Couto, de 68 anos, formado em medicina, exerceu no hospital de Santo António, no Porto. Preside à autarquia desde 2013, preside à Comissão Política Concelhia do PS de Santo Tirso, foi membro de diversas comissões política nacionais, foi deputado, governador civil do Porto e fundador e dirigente de várias associações ligadas aos municípios.

Miguel Costa Gomes, 62 anos, é empresário na área da Indústria e Serviços. Neste momento preside também à Comissão de Autorização Comercial do Grande Porto e ao Conselho Executivo da Associação de Municípios do Minho. É ainda vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Na operação realizaram-se dez buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas zonas do Porto, Santo Tirso, Barcelos e Matosinhos que envolveram dezenas de elementos da Polícia Judiciária, bem como magistrados judiciais, magistrados do Ministério Público e representantes de ordens profissionais.

A investigação, adianta a PJ, “vai prosseguir para apuramento de todas as condutas criminosas e da responsabilização dos seus autores”.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

    • Espero bem que não. Que vergonha… Já ninguém se aproveita neste País? Onde está a honra e a honestidade das pessoas? Uns são políticos e … enfim. Mas… médicos? Directores de serviço de uma instituição reputada como o IPO? que pena que sinto. Que desilusão e que vergonha. Meu Deus..

  1. Ohhh porra!!!!

    O Costa Gomes, sempre foi honesto… tirando as dividas de jogo e os esquemas para evitar a ter que as pagar…
    So que depois de presidente da camara esse valor saia do ordenado…

  2. A função pública a nu. Falem depois de concursos para ingressar nos quadros e concursos de prestação de serviços isentos. É melhor não investigar muito senão entopem os tribunais. O correto seria repor tudo o que tiraram e por na rua quem entrou pela mão mas infelizmente vai ficar tudo na mesma e daqui a um mês ninguém se lembra disto. Deem força ao MP e a polícia! Não há é vontade política para isso.

  3. “são dois “dinossauros” autárquicos socialistas”
    Tudo dito. Mais do mesmo. Mas este partido não se enxerga de uma vez por todas?! Tal como o PT no Brasil o nosso PS demonstra bem o quanto luta pelos trabalhadores e pela igualdade social.

    • Algum do povo que votou, anda redondamente enganado. Aqui estão mais dois dinossauros socialistas para fazerem companhia ao dos robalos, que está preso em Évora. E ainda há o maior de todos (o 44) que aguarda impacientemente que o venham chamar para a gaiola. Há vigários em todos os quadrantes políticos, mas os xuxas sempre foram os mais numerosos a servirem-se dos cofres. E depois o povo esfarrapa-se a votar nestes partidos onde proliferam tantos ladrões. Penso que está na hora de acabar com esta bandidagem. Até o próprio governo tem o descaramento de se formar de amigalhacos, tudo em família. Isto está podre.

    • Errado. Este país não merece os políticos que tem. Os nossos políticos são pessoas de bem. O povo é só ladroagem e más-línguas. Há famílias em Portugal que abdicam das suas vidas profissionais e pessoais para lutar pelo país, para assumir a gestão da coisa pública. Esses sim, são o exemplo que o povo deveria seguir. Veja-se a família César. Todos envolvidos na coisa pública. Abdicaram de nada para assumir cargos públicos. Deixaram de lado as suas vazias carreiras profissionais para… arranjar emprego. Isto sim é um exemplo!

  4. Porque será que só referenciam a cor política a um e não aos outros? Querem fazer crer que os corruptos deste país são todos do mesmo partido

    • A amiga Carla não sabe ler. Aqui fica:
      “Segundo o Diário de Notícias, os autarcas detidos são dois “dinossauros” autárquicos socialistas da zona norte”

  5. bla bla bla… Ainda ha três dias votaram todos “neles” para o parlamento Europeu. Enquanto o povo for isto, eles riem da nossa cara. Sabem que façam o que fizerem o povo gosta. Esta impunidade total só tem um nome, povo. Aceitaram o Socrates, dois mandatos!!! Aceitam governos de familiares e amigos. Aceitam mortos em incendios a passar a centena por incompetencia clara do governo. Aceitam um governo praticamente identico ao do Socrates. Votam “neles” e queixam-se. Mas estão à espera do quê!!!!

    • A maior gravidade de tudo isto é que um deles (o Presidente da Câmara de Santo Tirso) é uma (já antiga) referência do PS, amigalhaço do Costa e faz parte da actual DIRECÇÃO NACIONAL DO PARTIDO SOCIALISTA !

  6. … sinto-me muitíssimo bem no meio onde vivo o PS até está no auge da sua maioria viva o PS, carago. Deste-lhes o voto agora comei-o.

  7. É o PS no seu “melhor”.
    A “coutada” está em todos os lados e a teia na troca de favores entre os seus militantes é profunda, em prejuízo de outros cidadãos mais honestos e mais competentes.
    A ramificação é extensa também em outros municípios.
    Veja-se também o que está a vir ao de cima na II Comissão Parlamentar de Inquérito à CGD.
    Agora, mostram-se todos indignados com o Berardo (mas faltam ainda outros ….), mas a I Comissão foi encerrada pelos partidos da geringonça, antes de se saber estas verdades…., provavelmente por saberem bem dos “podres” que lá existiam.
    É uma vergonha nacional.

RESPONDER

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …