Operação Lex. PJ vigiou jantar de ex-juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira em 2017

(E:D) António Cotrim / Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) vigiou e fotografou um jantar de 2017 entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-juiz Rui Rangel, ambos acusados no processo Operação Lex.

O Correio da Manhã adianta esta segunda-feira que, quando o Polícia Judiciária (PJ) soube, através de interceções telefónicas, que ia haver um jantar no Estádio da Luz entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-juiz Rui Rangel, decidiu vigiar o encontro.

A operação de vigilância, que aconteceu em 23 de maio de 2017, foi montada em vários pontos da cidade de Lisboa e os inspetores da PJ fotografaram o encontro. 

Estas imagens constam num apenso do processo da Operação Lex, ao qual o CM teve acesso.

Segundo o matutino, o jantar realizou-se numa “zona reservada” do restaurante 3º Anel, no Estádio da Luz. Além de Rangel e Luís Filipe Vieira, também estiveram presentes o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, e o advogado Jorge Barroso.

Os inspetores da PJ, fazendo-se passar por clientes, entraram no restaurante e acompanharam as chegadas ao Estádio da Luz. Luís Filipe Vieira passou pela porta 18 com Nuno Gomes e o motorista e segurança pelas 20h51, juntando-se aos convidados no restaurante para um jantar que terminou por volta da meia-noite.

A Operação Lex, tornada pública em janeiro de 2018 e que continua em investigação, tem como arguidos o desembargador Rui Rangel, a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante e o funcionário judicial Octávio Correia, todos do Tribunal da Relação de Lisboa, o advogado Santos Martins e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, entre outros.

Luís Filipe Vieira é acusado de oferta indevida de vantagem por ter oferecido bilhetes e viagens a Rangel que, entretanto, foi expulso da magistratura. Em troca, segundo o Ministério Público (MP), o presidente do Benfica pretendia a ajuda do então magistrado para resolver um processo fiscal pendente em Sintra.

Na defesa de Vieira na Operação Lex, aponta-se que “a presença de reputados ou prestigiados benfiquistas de vários quadrantes da sociedade nacional na Tribuna Presidencial do Estádio é uma tradição há muito seguida pelo Benfica“.

A título de exemplo, a defesa do dirigente refere o convite feito pelo clube a 22 juízes para assistirem ao jogo contra o Basileia (1-1), da Liga dos Campeões, em novembro de 2011, no Estádio da Luz. Entre esses 22 juízes havia dois conselheiros do Supremo, 18 desembargadores da Relação e dois juízes de direito

A PJ seguiu todos os passos do ex-juiz, que é o principal arguido da Operação Lex, durante um ano entre 2016 e 2017.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …A título de exemplo, a defesa do dirigente refere o convite feito pelo clube a 22 juízes para assistirem ao jogo contra o Basileia (1-1), da Liga dos Campeões, em novembro de 2011, no Estádio da Luz. Entre esses 22 juízes havia dois conselheiros do Supremo, 18 desembargadores da Relação e dois juízes de direito…

    (Não consegui comentar! Vómitos em série!)

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …