Operação Lex. PJ vigiou jantar de ex-juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira em 2017

(E:D) António Cotrim / Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) vigiou e fotografou um jantar de 2017 entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-juiz Rui Rangel, ambos acusados no processo Operação Lex.

O Correio da Manhã adianta esta segunda-feira que, quando o Polícia Judiciária (PJ) soube, através de interceções telefónicas, que ia haver um jantar no Estádio da Luz entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-juiz Rui Rangel, decidiu vigiar o encontro.

A operação de vigilância, que aconteceu em 23 de maio de 2017, foi montada em vários pontos da cidade de Lisboa e os inspetores da PJ fotografaram o encontro. 

Estas imagens constam num apenso do processo da Operação Lex, ao qual o CM teve acesso.

Segundo o matutino, o jantar realizou-se numa “zona reservada” do restaurante 3º Anel, no Estádio da Luz. Além de Rangel e Luís Filipe Vieira, também estiveram presentes o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, e o advogado Jorge Barroso.

Os inspetores da PJ, fazendo-se passar por clientes, entraram no restaurante e acompanharam as chegadas ao Estádio da Luz. Luís Filipe Vieira passou pela porta 18 com Nuno Gomes e o motorista e segurança pelas 20h51, juntando-se aos convidados no restaurante para um jantar que terminou por volta da meia-noite.

A Operação Lex, tornada pública em janeiro de 2018 e que continua em investigação, tem como arguidos o desembargador Rui Rangel, a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante e o funcionário judicial Octávio Correia, todos do Tribunal da Relação de Lisboa, o advogado Santos Martins e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, entre outros.

Luís Filipe Vieira é acusado de oferta indevida de vantagem por ter oferecido bilhetes e viagens a Rangel que, entretanto, foi expulso da magistratura. Em troca, segundo o Ministério Público (MP), o presidente do Benfica pretendia a ajuda do então magistrado para resolver um processo fiscal pendente em Sintra.

Na defesa de Vieira na Operação Lex, aponta-se que “a presença de reputados ou prestigiados benfiquistas de vários quadrantes da sociedade nacional na Tribuna Presidencial do Estádio é uma tradição há muito seguida pelo Benfica“.

A título de exemplo, a defesa do dirigente refere o convite feito pelo clube a 22 juízes para assistirem ao jogo contra o Basileia (1-1), da Liga dos Campeões, em novembro de 2011, no Estádio da Luz. Entre esses 22 juízes havia dois conselheiros do Supremo, 18 desembargadores da Relação e dois juízes de direito

A PJ seguiu todos os passos do ex-juiz, que é o principal arguido da Operação Lex, durante um ano entre 2016 e 2017.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …A título de exemplo, a defesa do dirigente refere o convite feito pelo clube a 22 juízes para assistirem ao jogo contra o Basileia (1-1), da Liga dos Campeões, em novembro de 2011, no Estádio da Luz. Entre esses 22 juízes havia dois conselheiros do Supremo, 18 desembargadores da Relação e dois juízes de direito…

    (Não consegui comentar! Vómitos em série!)

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …