Operação Lex. PJ vigiou jantar de ex-juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira em 2017

(E:D) António Cotrim / Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) vigiou e fotografou um jantar de 2017 entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-juiz Rui Rangel, ambos acusados no processo Operação Lex.

O Correio da Manhã adianta esta segunda-feira que, quando o Polícia Judiciária (PJ) soube, através de interceções telefónicas, que ia haver um jantar no Estádio da Luz entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o ex-juiz Rui Rangel, decidiu vigiar o encontro.

A operação de vigilância, que aconteceu em 23 de maio de 2017, foi montada em vários pontos da cidade de Lisboa e os inspetores da PJ fotografaram o encontro. 

Estas imagens constam num apenso do processo da Operação Lex, ao qual o CM teve acesso.

Segundo o matutino, o jantar realizou-se numa “zona reservada” do restaurante 3º Anel, no Estádio da Luz. Além de Rangel e Luís Filipe Vieira, também estiveram presentes o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, e o advogado Jorge Barroso.

Os inspetores da PJ, fazendo-se passar por clientes, entraram no restaurante e acompanharam as chegadas ao Estádio da Luz. Luís Filipe Vieira passou pela porta 18 com Nuno Gomes e o motorista e segurança pelas 20h51, juntando-se aos convidados no restaurante para um jantar que terminou por volta da meia-noite.

A Operação Lex, tornada pública em janeiro de 2018 e que continua em investigação, tem como arguidos o desembargador Rui Rangel, a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante e o funcionário judicial Octávio Correia, todos do Tribunal da Relação de Lisboa, o advogado Santos Martins e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, entre outros.

Luís Filipe Vieira é acusado de oferta indevida de vantagem por ter oferecido bilhetes e viagens a Rangel que, entretanto, foi expulso da magistratura. Em troca, segundo o Ministério Público (MP), o presidente do Benfica pretendia a ajuda do então magistrado para resolver um processo fiscal pendente em Sintra.

Na defesa de Vieira na Operação Lex, aponta-se que “a presença de reputados ou prestigiados benfiquistas de vários quadrantes da sociedade nacional na Tribuna Presidencial do Estádio é uma tradição há muito seguida pelo Benfica“.

A título de exemplo, a defesa do dirigente refere o convite feito pelo clube a 22 juízes para assistirem ao jogo contra o Basileia (1-1), da Liga dos Campeões, em novembro de 2011, no Estádio da Luz. Entre esses 22 juízes havia dois conselheiros do Supremo, 18 desembargadores da Relação e dois juízes de direito

A PJ seguiu todos os passos do ex-juiz, que é o principal arguido da Operação Lex, durante um ano entre 2016 e 2017.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …A título de exemplo, a defesa do dirigente refere o convite feito pelo clube a 22 juízes para assistirem ao jogo contra o Basileia (1-1), da Liga dos Campeões, em novembro de 2011, no Estádio da Luz. Entre esses 22 juízes havia dois conselheiros do Supremo, 18 desembargadores da Relação e dois juízes de direito…

    (Não consegui comentar! Vómitos em série!)

RESPONDER

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …