ONG divulga morte de refugiado na fila na Alemanha (e era tudo mentira)

@moabithilft / Twitter

Um refugiado sírio a ser atendido nas instalações da Assistência Social de Berlim, na Alemanha. Neste caso, era mesmo verdade.

Um refugiado sírio a ser atendido nas instalações da Assistência Social de Berlim, na Alemanha. Neste caso, era mesmo verdade.

O governo civil de Berlim exige que o voluntário de uma ONG que inventou a história de que um refugiado sírio teria morrido na fila da assistência social seja levado à justiça. Mas a polícia alemã diz que o homem não cometeu nenhum crime.

O secretário do Interior de Berlim, Frank Henkel, exigiu esta quinta-feira que sejam tomadas medidas judiciais contra o trabalhador voluntário de uma associação humanitária que inventou a morte de um refugiado na fila assistência social.

Segundo o voluntário, de nome Dirk Voltz, o imaginário refugiado sírio, de 24 anos, teria morrido na sequência de uma longa espera na fila do Departamento Estadual de Saúde e Assuntos Sociais de Berlim.

Na manhã desta quarta-feira, o voluntário tinha publicado no Facebook a suposta morte do refugiado sírio. Mas ao início da noite o voluntário confirmou à polícia ter inventado a história.

À primeira vista, a história de Voltz tinha todos os ingredientes para parecer credível.

Segundo o post do voluntário, o refugiado estaria doente, tinha passado vários dias ao frio na fila das instalações da assistência social, sentiu-se mal, e a caminho do hospital teve um ataque cardíaco no interior de uma ambulância, onde acabaria por morrer.

Todos os factos relatados pelo voluntário eram mentira.

A polícia alemã afirma no entanto que o voluntário não cometeu nenhum crime ao inventar a história, e que foi ouvido apenas na condição de testemunha do caso.

A polícia também se recusou a divulgar detalhes do depoimento, afirmando que não há nenhuma investigação contra Voltz.

diana-henniges / LinkedIn

"Fizemos uma grande borrada", disse a porta-voz da Moabit Hilft, Diana Henniges

“Fizemos uma grande borrada”, disse a porta-voz da Moabit Hilft, Diana Henniges

Dirk Voltz enganou não apenas a imprensa alemã, mas também a própria Moabit Hilft, a organização para a qual trabalha, que confirmou a veracidade da história.

Os responsáveis da associação humanitária mostraram-se chocados com o caso. Segundo a AFP, a organização tinha chegado a publicar um post no seu Twitter, a lamentar a morte do imaginário voluntário.

Sobreviveste a tanto… e não sobreviveste à Assistência Social na Alemanha. Tiveste febre, tremores e um ataque cardíaco. Morreste esta noite. E nós choramos“, publicou a organização.

Já esta quinta-feira, na sequência do desmentido da morte e da confirmação da polícia alemã de que a história era inventada, a Moabit Hilft apagou o post.

Estamos atordoados“, diz agora a organização no seu perfil no Twitter.

A porta-voz da organização, Diana Henniges, reconheceu que o grupo cometeu um grande erro.

“Em alemão bem claro: fizemos uma grande borrada“, afirmou Henniges, citada pela Deutsche Welle.

Para a porta-voz da Moabit Hilft, a organização precisa de se profissionalizar e de aprender uma lição com esta história.

“Nós não somos uma empresa, somos um grupo de voluntários. Temos de conversar mais uns com os outros, e temos que verificar melhor a veracidade das nossas informações”, disse Henniges.

ZAP / DW

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem sao estas ONG? Organizações que querem dinheiros públicos para depois inventarem historias escabrosas como esta. Nao se admirem por haver países a expulsa-los. Sejam sérios, não façam jogo sujo.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …