Onde estão os 8.500 hectares de milho transgénico cultivados em Portugal?

A localização dos campos onde se cultiva milho transgénico em Portugal está disponível a partir desta quinta-feira na Internet, anunciou a associação ambientalista Quercus, recordando que estas plantações podem ser prejudiciais para a saúde das populações vizinhas.

O mapa com a identificação e a localização dos campos de milho transgénico em Portugal foi disponibilizado hoje pela Plataforma Transgénicos Fora, depois de vários pedidos feitos ao Ministério da Agricultura para que divulgasse esta informação.

A Quercus recorda que o ministério recolhe anualmente esta informação mas “só divulga dados muito incompletos e tem vedado o acesso do público às localizações exatas dos terrenos: foram precisas cinco ações em tribunal para obter os dados completos de 2005 até 2014”.

No mapa, disponível em www.stopogm.net, é possível consultar os nomes, moradas e áreas das explorações agrícolas que adoptaram o milho transgénico para os anos de 2013 e 2014, embora haja cultivos continuamente desde 2005.

A Plataforma Transgénicos Fora acredita que com este mapa, os portugueses vão poder descobrir “os vizinhos que não sabiam que tinha à porta e pressionar o governo no sentido da proibição total do cultivo deste milho transgénico”.

Em termos ambientais, a Quercus lembra ainda que já existiram impactos negativos em espécies que não são alvo do ecossistema agrícola.

“A Monsanto, a única empresa detentora de autorização para cultivo de milho transgénico na União Europeia, não cumprir a legislação em vigor quanto à monitorização ecológica de risco, uma acusação recentemente publicada pela própria EFSA – Autoridade Europeia de Segurança Alimentar”, explicam.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este pais, disculpas, algo que se parece ao que deveria ser um pais, é uma des-vergonha, eu levo 5 anos para que a IMTT me informe de quem é o dono de um carro que me atropelou e fugiu. onde esta a legalidade? Onde está o estado de Direito? A quem acudir? Onde vou presentar queixa contra o Estado português, contra a IMTT?, contra o presidente da Republica? Isto não é um pais europeu, tampouco um pais decente.

RESPONDER

Infetado detido em Miranda do Douro por desrespeitar confinamento obrigatório

A GNR deteve em Miranda do Douro um homem, de 26 anos, por não respeitar o confinamento obrigatório que lhe foi decretado pela autoridade de saúde pública naquele concelho do distrito de Bragança. "O homem encontrava-se …

Sudão aprova criminalização da mutilação genital feminina

O Conselho Soberano, a mais alta autoridade do Sudão, aprovou a criminalização da mutilação genital feminina (MGF), uma prática muito antiga que continua generalizada no país, anunciou o Ministério da Justiça. O Conselho Soberano, composto por …

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …