/

Onde estão os 8.500 hectares de milho transgénico cultivados em Portugal?

1

A localização dos campos onde se cultiva milho transgénico em Portugal está disponível a partir desta quinta-feira na Internet, anunciou a associação ambientalista Quercus, recordando que estas plantações podem ser prejudiciais para a saúde das populações vizinhas.

O mapa com a identificação e a localização dos campos de milho transgénico em Portugal foi disponibilizado hoje pela Plataforma Transgénicos Fora, depois de vários pedidos feitos ao Ministério da Agricultura para que divulgasse esta informação.

A Quercus recorda que o ministério recolhe anualmente esta informação mas “só divulga dados muito incompletos e tem vedado o acesso do público às localizações exatas dos terrenos: foram precisas cinco ações em tribunal para obter os dados completos de 2005 até 2014”.

No mapa, disponível em www.stopogm.net, é possível consultar os nomes, moradas e áreas das explorações agrícolas que adoptaram o milho transgénico para os anos de 2013 e 2014, embora haja cultivos continuamente desde 2005.

A Plataforma Transgénicos Fora acredita que com este mapa, os portugueses vão poder descobrir “os vizinhos que não sabiam que tinha à porta e pressionar o governo no sentido da proibição total do cultivo deste milho transgénico”.

Em termos ambientais, a Quercus lembra ainda que já existiram impactos negativos em espécies que não são alvo do ecossistema agrícola.

“A Monsanto, a única empresa detentora de autorização para cultivo de milho transgénico na União Europeia, não cumprir a legislação em vigor quanto à monitorização ecológica de risco, uma acusação recentemente publicada pela própria EFSA – Autoridade Europeia de Segurança Alimentar”, explicam.

/Lusa

1 Comment

  1. Este pais, disculpas, algo que se parece ao que deveria ser um pais, é uma des-vergonha, eu levo 5 anos para que a IMTT me informe de quem é o dono de um carro que me atropelou e fugiu. onde esta a legalidade? Onde está o estado de Direito? A quem acudir? Onde vou presentar queixa contra o Estado português, contra a IMTT?, contra o presidente da Republica? Isto não é um pais europeu, tampouco um pais decente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.